Educação de jovens e adultos, juvenilização e gestão escolar : um estudo numa escola pública no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Tânia Mara Serzanink de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/32586
Resumo: O contexto de vulnerabilidade social, situação de pobreza e grande desigualdade que caracteriza a população brasileira resulta em violação do direito à educação na idade correta, fazendo com que muitos brasileiros necessitem recorrer à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os milhões de adultos analfabetos foram impedidos de frequentar a escola porque precisaram, desde muito cedo, trabalhar para assegurar a subsistência própria e de sua família. Para compreender melhor essa modalidade educacional esta dissertação apresenta um breve histórico da EJA no Brasil, diagnóstico situacional, as principais políticas públicas, programas, ações e marcos legais da modalidade, além de analisar o lócus da política de EJA - a escola. Examina, especialmente, a juvenilização do público da EJA - fenômeno que vem crescendo nos últimos anos. Assim, a pesquisa investigou como a gestão escolar de uma escola pública do DF compreende e atua com relação à EJA, à juvenilização e ao funcionamento e avanço da modalidade na escola. A hipótese inicial era de que a atuação do gestor educacional, responsável por operacionalizar as ações da EJA, pode minimizar as dificuldades da modalidade com vistas a evitar que o fenômeno da juvenilização ocorra na instituição. O estudo buscou compreender a realidade da organização educacional a partir dos modelos organizacionais burocrático e comunitário ou colegial, metodologias utilizadas, papeis especializados e relações vivenciais construídas na escola analisada. A investigação foi qualitativa, por meio do estudo de caso com pesquisa documental e entrevistas com os profissionais da educação na escola para obtenção dos dados. Concluiu-se que o fenômeno da juvenilização é multideterminado, mas que uma perspectiva democrática mais participativa pode contribuir para a modalidade EJA.
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Para compreender melhor essa modalidade educacional esta dissertação apresenta um breve histórico da EJA no Brasil, diagnóstico situacional, as principais políticas públicas, programas, ações e marcos legais da modalidade, além de analisar o lócus da política de EJA - a escola. Examina, especialmente, a juvenilização do público da EJA - fenômeno que vem crescendo nos últimos anos. Assim, a pesquisa investigou como a gestão escolar de uma escola pública do DF compreende e atua com relação à EJA, à juvenilização e ao funcionamento e avanço da modalidade na escola. A hipótese inicial era de que a atuação do gestor educacional, responsável por operacionalizar as ações da EJA, pode minimizar as dificuldades da modalidade com vistas a evitar que o fenômeno da juvenilização ocorra na instituição. O estudo buscou compreender a realidade da organização educacional a partir dos modelos organizacionais burocrático e comunitário ou colegial, metodologias utilizadas, papeis especializados e relações vivenciais construídas na escola analisada. A investigação foi qualitativa, por meio do estudo de caso com pesquisa documental e entrevistas com os profissionais da educação na escola para obtenção dos dados. Concluiu-se que o fenômeno da juvenilização é multideterminado, mas que uma perspectiva democrática mais participativa pode contribuir para a modalidade EJA.The context of social vulnerability, poverty and the great inequality that characterizes the Brazilian population results in violation of the right to education at the correct age or time, causing many Brazilians to resort to Late Educational Programs for the Young and Adults (EJA in Portuguese). Millions of illiterate adults were prevented from attending school because they needed, since early age, to work to ensure the livelihood for them and their own family. To better understand this educational modality this dissertation presents a brief history of EJA in Brazil, a situational diagnostic, the main public policies, programs, actions and legal marks of that modality, besides analyzing the locus of the EJA politics – the school. It examines, especially, the process of the public of EJA getting earlier to the programs “juvenilization” – a phenomenon which has been increasing in the last years. Thus, the research looked into how the school management of a public school in the Federal District, understands and acts regarding to EJA, the process of younger adults attending to the programs, and the advance of that modality in the school. The initial hypothesis was that the performance of the educational manager, who is responsible for the operationalization of the EJA, can minimize the difficulties of the modality aiming to avoid the phenomenon of “juvenilization” in the institution. The study sought to understand the reality of the educational organization starting from the organizational bureaucratic and communitarian or collegiate models, methodologies used, specialized papers and living relations constructed in the school analyzed. The investigation was qualitative, by case study with documental research and interviews with the educational professionals at the school for obtaining the data. It was concluded that the “juvenilization” phenomenon is multidetermined, but that a democratic perspective, more participative, can contribute to the EJA modality.Estêvão, Carlos Alberto VilarVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, Tânia Mara Serzanink de2021-04-14T15:35:03Z2020-12-182020-082020-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32586TID:202667960porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:38:04Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:19.499372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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