A utilização das TIC em sala de aula: o uso do podcast
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/7868 |
Resumo: | A utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), presentes num mundo globalizado, têm vindo a aumentar exponencialmente, tornando-se o principal meio de comunicação e de partilha de uma “sociedade em rede”. Com este avanço significativo, e com o aumento de jovens dotados de tecnologias, a escola não ficou indiferente às potencialidades desta, tornando-se fundamental a sua integração nas escolas e na implementação de ferramentas motivadoras na hora de ensinar. Deste modo, o presente relatório pretende estudar as potencialidades do podcast, ferramenta da Web 2.0, em contexto educativo, no Ensino Secundário. Como tal, os principais objetivos deste estudo assentam na promoção da utilização das TIC, na reflexão das potencialidades das TIC, principalmente do podcast, em contexto educativo e da integração deste nas planificações desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico na Escola Secundária do Fundão, na disciplina de Português. Assim, num primeiro momento deste relatório, faremos uma abordagem teórica centrada na utilização das TIC na sala de aula, mais concretamente, na sua evolução no ensino português, na sua integração no ensino secundário e no papel fundamental que o professor adquire na utilização e implementação das TIC. Num segundo momento, ainda referente à parte teórica, vamos fazer a caracterização da ferramenta digital podcast, determinar as suas potencialidades e funcionalidades educativas, e por fim, apresentaremos duas propostas pedagógicas adaptadas com o podcast. Num último momento, diretamente relacionado com o Estágio Pedagógico, passar-se-á à reflexão crítica sobre a experiência ao longo do ano letivo, na Escola Secundária do Fundão, nas disciplinas de Português e Espanhol. Ainda neste último capítulo, faremos uma referência às turmas com que trabalhámos, caracterizando-as, e apresentaremos as diversas atividades extracurriculares desenvolvidas ao longo do estágio. |
id |
RCAP_1047c4b8768997a60228f7f2af717207 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7868 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização das TIC em sala de aula: o uso do podcastEnsino SecundárioEstágio PedagógicaPlanificaçõesPodcastPropostas PedagógicasTecnologias da Informação e da Comunicação (Tic)Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasA utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), presentes num mundo globalizado, têm vindo a aumentar exponencialmente, tornando-se o principal meio de comunicação e de partilha de uma “sociedade em rede”. Com este avanço significativo, e com o aumento de jovens dotados de tecnologias, a escola não ficou indiferente às potencialidades desta, tornando-se fundamental a sua integração nas escolas e na implementação de ferramentas motivadoras na hora de ensinar. Deste modo, o presente relatório pretende estudar as potencialidades do podcast, ferramenta da Web 2.0, em contexto educativo, no Ensino Secundário. Como tal, os principais objetivos deste estudo assentam na promoção da utilização das TIC, na reflexão das potencialidades das TIC, principalmente do podcast, em contexto educativo e da integração deste nas planificações desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico na Escola Secundária do Fundão, na disciplina de Português. Assim, num primeiro momento deste relatório, faremos uma abordagem teórica centrada na utilização das TIC na sala de aula, mais concretamente, na sua evolução no ensino português, na sua integração no ensino secundário e no papel fundamental que o professor adquire na utilização e implementação das TIC. Num segundo momento, ainda referente à parte teórica, vamos fazer a caracterização da ferramenta digital podcast, determinar as suas potencialidades e funcionalidades educativas, e por fim, apresentaremos duas propostas pedagógicas adaptadas com o podcast. Num último momento, diretamente relacionado com o Estágio Pedagógico, passar-se-á à reflexão crítica sobre a experiência ao longo do ano letivo, na Escola Secundária do Fundão, nas disciplinas de Português e Espanhol. Ainda neste último capítulo, faremos uma referência às turmas com que trabalhámos, caracterizando-as, e apresentaremos as diversas atividades extracurriculares desenvolvidas ao longo do estágio.La utilización de las Tecnologías de la Información y de la Comunicación (TIC), presentes en el mundo globalizado, han aumentado exponencialmente, convirtiéndose en el principal medio de comunicación y de utilización en una sociedad en red. Con este avance significativo y con el aumento de los jóvenes dotados de tecnologías, la escuela no fue indiferente a las potencialidades de esta, convirtiéndose en fundamental su integración en las escuelas y en la implementación de herramientas motivadoras a la hora de enseñar. Así, el presente estudio pretende estudiar las potencialidades del podcast, herramienta de la Web 2.0, en el marco educativo, en la enseñanza secundaria. Así, los principales objetivos de este estudio se fundamentan en la promoción de la utilización de las TIC, en la reflexión de las potencialidades de las TIC, principalmente el podcast, en el contexto educativo y en la integración de estas en las planificaciones desarrolladas a lo largo de las prácticas pedagógicas en la Escola Secundária do Fundão, en la disciplina de portugués. Así, al principio de este estudio, haremos un abordaje teórico centrado en la utilización de las TIC en las clases, más concretamente, en su evolución en la enseñanza del portugués, en su integración en la enseñanza secundaria y en el papel fundamental que el profesor adquiere con la utilización e implementación de las TIC. En un segundo momento, todavía referente a la parte teórica, vamos a realizar la caracterización de la herramienta digital podcast, vamos a determinar sus potencialidades y funcionalidades educativas, y para finalizar, vamos a presentar dos propuestas pedagógicas adaptadas al podcast. Para finalizar, directamente relacionado con la práctica pedagógica, pasaremos a la reflexión crítica sobre la experiencia a lo largo del año lectivo, en la Escola Secundária do Fundão, en las disciplinas de Portugués e Español. Todavía en este último capítulo, haremos una referencia a las clases con las que trabajamos, caracterizándolas y presentaremos las diversas actividades extracurriculares desarrolladas a lo largo de las prácticas.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumRodrigues, Cristiana Proença2019-12-16T16:35:31Z2017-07-102017-06-222017-07-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7868TID:202337170porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:30Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7868Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:19.970306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização das TIC em sala de aula: o uso do podcast |
title |
A utilização das TIC em sala de aula: o uso do podcast |
spellingShingle |
A utilização das TIC em sala de aula: o uso do podcast Rodrigues, Cristiana Proença Ensino Secundário Estágio Pedagógica Planificações Podcast Propostas Pedagógicas Tecnologias da Informação e da Comunicação (Tic) Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
A utilização das TIC em sala de aula: o uso do podcast |
title_full |
A utilização das TIC em sala de aula: o uso do podcast |
title_fullStr |
A utilização das TIC em sala de aula: o uso do podcast |
title_full_unstemmed |
A utilização das TIC em sala de aula: o uso do podcast |
title_sort |
A utilização das TIC em sala de aula: o uso do podcast |
author |
Rodrigues, Cristiana Proença |
author_facet |
Rodrigues, Cristiana Proença |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Cristiana Proença |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Secundário Estágio Pedagógica Planificações Podcast Propostas Pedagógicas Tecnologias da Informação e da Comunicação (Tic) Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Ensino Secundário Estágio Pedagógica Planificações Podcast Propostas Pedagógicas Tecnologias da Informação e da Comunicação (Tic) Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
A utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), presentes num mundo globalizado, têm vindo a aumentar exponencialmente, tornando-se o principal meio de comunicação e de partilha de uma “sociedade em rede”. Com este avanço significativo, e com o aumento de jovens dotados de tecnologias, a escola não ficou indiferente às potencialidades desta, tornando-se fundamental a sua integração nas escolas e na implementação de ferramentas motivadoras na hora de ensinar. Deste modo, o presente relatório pretende estudar as potencialidades do podcast, ferramenta da Web 2.0, em contexto educativo, no Ensino Secundário. Como tal, os principais objetivos deste estudo assentam na promoção da utilização das TIC, na reflexão das potencialidades das TIC, principalmente do podcast, em contexto educativo e da integração deste nas planificações desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico na Escola Secundária do Fundão, na disciplina de Português. Assim, num primeiro momento deste relatório, faremos uma abordagem teórica centrada na utilização das TIC na sala de aula, mais concretamente, na sua evolução no ensino português, na sua integração no ensino secundário e no papel fundamental que o professor adquire na utilização e implementação das TIC. Num segundo momento, ainda referente à parte teórica, vamos fazer a caracterização da ferramenta digital podcast, determinar as suas potencialidades e funcionalidades educativas, e por fim, apresentaremos duas propostas pedagógicas adaptadas com o podcast. Num último momento, diretamente relacionado com o Estágio Pedagógico, passar-se-á à reflexão crítica sobre a experiência ao longo do ano letivo, na Escola Secundária do Fundão, nas disciplinas de Português e Espanhol. Ainda neste último capítulo, faremos uma referência às turmas com que trabalhámos, caracterizando-as, e apresentaremos as diversas atividades extracurriculares desenvolvidas ao longo do estágio. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-10 2017-06-22 2017-07-10T00:00:00Z 2019-12-16T16:35:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/7868 TID:202337170 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/7868 |
identifier_str_mv |
TID:202337170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136377361661952 |