Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: a Música e a integração pedagógica no processo de ensino e aprendizagem do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/1723 |
Resumo: | O presente relatório refere-se ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. A Parte I refere-se à dimensão reflexiva, onde será apresentada uma reflexão acerca do percurso percorrido ao longo da Prática Pedagógica e todos os contextos envolvidos: Creche, Jardim-de-Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta, serão abordados os referentes: observação, planificação e intervenção, aprendizagens e, por fim, dificuldades. Para além disso, irá considerar-se o papel investigativo do educador/professor. A dimensão investigativa, presente na Parte II do relatório, diz respeito a um estudo realizado no 2.º e no 3.º semestre do mestrado, correspondentes aos anos letivos 2013/2014 e 2014/2015, no qual participaram duas turmas, uma de 2.º e outra de 3.º ano de escolaridade, respetivamente. Sendo a temática do estudo a integração pedagógica formulou-se a seguinte questão de partida: “De que forma a integração pedagógica da Música pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem do 1.º Ciclo do Ensino Básico?”. Através da recolha de dados e, posterior, organização e análise pode sugerir-se que foram diversas as aprendizagens realizadas pelos alunos, desenvolvidas de acordo com a planificação e respetiva implementação das propostas educativas. Estas propostas possibilitaram que os alunos, através da canção, desenvolvessem aprendizagens relativas a todas as áreas integradas com o domínio da Música. |
id |
RCAP_122b7ab72416cd7b535cf6c176208819 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1723 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: a Música e a integração pedagógica no processo de ensino e aprendizagem do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloMúsicaDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório refere-se ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. A Parte I refere-se à dimensão reflexiva, onde será apresentada uma reflexão acerca do percurso percorrido ao longo da Prática Pedagógica e todos os contextos envolvidos: Creche, Jardim-de-Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta, serão abordados os referentes: observação, planificação e intervenção, aprendizagens e, por fim, dificuldades. Para além disso, irá considerar-se o papel investigativo do educador/professor. A dimensão investigativa, presente na Parte II do relatório, diz respeito a um estudo realizado no 2.º e no 3.º semestre do mestrado, correspondentes aos anos letivos 2013/2014 e 2014/2015, no qual participaram duas turmas, uma de 2.º e outra de 3.º ano de escolaridade, respetivamente. Sendo a temática do estudo a integração pedagógica formulou-se a seguinte questão de partida: “De que forma a integração pedagógica da Música pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem do 1.º Ciclo do Ensino Básico?”. Através da recolha de dados e, posterior, organização e análise pode sugerir-se que foram diversas as aprendizagens realizadas pelos alunos, desenvolvidas de acordo com a planificação e respetiva implementação das propostas educativas. Estas propostas possibilitaram que os alunos, através da canção, desenvolvessem aprendizagens relativas a todas as áreas integradas com o domínio da Música.Milhano, Sandrina Diniz FernandesIC-OnlineMarques, Diana Filipa Santos2016-03-31T15:54:57Z2015-05-262015-05-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1723TID:201106817porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:34Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:16.464611Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: a Música e a integração pedagógica no processo de ensino e aprendizagem do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: a Música e a integração pedagógica no processo de ensino e aprendizagem do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: a Música e a integração pedagógica no processo de ensino e aprendizagem do 1.º Ciclo do Ensino Básico Marques, Diana Filipa Santos Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Música Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: a Música e a integração pedagógica no processo de ensino e aprendizagem do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: a Música e a integração pedagógica no processo de ensino e aprendizagem do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: a Música e a integração pedagógica no processo de ensino e aprendizagem do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: a Música e a integração pedagógica no processo de ensino e aprendizagem do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: a Música e a integração pedagógica no processo de ensino e aprendizagem do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Marques, Diana Filipa Santos |
author_facet |
Marques, Diana Filipa Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Milhano, Sandrina Diniz Fernandes IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Diana Filipa Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Música Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Música Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O presente relatório refere-se ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. A Parte I refere-se à dimensão reflexiva, onde será apresentada uma reflexão acerca do percurso percorrido ao longo da Prática Pedagógica e todos os contextos envolvidos: Creche, Jardim-de-Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta, serão abordados os referentes: observação, planificação e intervenção, aprendizagens e, por fim, dificuldades. Para além disso, irá considerar-se o papel investigativo do educador/professor. A dimensão investigativa, presente na Parte II do relatório, diz respeito a um estudo realizado no 2.º e no 3.º semestre do mestrado, correspondentes aos anos letivos 2013/2014 e 2014/2015, no qual participaram duas turmas, uma de 2.º e outra de 3.º ano de escolaridade, respetivamente. Sendo a temática do estudo a integração pedagógica formulou-se a seguinte questão de partida: “De que forma a integração pedagógica da Música pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem do 1.º Ciclo do Ensino Básico?”. Através da recolha de dados e, posterior, organização e análise pode sugerir-se que foram diversas as aprendizagens realizadas pelos alunos, desenvolvidas de acordo com a planificação e respetiva implementação das propostas educativas. Estas propostas possibilitaram que os alunos, através da canção, desenvolvessem aprendizagens relativas a todas as áreas integradas com o domínio da Música. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-26 2015-05-26T00:00:00Z 2016-03-31T15:54:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/1723 TID:201106817 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/1723 |
identifier_str_mv |
TID:201106817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136958357700608 |