Hiperactividade com défice de atenção : que soluções? : proposta de construção de um programa de formação de pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malaca, Isabel Maria Mendes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/736
Resumo: Tese de mestrado integrado em Psicologia (Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva Comportamental e Integrativa), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
id RCAP_120593ea5f73be2ba5aac736567dcebe
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/736
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Hiperactividade com défice de atenção : que soluções? : proposta de construção de um programa de formação de paisHiperactividadeFormação dos paisTeses de mestradoTese de mestrado integrado em Psicologia (Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva Comportamental e Integrativa), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008A Formação para Pais é apresentada na literatura científica como um recurso e uma mais valia nas sociedades actuais, ao auxiliar os pais no desempenho do seu papel de educadores. Utilizando uma abordagem baseada na Terapia Breve Orientada para as Soluções, esta investigação tem como objectivo central a realização de um estudo exploratório e descritivo, destinado à posterior proposta de desenvolvimento de um Programa de Formação Parental para pais cujos filhos, em idade escolar, tenham sido diagnosticados com Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção. Através da análise de conteúdo das respostas a entrevistas construídas especificamente para o estudo, com base nos princípios do modelo terapêutico centrado nas soluções, e feitas a 5 pais com filhos diagnosticados com PHDA, oriundos de uma região do interior do país, e que são acompanhados em contexto hospitalar por uma equipa médica, propõe-se um conjunto de linhas orientadoras para as sessões de um Programa de Formação Parental. Estas são focadas na co-construção de soluções entre psicoterapeuta e pais, para fazer face ao comportamento hiperactivo e com défice de atenção das crianças, bem como no potenciar dos recursos e do envolvimento parental na intervenção com crianças possuidoras deste diagnóstico.Parent training is presented in scientific literature as a resource in current societies, as it helps parents to play their role as educators in a more informed and efficacious manner.Using Solution Focused Brief Therapy as the structural approach, this research involved an exploratory and descriptive study aimed ultimately for the development of a Parental Training Program for parents whose children were diagnosed with Attention Deficit Hyperactive Disorder. The author brought together a specific interview for this study, based on the Solutions Model. It was applied to 5 parents whose children were diagnosed with ADHD and that are being medically supported at a hospital in an inner sub-urban region of Portugal. Through the content analysis of the provided answers, the study suggests a list of guide-lines for a future Parenting Program and details the specific parent training sessions using the same SFBT model. These sessions are focused in the co-construction of solutions between therapist and parents, in order to deal with children's hyperactive/attention behaviour, as well as aimed to create empowerment in parents and active involvement in the intervention with children with this diagnosis.Marujo, Helena Águeda, 1958-Repositório da Universidade de LisboaMalaca, Isabel Maria Mendes2010-07-21T10:51:50Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/736porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:29.814566Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Hiperactividade com défice de atenção : que soluções? : proposta de construção de um programa de formação de pais
title Hiperactividade com défice de atenção : que soluções? : proposta de construção de um programa de formação de pais
spellingShingle Hiperactividade com défice de atenção : que soluções? : proposta de construção de um programa de formação de pais
Malaca, Isabel Maria Mendes
Hiperactividade
Formação dos pais
Teses de mestrado
title_short Hiperactividade com défice de atenção : que soluções? : proposta de construção de um programa de formação de pais
title_full Hiperactividade com défice de atenção : que soluções? : proposta de construção de um programa de formação de pais
title_fullStr Hiperactividade com défice de atenção : que soluções? : proposta de construção de um programa de formação de pais
title_full_unstemmed Hiperactividade com défice de atenção : que soluções? : proposta de construção de um programa de formação de pais
title_sort Hiperactividade com défice de atenção : que soluções? : proposta de construção de um programa de formação de pais
author Malaca, Isabel Maria Mendes
author_facet Malaca, Isabel Maria Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marujo, Helena Águeda, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Malaca, Isabel Maria Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Hiperactividade
Formação dos pais
Teses de mestrado
topic Hiperactividade
Formação dos pais
Teses de mestrado
description Tese de mestrado integrado em Psicologia (Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva Comportamental e Integrativa), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2010-07-21T10:51:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/736
url http://hdl.handle.net/10451/736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134156440993792