Percursos empreendedores em tempos de crise: comportamentos e motivações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seabra, Maura dos Santos Moura
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5439
Resumo: O empreendedorismo é visto como um impulsionador do crescimento económico e de emprego e é uma ferramenta importante numa economia de mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Neste sentido é necessário estudar o comportamento empreendedor, para além da promoção do espirito empreendedor através da procura das características do ambiente social. O presente estudo procura identificar quais são os fatores motivacionais que influenciam a abertura de um novo negócio e saber o que leva os indivíduos a empreender. Neste seguimento, desenvolveu-se um estudo exploratório que contemplou duas entrevistas com empreendedores. Os dados obtidos neste trabalho permitiram determinar o que motiva os indivíduos a empreender e os comportamentos que adotam partindo de uma análise do percurso e do perfil empreendedor.
id RCAP_10ef01426e64c9b318c254aec37cc06a
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/5439
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percursos empreendedores em tempos de crise: comportamentos e motivaçõesEmpreendedorismoMotivaçõesCaracterísticas comportamentaisO empreendedorismo é visto como um impulsionador do crescimento económico e de emprego e é uma ferramenta importante numa economia de mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Neste sentido é necessário estudar o comportamento empreendedor, para além da promoção do espirito empreendedor através da procura das características do ambiente social. O presente estudo procura identificar quais são os fatores motivacionais que influenciam a abertura de um novo negócio e saber o que leva os indivíduos a empreender. Neste seguimento, desenvolveu-se um estudo exploratório que contemplou duas entrevistas com empreendedores. Os dados obtidos neste trabalho permitiram determinar o que motiva os indivíduos a empreender e os comportamentos que adotam partindo de uma análise do percurso e do perfil empreendedor.Entrepreneurship is seen as a driver of economic growth and employment and is an important tool in a market economy, an increasingly competitive and globalized world. In this sense it is necessary to study the entrepreneurial behavior, in addition to promoting entrepreneurial spirit by searching for the characteristics of the social environment. The present study attempts to identify what are the motivational factors that influence the opening of a new business and know what leads individuals to undertake. Following this, we developed an exploratory study that included two interviews with entrepreneurs. The data obtained in this work made it possible to determine what motivates individuals to undertake and the behaviors adopting from a review of the route and the entrepreneurial profile.2016-01-18T15:34:08Z2016-01-18T00:00:00Z2016-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5439porSeabra, Maura dos Santos Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:59Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5439Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:54.015192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percursos empreendedores em tempos de crise: comportamentos e motivações
title Percursos empreendedores em tempos de crise: comportamentos e motivações
spellingShingle Percursos empreendedores em tempos de crise: comportamentos e motivações
Seabra, Maura dos Santos Moura
Empreendedorismo
Motivações
Características comportamentais
title_short Percursos empreendedores em tempos de crise: comportamentos e motivações
title_full Percursos empreendedores em tempos de crise: comportamentos e motivações
title_fullStr Percursos empreendedores em tempos de crise: comportamentos e motivações
title_full_unstemmed Percursos empreendedores em tempos de crise: comportamentos e motivações
title_sort Percursos empreendedores em tempos de crise: comportamentos e motivações
author Seabra, Maura dos Santos Moura
author_facet Seabra, Maura dos Santos Moura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seabra, Maura dos Santos Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Motivações
Características comportamentais
topic Empreendedorismo
Motivações
Características comportamentais
description O empreendedorismo é visto como um impulsionador do crescimento económico e de emprego e é uma ferramenta importante numa economia de mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Neste sentido é necessário estudar o comportamento empreendedor, para além da promoção do espirito empreendedor através da procura das características do ambiente social. O presente estudo procura identificar quais são os fatores motivacionais que influenciam a abertura de um novo negócio e saber o que leva os indivíduos a empreender. Neste seguimento, desenvolveu-se um estudo exploratório que contemplou duas entrevistas com empreendedores. Os dados obtidos neste trabalho permitiram determinar o que motiva os indivíduos a empreender e os comportamentos que adotam partindo de uma análise do percurso e do perfil empreendedor.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-18T15:34:08Z
2016-01-18T00:00:00Z
2016-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/5439
url http://hdl.handle.net/10348/5439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137124604182528