A matemática na sala dos 4 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12882 |
Resumo: | Este documento centra-se na observação da aprendizagem da Matemática no Pré-escolar, sendo que é um domínio imprescindível para a educação, quotidiano e vida futura das crianças, em que o principal objectivo é estimular e desenvolver a capacidade de utilizar a matemática para comunicar, para raciocinar, analisar e resolver problemas explorando os conceitos e competências associadas ao desenvolvimento do sentido do número. Neste documento é feita uma abordagem teórica sobre quais os conteúdos matemáticos a abordar no jardim-de-infância, como se podem trabalhar a matemática numa sala de quatro anos e qual o valor do trabalho de projecto na integração da matemática com as outras áreas de conteúdo. São expostas actividades desenvolvidas ao longo da prática pedagógica no Jardim-de-infância em que se observa e se reflecte sobre o objecto em estudo que se consubstancia no trabalho sobre a matemática numa sala de 4 anos. A abordagem metodológica deste estudo é de cariz qualitativo tendo tido como método de recolha de dados a observação participante registados quer sobre a forma de notas de campo quer de explanação das actividades desenvolvidas. |
id |
RCAP_0fe1c6c19db5932d030ceed61076cf3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12882 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A matemática na sala dos 4 anosEducação Pré-EscolarJardim-de-infânciaMatemáticaTrabalho de projectoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste documento centra-se na observação da aprendizagem da Matemática no Pré-escolar, sendo que é um domínio imprescindível para a educação, quotidiano e vida futura das crianças, em que o principal objectivo é estimular e desenvolver a capacidade de utilizar a matemática para comunicar, para raciocinar, analisar e resolver problemas explorando os conceitos e competências associadas ao desenvolvimento do sentido do número. Neste documento é feita uma abordagem teórica sobre quais os conteúdos matemáticos a abordar no jardim-de-infância, como se podem trabalhar a matemática numa sala de quatro anos e qual o valor do trabalho de projecto na integração da matemática com as outras áreas de conteúdo. São expostas actividades desenvolvidas ao longo da prática pedagógica no Jardim-de-infância em que se observa e se reflecte sobre o objecto em estudo que se consubstancia no trabalho sobre a matemática numa sala de 4 anos. A abordagem metodológica deste estudo é de cariz qualitativo tendo tido como método de recolha de dados a observação participante registados quer sobre a forma de notas de campo quer de explanação das actividades desenvolvidas.Ribeiro, MariaRepositório ComumSantos, Maria2016-04-05T10:09:59Z2015-10-022015-10-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12882TID:201070626porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12882Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:23.464139Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A matemática na sala dos 4 anos |
title |
A matemática na sala dos 4 anos |
spellingShingle |
A matemática na sala dos 4 anos Santos, Maria Educação Pré-Escolar Jardim-de-infância Matemática Trabalho de projecto Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A matemática na sala dos 4 anos |
title_full |
A matemática na sala dos 4 anos |
title_fullStr |
A matemática na sala dos 4 anos |
title_full_unstemmed |
A matemática na sala dos 4 anos |
title_sort |
A matemática na sala dos 4 anos |
author |
Santos, Maria |
author_facet |
Santos, Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Jardim-de-infância Matemática Trabalho de projecto Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-Escolar Jardim-de-infância Matemática Trabalho de projecto Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este documento centra-se na observação da aprendizagem da Matemática no Pré-escolar, sendo que é um domínio imprescindível para a educação, quotidiano e vida futura das crianças, em que o principal objectivo é estimular e desenvolver a capacidade de utilizar a matemática para comunicar, para raciocinar, analisar e resolver problemas explorando os conceitos e competências associadas ao desenvolvimento do sentido do número. Neste documento é feita uma abordagem teórica sobre quais os conteúdos matemáticos a abordar no jardim-de-infância, como se podem trabalhar a matemática numa sala de quatro anos e qual o valor do trabalho de projecto na integração da matemática com as outras áreas de conteúdo. São expostas actividades desenvolvidas ao longo da prática pedagógica no Jardim-de-infância em que se observa e se reflecte sobre o objecto em estudo que se consubstancia no trabalho sobre a matemática numa sala de 4 anos. A abordagem metodológica deste estudo é de cariz qualitativo tendo tido como método de recolha de dados a observação participante registados quer sobre a forma de notas de campo quer de explanação das actividades desenvolvidas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-02 2015-10-02T00:00:00Z 2016-04-05T10:09:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12882 TID:201070626 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12882 |
identifier_str_mv |
TID:201070626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134929157619712 |