Processo de supervisão em jardim de infância. Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.6246 |
Resumo: | Este artigo baseia-se num processo de supervisão que visou escutar duas educadoras de infância que contaram as suas experiências, de forma a darem a conhecer as suas práticas educativas. Este processo de supervisão colaborativo reflexivo foi evidenciado nas histórias das educadoras como promotor de desenvolvimento profissional e de melhoria de práticas educativas, sendo a reflexão o elemento central para esse desenvolvimento,permitindo a atribuição de sentido da ação pedagógica. O estudo é de natureza qualitativa e interpretativa e foi a narrativa o método de escuta e reflexão, sendo utilizado, para a análise das narrativas, o modelo avaliativo de Labov (1972, 1982). O estudo sugere que o processo de reflexão integrado na supervisão permitiu uma melhoria de práticas educativas e,consequentemente, do desenvolvimento profissional. Com o contar histórias,as educadoras relembram, analisam e incorporam a reflexão das suas experiências educativas nas suas práticas. Palavras-chave: Supervisão; Educação de infância; Desenvolvimento profissional; Narrativas |
id |
RCAP_0fa4cf8312d984bf7d5df1ee2655d295 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/6246 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Processo de supervisão em jardim de infância. Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissionalProcessus de supervision en maternelle. Une perspective narrative qui a pour but le développement professionelleProcesso de supervisão em jardim de infância. Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissionalArtigosEste artigo baseia-se num processo de supervisão que visou escutar duas educadoras de infância que contaram as suas experiências, de forma a darem a conhecer as suas práticas educativas. Este processo de supervisão colaborativo reflexivo foi evidenciado nas histórias das educadoras como promotor de desenvolvimento profissional e de melhoria de práticas educativas, sendo a reflexão o elemento central para esse desenvolvimento,permitindo a atribuição de sentido da ação pedagógica. O estudo é de natureza qualitativa e interpretativa e foi a narrativa o método de escuta e reflexão, sendo utilizado, para a análise das narrativas, o modelo avaliativo de Labov (1972, 1982). O estudo sugere que o processo de reflexão integrado na supervisão permitiu uma melhoria de práticas educativas e,consequentemente, do desenvolvimento profissional. Com o contar histórias,as educadoras relembram, analisam e incorporam a reflexão das suas experiências educativas nas suas práticas. Palavras-chave: Supervisão; Educação de infância; Desenvolvimento profissional; NarrativasThis article is based on a supervision process that aimed to listen to two childhood educators that told their experiences, in order to share their educational practices. This collaborative supervision process was evidencedin the stories of the educators as promoters of professional development and improvement of the educational practices. The reflection is the central element for this development, allowing the attribution of meaning to the pedagogical action. The study has a qualitative and interpretative nature. The narrative was the method of listening and reflection, using Labov’s model (1972/1982) for the analysis of the narratives. This study suggests that the integrated reflection process in the supervision allowed for the improvement of the educational practices and, consequently, professional development. While telling their stories, the educators remembered, analyzed and incorporated the reflection of their educational experiences in their practices. Keywords: Supervision; Childhood education; Professional development; NarrativesCet article a comme base un processus de supervision qui visait l’écoute de deux assistantes maternelles qui nous ont racontés leurs expériences, de façon à nous faire connaître leurs pratiques éducatives. Ce processus de supervision collaborative et de réflexion a été mis en évidence dans les récits des assistantes maternelles, quand elles indiquent que celui-ci promeut le développement professionnel et l’amélioration des pratiques éducatives, faisant de la réflexion l’élément central pour ce développement, permettant l’attribution d’un sens à l’action pédagogique. Cette étude est de nature qualitative et interprétative et a comme fil conducteur l’écoute et la réflexion, utilisant pour l’analyse des narratives le modèle évaluateur de Labov (1972,1982).Cette étude suggère que le processus de réflexion, intégré à la supervision, a permis une amélioration des pratiques éducatives et, par conséquent, le développement professionnel. En racontant leurs histoires, les assistantes maternelles se rappellent, analysent et incorporent la réflexion sur leurs expériences éducatives dans leur pratique. Mots-clé: Supervision; Éducation de l’enfance; Développement professionnel; NarrativesInstituto de Educação - Universidade do Minho2014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.6246por2183-04520871-9187Meirinho, Susana DiogoGalvão, Cecíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:12Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/6246Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:31.066298Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de supervisão em jardim de infância. Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissional Processus de supervision en maternelle. Une perspective narrative qui a pour but le développement professionelle Processo de supervisão em jardim de infância. Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissional |
title |
Processo de supervisão em jardim de infância. Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissional |
spellingShingle |
Processo de supervisão em jardim de infância. Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissional Meirinho, Susana Diogo Artigos |
title_short |
Processo de supervisão em jardim de infância. Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissional |
title_full |
Processo de supervisão em jardim de infância. Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissional |
title_fullStr |
Processo de supervisão em jardim de infância. Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissional |
title_full_unstemmed |
Processo de supervisão em jardim de infância. Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissional |
title_sort |
Processo de supervisão em jardim de infância. Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissional |
author |
Meirinho, Susana Diogo |
author_facet |
Meirinho, Susana Diogo Galvão, Cecília |
author_role |
author |
author2 |
Galvão, Cecília |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meirinho, Susana Diogo Galvão, Cecília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo baseia-se num processo de supervisão que visou escutar duas educadoras de infância que contaram as suas experiências, de forma a darem a conhecer as suas práticas educativas. Este processo de supervisão colaborativo reflexivo foi evidenciado nas histórias das educadoras como promotor de desenvolvimento profissional e de melhoria de práticas educativas, sendo a reflexão o elemento central para esse desenvolvimento,permitindo a atribuição de sentido da ação pedagógica. O estudo é de natureza qualitativa e interpretativa e foi a narrativa o método de escuta e reflexão, sendo utilizado, para a análise das narrativas, o modelo avaliativo de Labov (1972, 1982). O estudo sugere que o processo de reflexão integrado na supervisão permitiu uma melhoria de práticas educativas e,consequentemente, do desenvolvimento profissional. Com o contar histórias,as educadoras relembram, analisam e incorporam a reflexão das suas experiências educativas nas suas práticas. Palavras-chave: Supervisão; Educação de infância; Desenvolvimento profissional; Narrativas |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/rpe.6246 |
url |
https://doi.org/10.21814/rpe.6246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0452 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130220685426688 |