Melhoria de Processos Internos do Departamento Comercial: o caso do grupo Hotéis Real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perdiz, Inês Alix da Marta
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/23057
Resumo: Ao longo dos últimos anos, o turismo mundial tem vindo a verificar um crescimento rápido e diversificado, sendo um dos principais impulsionadores do desenvolvimento económico (OMT, 2017). Portugal não é exceção e Lisboa tem visto o turismo de negócios crescer, nomeadamente para realização de congressos e conferências. Assim, a ferocidade da concorrência e a dificuldade em vingar num ambiente tão competitivo prende-se, por vezes, com a dificuldade de comunicação dentro do mesmo departamento e da sua relação com os outros, pois sem uma comunicação eficaz, torna-se difícil entregar ao cliente, um serviço de excelência. Durante o estágio no Departamento Comercial do Grupo Hotéis Real foi possível desenvolver atividades de responsabilidade que interferiam com todo o funcionamento e dinâmica do departamento, o que permitiu a observação e análise crítica de algumas dessas atividades, especialmente no que respeita a processos internos e de comunicação com outros departamentos, pois este departamento comunica com o topo estratégico, com os níveis mais operacionais do grupo hoteleiro e está, ainda, em intenso contacto com o cliente. Posto isto, o objetivo deste estudo é apresentar sugestões de melhoria nos processos internos do Departamento Comercial e nos processos de comunicação com outros departamentos. As sugestões apresentadas resultam, essencialmente, de uma análise crítica desenvolvida tendo por base os conhecimentos adquiridos no mestrado e na experiência adquirida durante o estágio. A implementação das propostas de melhoria não é demasiado exigente, mas envolve o desenvolvimento de uma relação mais estreita com o cliente, de modo a superar, constantemente, as suas expetativas.
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