Características da comunicação entre os profissionais de saúde e os pacientes como preditoras da qualidade das ressonâncias magnéticas num serviço de imagiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Patrícia Alexandra Damas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16070
Resumo: O exame de Ressonância Magnética (RM), pelas suas características, poderá suscitar alguma ansiedade no doente, pelo que é esperado que os técnicos comuniquem com este de forma pertinente, clara e esclarecedora, no sentido de melhor o informar e potenciar a qualidade do exame. Assim, pensa-se que este processo comunicacional com o doente durante a preparação e no acompanhamento deste durante todo o processo da RM, tenham algumas lacunas, com potenciais consequências negativas, quer para o doente quer na qualidade do exame. O objetivo primordial do estudo foi conhecer e caracterizar o processo de comunicação técnico-doente. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que para além de existirem lacunas na forma como o processo de comunicação é estabelecido e conduzido verifica-se também que existe uma prática centrada na técnica e não no doente; “Characteristics of the communication between the professionals of health and the patients like predictors of the quality of the Magnetic Resonance in a Service of Imagiology” Abstract: Examination of Magnetic Resonance Imaging (MRI), by their nature, may raise some anxiety in the patient, so it is expected that the radiology technologists communicate with this relevant, clear and insightful way, in order to better inform and enhance the quality of the MRI. Thus, it is thought that this communication process with the patient during the preparation and monitoring this throughout the RM process, have some gaps, with potential negative consequences for either the patient or the quality of the examination. The primary objective of the study was to identify and characterize the process of technologist-patient communication. The results allowed us to conclude that in addition there are gaps in how the communication process is established and led it turns out also that there is a practice centered on technical and not the patient.
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