Relatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/6911 |
Resumo: | O presente relatório – requisito parcial para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico – reflete as experiências e conhecimentos desenvolvidos, resultantes da prática pedagógica supervisionada desenvolvida em dois contextos de estágio: Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com efeito, a estudante teve como objetivo descrever, compreender e refletir acerca do processo de prática segundo o desenvolvimento de capacidades e competências substanciais à prática docente. Enquanto (futura) profissional de educação, verifica-se pertinente a mobilização de saberes científicos, pedagógicos e culturais, adquiridos ao longo da formação inicial para que se torne exequível uma prática sustentada. Similarmente, o docente, baseando-se em quadros teóricos e concetuais (amplificados de forma subjetiva e continuada), desenvolverá a sua forma pessoal de pensar e agir nos contextos de práticas reais visando a inclusão e equidade educativas, e a colaboração profissional e reflexiva. Conforme a metodologia de investigação-ação (constituída por várias etapas interligadas – observação, planificação, ação e avaliação, reflexão), a ação da mestranda desenvolveu-se de forma cíclica e articulada, numa perspetiva construtivista – e holística – do conhecimento a erigir pelas crianças (atores centrais do processo) ressalvando-se, igualmente, a pertinência dos demais instrumentos orientadores elaborados no decorrer da ação. Concludentemente, os estágios desenvolvidos nos dois contextos facultaram a edificação de uma postura profissional, reflexiva e investigativa, promotora da tomada de decisões em contexto de prática reafirmando-se competências profissionais e pessoais e valorando-se, efetivamente, a formação ao longo da vida para aquele que se constitui um docente generalista. |
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Relatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoEducaçãoEducationInvestigação-açãoSocioconstrutivismoProfissional reflexivoSocial constructivismSocial constructivismReflexive professionalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório – requisito parcial para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico – reflete as experiências e conhecimentos desenvolvidos, resultantes da prática pedagógica supervisionada desenvolvida em dois contextos de estágio: Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com efeito, a estudante teve como objetivo descrever, compreender e refletir acerca do processo de prática segundo o desenvolvimento de capacidades e competências substanciais à prática docente. Enquanto (futura) profissional de educação, verifica-se pertinente a mobilização de saberes científicos, pedagógicos e culturais, adquiridos ao longo da formação inicial para que se torne exequível uma prática sustentada. Similarmente, o docente, baseando-se em quadros teóricos e concetuais (amplificados de forma subjetiva e continuada), desenvolverá a sua forma pessoal de pensar e agir nos contextos de práticas reais visando a inclusão e equidade educativas, e a colaboração profissional e reflexiva. Conforme a metodologia de investigação-ação (constituída por várias etapas interligadas – observação, planificação, ação e avaliação, reflexão), a ação da mestranda desenvolveu-se de forma cíclica e articulada, numa perspetiva construtivista – e holística – do conhecimento a erigir pelas crianças (atores centrais do processo) ressalvando-se, igualmente, a pertinência dos demais instrumentos orientadores elaborados no decorrer da ação. Concludentemente, os estágios desenvolvidos nos dois contextos facultaram a edificação de uma postura profissional, reflexiva e investigativa, promotora da tomada de decisões em contexto de prática reafirmando-se competências profissionais e pessoais e valorando-se, efetivamente, a formação ao longo da vida para aquele que se constitui um docente generalista.The present report – partial requirement to obtain the master's degree in Preschool Education and Primary Education – reflects the experience and expertise developed as a result of pedagogical practice supervised developed in two contexts of internship: Preschool Education preschool and Primary Education. In fact, the student had as objective to describe, understand and reflect on the process of practice according to the development of capacities and substantial skills to teaching practice. As a (future) professional in education it is relevant mobilize scientific, cultural and pedagogical knowledge acquired along the initial formation to make a sustained practice possible. Similarly, the teacher, based on theoretical and conceptual frameworks (amplified in a subjective and continuing way), will develop his personal form of thinking and acting in real practice settings aiming the educative equity and inclusion, professional and reflective collaboration. Considering the investigation-action methodology (consisting of several stages interconnected – observation, planning, action and evaluation, reflection), the student’s actions were developed in a cyclic and articulate form according to a constructivist – and holistic - perspective of the knowledge to raise by the children (central actors in the process). It is also important to note the relevance of the other guiding instruments drawn up in the course of the action. Conclusively, the practice developed in two contexts made possible the construction of a professional, reflective and investigative attitude, promoter of the taking decision in practical context reaffirming the professional and personal skills and valuing, effectively, life-long learning for one who is a generalist faculty.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoSá, Susana MarquesTavares, Susana Paula PereiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoReis, Ana Rita Vieira dos2015-11-18T14:32:23Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/6911TID:201165953porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:47:23Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/6911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:27:32.127855Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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