Percursos empreendedores em tempos de crise: comportamentos e motivações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5439 |
Resumo: | O empreendedorismo é visto como um impulsionador do crescimento económico e de emprego e é uma ferramenta importante numa economia de mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Neste sentido é necessário estudar o comportamento empreendedor, para além da promoção do espirito empreendedor através da procura das características do ambiente social. O presente estudo procura identificar quais são os fatores motivacionais que influenciam a abertura de um novo negócio e saber o que leva os indivíduos a empreender. Neste seguimento, desenvolveu-se um estudo exploratório que contemplou duas entrevistas com empreendedores. Os dados obtidos neste trabalho permitiram determinar o que motiva os indivíduos a empreender e os comportamentos que adotam partindo de uma análise do percurso e do perfil empreendedor. |
id |
RCAP_10ef01426e64c9b318c254aec37cc06a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/5439 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Percursos empreendedores em tempos de crise: comportamentos e motivaçõesEmpreendedorismoMotivaçõesCaracterísticas comportamentaisO empreendedorismo é visto como um impulsionador do crescimento económico e de emprego e é uma ferramenta importante numa economia de mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Neste sentido é necessário estudar o comportamento empreendedor, para além da promoção do espirito empreendedor através da procura das características do ambiente social. O presente estudo procura identificar quais são os fatores motivacionais que influenciam a abertura de um novo negócio e saber o que leva os indivíduos a empreender. Neste seguimento, desenvolveu-se um estudo exploratório que contemplou duas entrevistas com empreendedores. Os dados obtidos neste trabalho permitiram determinar o que motiva os indivíduos a empreender e os comportamentos que adotam partindo de uma análise do percurso e do perfil empreendedor.Entrepreneurship is seen as a driver of economic growth and employment and is an important tool in a market economy, an increasingly competitive and globalized world. In this sense it is necessary to study the entrepreneurial behavior, in addition to promoting entrepreneurial spirit by searching for the characteristics of the social environment. The present study attempts to identify what are the motivational factors that influence the opening of a new business and know what leads individuals to undertake. Following this, we developed an exploratory study that included two interviews with entrepreneurs. The data obtained in this work made it possible to determine what motivates individuals to undertake and the behaviors adopting from a review of the route and the entrepreneurial profile.2016-01-18T15:34:08Z2016-01-18T00:00:00Z2016-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5439porSeabra, Maura dos Santos Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:59Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5439Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:54.015192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percursos empreendedores em tempos de crise: comportamentos e motivações |
title |
Percursos empreendedores em tempos de crise: comportamentos e motivações |
spellingShingle |
Percursos empreendedores em tempos de crise: comportamentos e motivações Seabra, Maura dos Santos Moura Empreendedorismo Motivações Características comportamentais |
title_short |
Percursos empreendedores em tempos de crise: comportamentos e motivações |
title_full |
Percursos empreendedores em tempos de crise: comportamentos e motivações |
title_fullStr |
Percursos empreendedores em tempos de crise: comportamentos e motivações |
title_full_unstemmed |
Percursos empreendedores em tempos de crise: comportamentos e motivações |
title_sort |
Percursos empreendedores em tempos de crise: comportamentos e motivações |
author |
Seabra, Maura dos Santos Moura |
author_facet |
Seabra, Maura dos Santos Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seabra, Maura dos Santos Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Motivações Características comportamentais |
topic |
Empreendedorismo Motivações Características comportamentais |
description |
O empreendedorismo é visto como um impulsionador do crescimento económico e de emprego e é uma ferramenta importante numa economia de mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Neste sentido é necessário estudar o comportamento empreendedor, para além da promoção do espirito empreendedor através da procura das características do ambiente social. O presente estudo procura identificar quais são os fatores motivacionais que influenciam a abertura de um novo negócio e saber o que leva os indivíduos a empreender. Neste seguimento, desenvolveu-se um estudo exploratório que contemplou duas entrevistas com empreendedores. Os dados obtidos neste trabalho permitiram determinar o que motiva os indivíduos a empreender e os comportamentos que adotam partindo de uma análise do percurso e do perfil empreendedor. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-18T15:34:08Z 2016-01-18T00:00:00Z 2016-01-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/5439 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/5439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137124604182528 |