Os processos de reconfiguração da área do Português e a Revisão Curricular do Ensino Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mira Leal, Susana
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/481
Resumo: No processo que conduziu à recente Revisão Curricular do Ensino Secundário ressaltou como linha de força a vontade de aproximar a formação proporcionada pela escolaridade secundária das exigências que a vida social e profissional coloca actualmente aos jovens. O facto reflectiu-se naturalmente na configuração dos novos planos de estudos e implicou a reconceptualização de determinadas áreas de especialidade, no sentido da sua crescente adequação às necessidades formativas identificadas. Pela sua natureza transdisciplinar e reconhecido impacto no mundo do trabalho, a Área do Português experienciou neste contexto um significativo e tumultuoso processo de reconfiguração, que passou pela reavaliação do lugar da Literatura na formação secundária.
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spelling Os processos de reconfiguração da área do Português e a Revisão Curricular do Ensino SecundárioLanguage education in Portugal and the curriculum reform in secondary educationLes Processus de reconfiguration dans le domaine de la Langue Portugaise et la Révision Curriculaire de l’Enseignement SecondaireApropriação CurricularCurrículo do PortuguêsEnsino do PortuguêsRevisão Curricular do Ensino SecundárioNo processo que conduziu à recente Revisão Curricular do Ensino Secundário ressaltou como linha de força a vontade de aproximar a formação proporcionada pela escolaridade secundária das exigências que a vida social e profissional coloca actualmente aos jovens. O facto reflectiu-se naturalmente na configuração dos novos planos de estudos e implicou a reconceptualização de determinadas áreas de especialidade, no sentido da sua crescente adequação às necessidades formativas identificadas. Pela sua natureza transdisciplinar e reconhecido impacto no mundo do trabalho, a Área do Português experienciou neste contexto um significativo e tumultuoso processo de reconfiguração, que passou pela reavaliação do lugar da Literatura na formação secundária.ABSTRACT: Today’s social and professional demands and the diagnosis of Portuguese secondary education problems recently led to the reform of the national curriculum. This demanded the re-orientation of language education at secondary level to fulfil communicative aims rather than cultural ones. It also meant the re-evaluation of the place literary culture should take in secondary language studies. The humanistic tradition and social visibility of this area made this a time for public discussion and controversy.RÉSUMÉ: Dans le processus qui a conduit à la récente Révision Curriculaire de l’enseignement secondaire, la volonté d’approcher la formation proportionnée par la scolarité secondaire des exigences que la vie sociale et professionnelle placent actuellement aux jeunes a surgit comme ligne de force. Le fait s’est traduit dans la configuration des nouveaux plans d’études et il a impliqué la reconceptualisation de certains domaines de spécialité, vers une croissante adéquation aux nécessités formatives identifiées. Par sa nature transdisciplinaire et impact reconnu dans le monde du travail, le domaine de la Langue Portugaise a expérimentée, dans ce contexte, un significatif et tumultueux processus de reconfiguration, qui a passé par la réévaluation de la place de la Littérature dans la formation de l’enseignement secondaire.Universidade dos AçoresRepositório da Universidade dos AçoresMira Leal, Susana2010-04-22T11:06:08Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/481por"ARQUIPÉLAGO. Ciências da Educação". ISSN 0873-8165. Nº. 7 (2006): 9-380873-8165info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:27:43Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/481Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:24.798226Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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