A colaboração dos pais na metodologia de trabalho de projeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Marta
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1285
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Estágio profissionalizante do curso de Mestrado de Educação Pré-escolar. Apresenta uma estrutura própria, tendo em conta as crianças, os pais e a equipa pedagógica. Assim permitiu expandir horizontes à instituição e originou o começo da participação ativa dos pais. Todo o desencadeamento do presente relatório e a intervenção referente à prática profissional tiveram em conta as características da instituição, da equipa pedagógica, das crianças (mais especificamente do grupo de 4 anos), bem como dos pais que foram a chave essencial para todo o desenvolvimento da metodologia de trabalho de projeto. A colaboração dos pais na instituição, foi sem dúvida um apoio incondicional para a educação da criança. Deste modo, partindo de variadas estratégias realizadas com o intuito de modificar a “visão” dos pais, será então descrita a prática desenvolvida ao longo de todo o ano. Esta será fundamentada tendo por base referentes teóricos que posteriormente serão confrontados com a prática. ABSTRACT This report comes as part of the course of professional stage of the Master of Education Preschool. This presents its own structure, taking into account the children, the parents and the teaching team. Thus allowed the institution to expand horizons and gave the beginning of the active participation of parents. All the triggering of this report and intervention related to professional practice took into account the characteristics of the institution, teaching staff, children (more specifically the group of 4 years), as well as parents who were the essential key to all the harmonious development of the application of the methodology of project work. The involvement of parents in the institution was important because this is considered as unconditional support for the child's education. Thus, from various strategies used in order to modify the "view" parents will then be described to the practice developed throughout the years.This is justified based on theoretical references which will later be faced with the practice.
id RCAP_1095f20b74dcfce55c064f953e615dee
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1285
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A colaboração dos pais na metodologia de trabalho de projetoEducação pré-escolarParticipação dos paisTrabalho de projetoO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Estágio profissionalizante do curso de Mestrado de Educação Pré-escolar. Apresenta uma estrutura própria, tendo em conta as crianças, os pais e a equipa pedagógica. Assim permitiu expandir horizontes à instituição e originou o começo da participação ativa dos pais. Todo o desencadeamento do presente relatório e a intervenção referente à prática profissional tiveram em conta as características da instituição, da equipa pedagógica, das crianças (mais especificamente do grupo de 4 anos), bem como dos pais que foram a chave essencial para todo o desenvolvimento da metodologia de trabalho de projeto. A colaboração dos pais na instituição, foi sem dúvida um apoio incondicional para a educação da criança. Deste modo, partindo de variadas estratégias realizadas com o intuito de modificar a “visão” dos pais, será então descrita a prática desenvolvida ao longo de todo o ano. Esta será fundamentada tendo por base referentes teóricos que posteriormente serão confrontados com a prática. ABSTRACT This report comes as part of the course of professional stage of the Master of Education Preschool. This presents its own structure, taking into account the children, the parents and the teaching team. Thus allowed the institution to expand horizons and gave the beginning of the active participation of parents. All the triggering of this report and intervention related to professional practice took into account the characteristics of the institution, teaching staff, children (more specifically the group of 4 years), as well as parents who were the essential key to all the harmonious development of the application of the methodology of project work. The involvement of parents in the institution was important because this is considered as unconditional support for the child's education. Thus, from various strategies used in order to modify the "view" parents will then be described to the practice developed throughout the years.This is justified based on theoretical references which will later be faced with the practice.2013-10-24T10:21:11Z2013-10-24T00:00:00Z2013-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1285TID:201471477porCarvalho, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:44Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1285Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:46.072840Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A colaboração dos pais na metodologia de trabalho de projeto
title A colaboração dos pais na metodologia de trabalho de projeto
spellingShingle A colaboração dos pais na metodologia de trabalho de projeto
Carvalho, Marta
Educação pré-escolar
Participação dos pais
Trabalho de projeto
title_short A colaboração dos pais na metodologia de trabalho de projeto
title_full A colaboração dos pais na metodologia de trabalho de projeto
title_fullStr A colaboração dos pais na metodologia de trabalho de projeto
title_full_unstemmed A colaboração dos pais na metodologia de trabalho de projeto
title_sort A colaboração dos pais na metodologia de trabalho de projeto
author Carvalho, Marta
author_facet Carvalho, Marta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Participação dos pais
Trabalho de projeto
topic Educação pré-escolar
Participação dos pais
Trabalho de projeto
description O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Estágio profissionalizante do curso de Mestrado de Educação Pré-escolar. Apresenta uma estrutura própria, tendo em conta as crianças, os pais e a equipa pedagógica. Assim permitiu expandir horizontes à instituição e originou o começo da participação ativa dos pais. Todo o desencadeamento do presente relatório e a intervenção referente à prática profissional tiveram em conta as características da instituição, da equipa pedagógica, das crianças (mais especificamente do grupo de 4 anos), bem como dos pais que foram a chave essencial para todo o desenvolvimento da metodologia de trabalho de projeto. A colaboração dos pais na instituição, foi sem dúvida um apoio incondicional para a educação da criança. Deste modo, partindo de variadas estratégias realizadas com o intuito de modificar a “visão” dos pais, será então descrita a prática desenvolvida ao longo de todo o ano. Esta será fundamentada tendo por base referentes teóricos que posteriormente serão confrontados com a prática. ABSTRACT This report comes as part of the course of professional stage of the Master of Education Preschool. This presents its own structure, taking into account the children, the parents and the teaching team. Thus allowed the institution to expand horizons and gave the beginning of the active participation of parents. All the triggering of this report and intervention related to professional practice took into account the characteristics of the institution, teaching staff, children (more specifically the group of 4 years), as well as parents who were the essential key to all the harmonious development of the application of the methodology of project work. The involvement of parents in the institution was important because this is considered as unconditional support for the child's education. Thus, from various strategies used in order to modify the "view" parents will then be described to the practice developed throughout the years.This is justified based on theoretical references which will later be faced with the practice.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-24T10:21:11Z
2013-10-24T00:00:00Z
2013-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1285
TID:201471477
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1285
identifier_str_mv TID:201471477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621018828800