Desafios da dupla habilitação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1395 |
Resumo: | Ao longo dos últimos anos, tem-se verificado uma alteração, na forma como se encara a educação e o papel que a criança possui nesse processo. Tendo isto em consideração, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de refletir a evolução da prática educativa de uma estagiária, enquanto profissional da educação, descrevendo a sua forma de atuação durante os períodos de intervenção e as correntes teóricas que sustentaram a sua prática. O trabalho foi dividido em duas fases, tendo a primeira fase sido desenvolvida no contexto de Educação Pré-escolar, tendo contado com a participação de um grupo de dezanove crianças, e a segunda fase desenvolvida no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico e que contou com a participação de um grupo de dezoito crianças. O estudo realizado foi considerado de natureza qualitativa, a fim de permitir compreender melhor os participantes e os resultados do estudo. A estagiária considerou a criança como o centro da prática educativa, onde esta possui um papel ativo e preponderante em todo o processo de ensino-aprendizagem.ABSTRACT Along the last years the perspective of education and the role of the children on its process, has been changing. Taking this into consideration, the present work was developed with the objective of reflecting the evolution of the educational practice of a trainee while professional education, describing her modus operandi during the intervention periods and theoretical currents that supported her practice. The present work was divided in two phases, being the first phase developed in a Pre-School context, having the participation of nineteen children and the second phase developed in an Elementary School context, having the participation of eighteen children. The study was considered to be of qualitative nature, in order to allow a better understand of the participants as well as the obtained results. The trainee considered the child the center of the educational practice, where she has an active and fundamental role in all the teaching-learning process. |
id |
RCAP_1149d1201c09007f63eca18521eeff6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1395 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desafios da dupla habilitaçãoEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoPrática educativaAo longo dos últimos anos, tem-se verificado uma alteração, na forma como se encara a educação e o papel que a criança possui nesse processo. Tendo isto em consideração, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de refletir a evolução da prática educativa de uma estagiária, enquanto profissional da educação, descrevendo a sua forma de atuação durante os períodos de intervenção e as correntes teóricas que sustentaram a sua prática. O trabalho foi dividido em duas fases, tendo a primeira fase sido desenvolvida no contexto de Educação Pré-escolar, tendo contado com a participação de um grupo de dezanove crianças, e a segunda fase desenvolvida no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico e que contou com a participação de um grupo de dezoito crianças. O estudo realizado foi considerado de natureza qualitativa, a fim de permitir compreender melhor os participantes e os resultados do estudo. A estagiária considerou a criança como o centro da prática educativa, onde esta possui um papel ativo e preponderante em todo o processo de ensino-aprendizagem.ABSTRACT Along the last years the perspective of education and the role of the children on its process, has been changing. Taking this into consideration, the present work was developed with the objective of reflecting the evolution of the educational practice of a trainee while professional education, describing her modus operandi during the intervention periods and theoretical currents that supported her practice. The present work was divided in two phases, being the first phase developed in a Pre-School context, having the participation of nineteen children and the second phase developed in an Elementary School context, having the participation of eighteen children. The study was considered to be of qualitative nature, in order to allow a better understand of the participants as well as the obtained results. The trainee considered the child the center of the educational practice, where she has an active and fundamental role in all the teaching-learning process.2014-05-16T10:03:33Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1395TID:201460173porReis, Ritainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:47Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:50.270056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios da dupla habilitação |
title |
Desafios da dupla habilitação |
spellingShingle |
Desafios da dupla habilitação Reis, Rita Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Prática educativa |
title_short |
Desafios da dupla habilitação |
title_full |
Desafios da dupla habilitação |
title_fullStr |
Desafios da dupla habilitação |
title_full_unstemmed |
Desafios da dupla habilitação |
title_sort |
Desafios da dupla habilitação |
author |
Reis, Rita |
author_facet |
Reis, Rita |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Rita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Prática educativa |
topic |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Prática educativa |
description |
Ao longo dos últimos anos, tem-se verificado uma alteração, na forma como se encara a educação e o papel que a criança possui nesse processo. Tendo isto em consideração, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de refletir a evolução da prática educativa de uma estagiária, enquanto profissional da educação, descrevendo a sua forma de atuação durante os períodos de intervenção e as correntes teóricas que sustentaram a sua prática. O trabalho foi dividido em duas fases, tendo a primeira fase sido desenvolvida no contexto de Educação Pré-escolar, tendo contado com a participação de um grupo de dezanove crianças, e a segunda fase desenvolvida no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico e que contou com a participação de um grupo de dezoito crianças. O estudo realizado foi considerado de natureza qualitativa, a fim de permitir compreender melhor os participantes e os resultados do estudo. A estagiária considerou a criança como o centro da prática educativa, onde esta possui um papel ativo e preponderante em todo o processo de ensino-aprendizagem.ABSTRACT Along the last years the perspective of education and the role of the children on its process, has been changing. Taking this into consideration, the present work was developed with the objective of reflecting the evolution of the educational practice of a trainee while professional education, describing her modus operandi during the intervention periods and theoretical currents that supported her practice. The present work was divided in two phases, being the first phase developed in a Pre-School context, having the participation of nineteen children and the second phase developed in an Elementary School context, having the participation of eighteen children. The study was considered to be of qualitative nature, in order to allow a better understand of the participants as well as the obtained results. The trainee considered the child the center of the educational practice, where she has an active and fundamental role in all the teaching-learning process. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-16T10:03:33Z 2014-01-01T00:00:00Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1395 TID:201460173 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1395 |
identifier_str_mv |
TID:201460173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131622000295936 |