Museus, turismo cultural e criativo: estratégias de atração de visitantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Sónia Cristina Valente Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/2870
Resumo: As transformações ocorridas nos modelos de gestão dos museus procuram tirar partido dos ganhos de centralidade da cultura, somando-os à reconfiguração do turismo cultural através do fortalecimento da vertente criativa. Cabe-lhes, cada vez mais gerar parte das suas próprias receitas, usando da sua posição privilegiada enquanto coordenadores da “paisagem cultural” onde se misturam todos os tipos de recursos mobilizáveis através de formas distintas de criatividade. Para isso, os museus têm de se desvincular das modalidades de funcionamento mais estático, associadas às funções de armazenamento, conservação, exibição e educação, tendo por base conceções pré-determinadas a transmitir ao visitante que se quer educar. Os museus vistos como, repositórios estáticos ou como “torres de marfim”, devem dar lugar a espaços mais interativos aproximando-se da complexidade que modela as sociedades. Ou seja, devem projetar-se como centros culturais onde se discutem e se assumem posições sociais e éticas capazes de qualificar a vida das pessoas. A esta reconfiguração soma-se outra mobilizada pelo pós-modernismo, que catapulta estes equipamentos para o palco onde se coordenam vários tipos de consumos culturais, servindo de rótulas entre arte, cultura, turismo e entretenimento. Pede-se-lhes que se consigam adaptar às necessidades da procura movimentada pelos visitantes-turistas e com isto servirem de motores de desenvolvimento para os lugares onde estão localizados. A informação recolhida e sistematizada através do inquérito (apesar de ser exploratória), complementada pela compilação de dados recolhidos nas fontes oficiais, reproduzem uma estrutura museológica (composta por 29 instituições) que, apesar de manifestar situações variadas, está afastada dos modelos que melhor compaginam a ligação entre museus e turismo cultural e criativo. Esta realidade manifesta-se nas diferentes fragilidades que manifesta na capacidade de atrair visitantes que procuram, junto dos museus, produtos culturais e criativos qualificados.
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