Processo de supervisão em jardim de infância. Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meirinho, Susana Diogo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Galvão, Cecília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.6246
Resumo: Este artigo baseia-se num processo de supervisão que visou escutar duas educadoras de infância que contaram as suas experiências, de forma a darem a conhecer as suas práticas educativas. Este processo de supervisão colaborativo reflexivo foi evidenciado nas histórias das educadoras como promotor de desenvolvimento profissional e de melhoria de práticas educativas, sendo a reflexão o elemento central para esse desenvolvimento,permitindo a atribuição de sentido da ação pedagógica. O estudo é de natureza qualitativa e interpretativa e foi a narrativa o método de escuta e reflexão, sendo utilizado, para a análise das narrativas, o modelo avaliativo de Labov (1972, 1982). O estudo sugere que o processo de reflexão integrado na supervisão permitiu uma melhoria de práticas educativas e,consequentemente, do desenvolvimento profissional. Com o contar histórias,as educadoras relembram, analisam e incorporam a reflexão das suas experiências educativas nas suas práticas. Palavras-chave: Supervisão; Educação de infância; Desenvolvimento profissional; Narrativas
id RCAP_0fa4cf8312d984bf7d5df1ee2655d295
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/6246
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processo de supervisão em jardim de infância. Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissionalProcessus de supervision en maternelle. Une perspective narrative qui a pour but le développement professionelleProcesso de supervisão em jardim de infância. Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissionalArtigosEste artigo baseia-se num processo de supervisão que visou escutar duas educadoras de infância que contaram as suas experiências, de forma a darem a conhecer as suas práticas educativas. Este processo de supervisão colaborativo reflexivo foi evidenciado nas histórias das educadoras como promotor de desenvolvimento profissional e de melhoria de práticas educativas, sendo a reflexão o elemento central para esse desenvolvimento,permitindo a atribuição de sentido da ação pedagógica. O estudo é de natureza qualitativa e interpretativa e foi a narrativa o método de escuta e reflexão, sendo utilizado, para a análise das narrativas, o modelo avaliativo de Labov (1972, 1982). O estudo sugere que o processo de reflexão integrado na supervisão permitiu uma melhoria de práticas educativas e,consequentemente, do desenvolvimento profissional. Com o contar histórias,as educadoras relembram, analisam e incorporam a reflexão das suas experiências educativas nas suas práticas. Palavras-chave: Supervisão; Educação de infância; Desenvolvimento profissional; NarrativasThis article is based on a supervision process that aimed to listen to two childhood educators that told their experiences, in order to share their educational practices. This collaborative supervision process was evidencedin the stories of the educators as promoters of professional development and improvement of the educational practices. The reflection is the central element for this development, allowing the attribution of meaning to the pedagogical action. The study has a qualitative and interpretative nature. The narrative was the method of listening and reflection, using Labov’s model (1972/1982) for the analysis of the narratives. This study suggests that the integrated reflection process in the supervision allowed for the improvement of the educational practices and, consequently, professional development. While telling their stories, the educators remembered, analyzed and incorporated the reflection of their educational experiences in their practices. Keywords: Supervision; Childhood education; Professional development; NarrativesCet article a comme base un processus de supervision qui visait l’écoute de deux assistantes maternelles qui nous ont racontés leurs expériences, de façon à nous faire connaître leurs pratiques éducatives. Ce processus de supervision collaborative et de réflexion a été mis en évidence dans les récits des assistantes maternelles, quand elles indiquent que celui-ci promeut le développement professionnel et l’amélioration des pratiques éducatives, faisant de la réflexion l’élément central pour ce développement, permettant l’attribution d’un sens à l’action pédagogique. Cette étude est de nature qualitative et interprétative et a comme fil conducteur l’écoute et la réflexion, utilisant pour l’analyse des narratives le modèle évaluateur de Labov (1972,1982).Cette étude suggère que le processus de réflexion, intégré à la supervision, a permis une amélioration des pratiques éducatives et, par conséquent, le développement professionnel. En racontant leurs histoires, les assistantes maternelles se rappellent, analysent et incorporent la réflexion sur leurs expériences éducatives dans leur pratique. Mots-clé: Supervision; Éducation de l’enfance; Développement professionnel; NarrativesInstituto de Educação - Universidade do Minho2014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.6246por2183-04520871-9187Meirinho, Susana DiogoGalvão, Cecíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:12Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/6246Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:31.066298Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processo de supervisão em jardim de infância. Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissional
Processus de supervision en maternelle. Une perspective narrative qui a pour but le développement professionelle
Processo de supervisão em jardim de infância. Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissional
title Processo de supervisão em jardim de infância. Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissional
spellingShingle Processo de supervisão em jardim de infância. Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissional
Meirinho, Susana Diogo
Artigos
title_short Processo de supervisão em jardim de infância. Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissional
title_full Processo de supervisão em jardim de infância. Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissional
title_fullStr Processo de supervisão em jardim de infância. Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissional
title_full_unstemmed Processo de supervisão em jardim de infância. Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissional
title_sort Processo de supervisão em jardim de infância. Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissional
author Meirinho, Susana Diogo
author_facet Meirinho, Susana Diogo
Galvão, Cecília
author_role author
author2 Galvão, Cecília
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meirinho, Susana Diogo
Galvão, Cecília
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo baseia-se num processo de supervisão que visou escutar duas educadoras de infância que contaram as suas experiências, de forma a darem a conhecer as suas práticas educativas. Este processo de supervisão colaborativo reflexivo foi evidenciado nas histórias das educadoras como promotor de desenvolvimento profissional e de melhoria de práticas educativas, sendo a reflexão o elemento central para esse desenvolvimento,permitindo a atribuição de sentido da ação pedagógica. O estudo é de natureza qualitativa e interpretativa e foi a narrativa o método de escuta e reflexão, sendo utilizado, para a análise das narrativas, o modelo avaliativo de Labov (1972, 1982). O estudo sugere que o processo de reflexão integrado na supervisão permitiu uma melhoria de práticas educativas e,consequentemente, do desenvolvimento profissional. Com o contar histórias,as educadoras relembram, analisam e incorporam a reflexão das suas experiências educativas nas suas práticas. Palavras-chave: Supervisão; Educação de infância; Desenvolvimento profissional; Narrativas
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.6246
url https://doi.org/10.21814/rpe.6246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130220685426688