Estudo de Caso “A Propaganda no Estado Novo”:Uma abordagem de ensino/aprendizagem construtivista e cooperativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Flávio Alexandre Nico
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/81905
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_11bc3089008d58d806e86382fa1f6be8
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/81905
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo de Caso “A Propaganda no Estado Novo”:Uma abordagem de ensino/aprendizagem construtivista e cooperativaCase Study "Advertising in the New State":A teaching/lerning approach constructivist and cooperativeHistóriaPropagandaEducaçãoCompetênciasConstrutivismoHistoryAdvertisingEducationSkillsConstructivismRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO presente relatório teve como principal objetivo descrever as atividades letivas e extra letivas desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico realizado na Escola EB2/3 D. Inês de Castro em Coimbra, no ano letivo 2017-2018.Pretendeu-se ainda, apresentar o estudo de uma temática de natureza científica-didática estruturado no âmbito dos Projetos Didáticos I e II, do Mestrado em Ensino da História no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, e aprofundado neste relatório, sobre o tema “A Propaganda no Estado Novo”, bem como a sua aplicação didática.A aplicação didática realizada teve como objetivo aferir, através de um estudo de caso, se através de uma abordagem de ensino-aprendizagem construtiva e cooperativa é possível proporcionar aos alunos aprendizagens significativas e ativas.Como objetivo principal tivemos como premissa responder à seguinte questão:De que forma a aplicação de uma abordagem construtiva e cooperativa, materializada através de um trabalho prático em grupo, poderá proporcionar o desenvolvimento de competências cognitivas, procedimentais e de atitude no processo de construção do conhecimento do aluno? Como objectivos específicos pretendemos: - Identificar as implicações da utilização de uma metodologia de ensino aprendizagem construtiva e cooperativa, através da realização de um trabalho prático, no ensino da História; - Verificar se através da aplicação de uma metodologia de ensino/aprendizagem construtiva e cooperativa os alunos desenvolvem competências procedimentais de pesquisa, interpretação e análise de fontes históricas, espírito crítico e criativo; - Perceber se aplicação de uma metodologia de ensino/aprendizagem construtiva e cooperativa permite o desenvolvimento de competências atitudinais, interpessoais, de cooperação, trabalho em equipa e de responsabilidade social; - Verificar se através da aplicação de uma metodologia de ensino/aprendizagem construtiva e cooperativa os alunos adquirem conhecimentos específicos e aprofundados sobre o conteúdo temático 10.2 - Entre a ditadura e a democracia;The present report has the main objetive to describe teaching, and no teaching, activities developed during the Pedagogical Internship realized in Basic and Secondary School of D. Inês de Castro, in Coimbra in the school year of 2017-2018.Another objective is to present the study of a thematic of scientif and didactic nature, carried out in the context of Didatic Projects I and II, of the Master in Teaching in the 3rd cicle of the basic and secondary schools, under the theme “Advertising in the New State”, as well as its didactic application.The purpose of the didactic application was to assess, through a case of study, whether through a constructive and cooperation teaching-learning approach it is possible to provide students with meaningful and active learning.As a main objective we had as premise to answer the following question:How can the application of a constructive and cooperative approach, materialized through practical group work, be able to provide the development of cognitive, procedural and attitude skills in the process of student knowledge construction?Specific objectives are:- Identify the implications of the use of a methodology of teaching constructive and cooperative learning, through the accomplishment of a practical work, in the teaching of History;- To verify if through the application of a methodology of teaching / learning constructive and cooperative the students develop procedural competences of research, interpretation and analysis of historical sources, critical and creative spirit;- Understand if application of a constructive and cooperative teaching / learning methodology allows the development of attitudinal, interpersonal, cooperation, teamwork and social responsibility skills;- To verify if through the application of a methodology of teaching / learning constructive and cooperative the students acquire specific knowledge and in depth on the thematic content 10.2 - Between the dictatorship and the democracy;2018-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/81905http://hdl.handle.net/10316/81905TID:202044599porMoura, Flávio Alexandre Nicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-01-21T12:27:26Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/81905Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:03:54.994137Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de Caso “A Propaganda no Estado Novo”:Uma abordagem de ensino/aprendizagem construtivista e cooperativa
Case Study "Advertising in the New State":A teaching/lerning approach constructivist and cooperative
title Estudo de Caso “A Propaganda no Estado Novo”:Uma abordagem de ensino/aprendizagem construtivista e cooperativa
spellingShingle Estudo de Caso “A Propaganda no Estado Novo”:Uma abordagem de ensino/aprendizagem construtivista e cooperativa
Moura, Flávio Alexandre Nico
História
Propaganda
Educação
Competências
Construtivismo
History
Advertising
Education
Skills
Constructivism
title_short Estudo de Caso “A Propaganda no Estado Novo”:Uma abordagem de ensino/aprendizagem construtivista e cooperativa
title_full Estudo de Caso “A Propaganda no Estado Novo”:Uma abordagem de ensino/aprendizagem construtivista e cooperativa
title_fullStr Estudo de Caso “A Propaganda no Estado Novo”:Uma abordagem de ensino/aprendizagem construtivista e cooperativa
title_full_unstemmed Estudo de Caso “A Propaganda no Estado Novo”:Uma abordagem de ensino/aprendizagem construtivista e cooperativa
title_sort Estudo de Caso “A Propaganda no Estado Novo”:Uma abordagem de ensino/aprendizagem construtivista e cooperativa
author Moura, Flávio Alexandre Nico
author_facet Moura, Flávio Alexandre Nico
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Flávio Alexandre Nico
dc.subject.por.fl_str_mv História
Propaganda
Educação
Competências
Construtivismo
History
Advertising
Education
Skills
Constructivism
topic História
Propaganda
Educação
Competências
Construtivismo
History
Advertising
Education
Skills
Constructivism
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/81905
http://hdl.handle.net/10316/81905
TID:202044599
url http://hdl.handle.net/10316/81905
identifier_str_mv TID:202044599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133932279562240