Desafios da dupla habilitação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Rita
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1395
Resumo: Ao longo dos últimos anos, tem-se verificado uma alteração, na forma como se encara a educação e o papel que a criança possui nesse processo. Tendo isto em consideração, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de refletir a evolução da prática educativa de uma estagiária, enquanto profissional da educação, descrevendo a sua forma de atuação durante os períodos de intervenção e as correntes teóricas que sustentaram a sua prática. O trabalho foi dividido em duas fases, tendo a primeira fase sido desenvolvida no contexto de Educação Pré-escolar, tendo contado com a participação de um grupo de dezanove crianças, e a segunda fase desenvolvida no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico e que contou com a participação de um grupo de dezoito crianças. O estudo realizado foi considerado de natureza qualitativa, a fim de permitir compreender melhor os participantes e os resultados do estudo. A estagiária considerou a criança como o centro da prática educativa, onde esta possui um papel ativo e preponderante em todo o processo de ensino-aprendizagem.ABSTRACT Along the last years the perspective of education and the role of the children on its process, has been changing. Taking this into consideration, the present work was developed with the objective of reflecting the evolution of the educational practice of a trainee while professional education, describing her modus operandi during the intervention periods and theoretical currents that supported her practice. The present work was divided in two phases, being the first phase developed in a Pre-School context, having the participation of nineteen children and the second phase developed in an Elementary School context, having the participation of eighteen children. The study was considered to be of qualitative nature, in order to allow a better understand of the participants as well as the obtained results. The trainee considered the child the center of the educational practice, where she has an active and fundamental role in all the teaching-learning process.
id RCAP_1149d1201c09007f63eca18521eeff6d
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1395
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafios da dupla habilitaçãoEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoPrática educativaAo longo dos últimos anos, tem-se verificado uma alteração, na forma como se encara a educação e o papel que a criança possui nesse processo. Tendo isto em consideração, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de refletir a evolução da prática educativa de uma estagiária, enquanto profissional da educação, descrevendo a sua forma de atuação durante os períodos de intervenção e as correntes teóricas que sustentaram a sua prática. O trabalho foi dividido em duas fases, tendo a primeira fase sido desenvolvida no contexto de Educação Pré-escolar, tendo contado com a participação de um grupo de dezanove crianças, e a segunda fase desenvolvida no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico e que contou com a participação de um grupo de dezoito crianças. O estudo realizado foi considerado de natureza qualitativa, a fim de permitir compreender melhor os participantes e os resultados do estudo. A estagiária considerou a criança como o centro da prática educativa, onde esta possui um papel ativo e preponderante em todo o processo de ensino-aprendizagem.ABSTRACT Along the last years the perspective of education and the role of the children on its process, has been changing. Taking this into consideration, the present work was developed with the objective of reflecting the evolution of the educational practice of a trainee while professional education, describing her modus operandi during the intervention periods and theoretical currents that supported her practice. The present work was divided in two phases, being the first phase developed in a Pre-School context, having the participation of nineteen children and the second phase developed in an Elementary School context, having the participation of eighteen children. The study was considered to be of qualitative nature, in order to allow a better understand of the participants as well as the obtained results. The trainee considered the child the center of the educational practice, where she has an active and fundamental role in all the teaching-learning process.2014-05-16T10:03:33Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1395TID:201460173porReis, Ritainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:47Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:50.270056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da dupla habilitação
title Desafios da dupla habilitação
spellingShingle Desafios da dupla habilitação
Reis, Rita
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Prática educativa
title_short Desafios da dupla habilitação
title_full Desafios da dupla habilitação
title_fullStr Desafios da dupla habilitação
title_full_unstemmed Desafios da dupla habilitação
title_sort Desafios da dupla habilitação
author Reis, Rita
author_facet Reis, Rita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Prática educativa
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Prática educativa
description Ao longo dos últimos anos, tem-se verificado uma alteração, na forma como se encara a educação e o papel que a criança possui nesse processo. Tendo isto em consideração, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de refletir a evolução da prática educativa de uma estagiária, enquanto profissional da educação, descrevendo a sua forma de atuação durante os períodos de intervenção e as correntes teóricas que sustentaram a sua prática. O trabalho foi dividido em duas fases, tendo a primeira fase sido desenvolvida no contexto de Educação Pré-escolar, tendo contado com a participação de um grupo de dezanove crianças, e a segunda fase desenvolvida no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico e que contou com a participação de um grupo de dezoito crianças. O estudo realizado foi considerado de natureza qualitativa, a fim de permitir compreender melhor os participantes e os resultados do estudo. A estagiária considerou a criança como o centro da prática educativa, onde esta possui um papel ativo e preponderante em todo o processo de ensino-aprendizagem.ABSTRACT Along the last years the perspective of education and the role of the children on its process, has been changing. Taking this into consideration, the present work was developed with the objective of reflecting the evolution of the educational practice of a trainee while professional education, describing her modus operandi during the intervention periods and theoretical currents that supported her practice. The present work was divided in two phases, being the first phase developed in a Pre-School context, having the participation of nineteen children and the second phase developed in an Elementary School context, having the participation of eighteen children. The study was considered to be of qualitative nature, in order to allow a better understand of the participants as well as the obtained results. The trainee considered the child the center of the educational practice, where she has an active and fundamental role in all the teaching-learning process.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-16T10:03:33Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1395
TID:201460173
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1395
identifier_str_mv TID:201460173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131622000295936