A formação de professores do ensino secundário em Portugal no século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, António
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mota, Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/46577
Resumo: O presente artigo apresenta um panorama sobre os modelos de formação de professores do ensino secundário em Portugal durante o século XX, articulando três componentes: a formação científica no domínio da especialidade que o professor lecionará, a preparação científica do âmbito psicopedagógico e a prática de ensino. Aborda-se, em particular, a estrutura orgânica, nomeadamente, sobre objetivos, componentes de formação, duração e o funcionamento, tendo como especial preocupação apresentar os principais momentos da formação inicial de professores para o ensino secundário em Portugal. Analisam-se o Curso de Habilitação para o Magistério Secundário, as Escolas Normais Superiores, o Curso de Ciências Pedagógicas e o Estágio, para, já a partir da década de 1970 do século passado, enfocar o modelo sequencial e o integrado, fazendo referência à formação dos professores que se encontravam em exercício de suas funções.
id RCAP_11103eafb691d4d0757add97988e016a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/46577
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação de professores do ensino secundário em Portugal no século XXSecondary school teacher training in Portugal in the 20thEducação básicaEnsino secundárioFormação de professoresPortugalPrimary educationSecondary schoolTraining of teachersO presente artigo apresenta um panorama sobre os modelos de formação de professores do ensino secundário em Portugal durante o século XX, articulando três componentes: a formação científica no domínio da especialidade que o professor lecionará, a preparação científica do âmbito psicopedagógico e a prática de ensino. Aborda-se, em particular, a estrutura orgânica, nomeadamente, sobre objetivos, componentes de formação, duração e o funcionamento, tendo como especial preocupação apresentar os principais momentos da formação inicial de professores para o ensino secundário em Portugal. Analisam-se o Curso de Habilitação para o Magistério Secundário, as Escolas Normais Superiores, o Curso de Ciências Pedagógicas e o Estágio, para, já a partir da década de 1970 do século passado, enfocar o modelo sequencial e o integrado, fazendo referência à formação dos professores que se encontravam em exercício de suas funções.Universidade Católica, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoRepositório ComumFerreira, AntónioMota, Luís2023-09-18T11:05:28Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46577porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-21T02:16:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46577Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:47.148454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores do ensino secundário em Portugal no século XX
Secondary school teacher training in Portugal in the 20th
title A formação de professores do ensino secundário em Portugal no século XX
spellingShingle A formação de professores do ensino secundário em Portugal no século XX
Ferreira, António
Educação básica
Ensino secundário
Formação de professores
Portugal
Primary education
Secondary school
Training of teachers
title_short A formação de professores do ensino secundário em Portugal no século XX
title_full A formação de professores do ensino secundário em Portugal no século XX
title_fullStr A formação de professores do ensino secundário em Portugal no século XX
title_full_unstemmed A formação de professores do ensino secundário em Portugal no século XX
title_sort A formação de professores do ensino secundário em Portugal no século XX
author Ferreira, António
author_facet Ferreira, António
Mota, Luís
author_role author
author2 Mota, Luís
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, António
Mota, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Ensino secundário
Formação de professores
Portugal
Primary education
Secondary school
Training of teachers
topic Educação básica
Ensino secundário
Formação de professores
Portugal
Primary education
Secondary school
Training of teachers
description O presente artigo apresenta um panorama sobre os modelos de formação de professores do ensino secundário em Portugal durante o século XX, articulando três componentes: a formação científica no domínio da especialidade que o professor lecionará, a preparação científica do âmbito psicopedagógico e a prática de ensino. Aborda-se, em particular, a estrutura orgânica, nomeadamente, sobre objetivos, componentes de formação, duração e o funcionamento, tendo como especial preocupação apresentar os principais momentos da formação inicial de professores para o ensino secundário em Portugal. Analisam-se o Curso de Habilitação para o Magistério Secundário, as Escolas Normais Superiores, o Curso de Ciências Pedagógicas e o Estágio, para, já a partir da década de 1970 do século passado, enfocar o modelo sequencial e o integrado, fazendo referência à formação dos professores que se encontravam em exercício de suas funções.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2023-09-18T11:05:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/46577
url http://hdl.handle.net/10400.26/46577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133566235312128