Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: a integração pedagógica da Música no processo de ensino e aprendizagem do Português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/2135 |
Resumo: | O presente relatório refere-se ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes. A parte I corresponde à dimensão reflexiva na qual se apresenta uma reflexão acerca do percurso desenvolvido ao longo das Práticas Pedagógicas nos vários contextos: Creche, Jardim-de-Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta parte encontra-se estruturada de acordo com um conjunto de referentes: observação, planificação e intervenção, dificuldades e, por último, aprendizagens. Além disso, inclui-se o papel reflexivo e investigativo do educador e professor. A parte II apresenta a dimensão investigativa referente a um estudo realizado numa turma de 3.º ano de escolaridade, que incidiu na temática da integração pedagógica da Música no processo de ensino e aprendizagem da área curricular de Português. Esta investigação dispõe de um caráter qualitativo, uma vez que se pretendeu compreender as potencialidades da integração pedagógica da Música no processo de ensino e aprendizagem do Português. Após a organização e análise dos dados recolhidos pode sugerir-se que a utilização da canção, enquanto instrumento de integração, proporcionou aos alunos diversas aprendizagens no domínio da Música e na área de Português. |
id |
RCAP_127e420d8e9f056bb598ee7c5d268c66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2135 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: a integração pedagógica da Música no processo de ensino e aprendizagem do PortuguêsEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloMúsicaEnsino da Língua PortuguesaDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório refere-se ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes. A parte I corresponde à dimensão reflexiva na qual se apresenta uma reflexão acerca do percurso desenvolvido ao longo das Práticas Pedagógicas nos vários contextos: Creche, Jardim-de-Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta parte encontra-se estruturada de acordo com um conjunto de referentes: observação, planificação e intervenção, dificuldades e, por último, aprendizagens. Além disso, inclui-se o papel reflexivo e investigativo do educador e professor. A parte II apresenta a dimensão investigativa referente a um estudo realizado numa turma de 3.º ano de escolaridade, que incidiu na temática da integração pedagógica da Música no processo de ensino e aprendizagem da área curricular de Português. Esta investigação dispõe de um caráter qualitativo, uma vez que se pretendeu compreender as potencialidades da integração pedagógica da Música no processo de ensino e aprendizagem do Português. Após a organização e análise dos dados recolhidos pode sugerir-se que a utilização da canção, enquanto instrumento de integração, proporcionou aos alunos diversas aprendizagens no domínio da Música e na área de Português.Milhano, Sandrina Diniz FernandesIC-OnlinePerestrelo, Mónica Marques2016-09-07T14:01:11Z2016-06-292016-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2135TID:201240491porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:44:25Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:34.127321Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: a integração pedagógica da Música no processo de ensino e aprendizagem do Português |
title |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: a integração pedagógica da Música no processo de ensino e aprendizagem do Português |
spellingShingle |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: a integração pedagógica da Música no processo de ensino e aprendizagem do Português Perestrelo, Mónica Marques Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Música Ensino da Língua Portuguesa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: a integração pedagógica da Música no processo de ensino e aprendizagem do Português |
title_full |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: a integração pedagógica da Música no processo de ensino e aprendizagem do Português |
title_fullStr |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: a integração pedagógica da Música no processo de ensino e aprendizagem do Português |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: a integração pedagógica da Música no processo de ensino e aprendizagem do Português |
title_sort |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: a integração pedagógica da Música no processo de ensino e aprendizagem do Português |
author |
Perestrelo, Mónica Marques |
author_facet |
Perestrelo, Mónica Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Milhano, Sandrina Diniz Fernandes IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perestrelo, Mónica Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Música Ensino da Língua Portuguesa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Música Ensino da Língua Portuguesa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O presente relatório refere-se ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes. A parte I corresponde à dimensão reflexiva na qual se apresenta uma reflexão acerca do percurso desenvolvido ao longo das Práticas Pedagógicas nos vários contextos: Creche, Jardim-de-Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta parte encontra-se estruturada de acordo com um conjunto de referentes: observação, planificação e intervenção, dificuldades e, por último, aprendizagens. Além disso, inclui-se o papel reflexivo e investigativo do educador e professor. A parte II apresenta a dimensão investigativa referente a um estudo realizado numa turma de 3.º ano de escolaridade, que incidiu na temática da integração pedagógica da Música no processo de ensino e aprendizagem da área curricular de Português. Esta investigação dispõe de um caráter qualitativo, uma vez que se pretendeu compreender as potencialidades da integração pedagógica da Música no processo de ensino e aprendizagem do Português. Após a organização e análise dos dados recolhidos pode sugerir-se que a utilização da canção, enquanto instrumento de integração, proporcionou aos alunos diversas aprendizagens no domínio da Música e na área de Português. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-07T14:01:11Z 2016-06-29 2016-06-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/2135 TID:201240491 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/2135 |
identifier_str_mv |
TID:201240491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136960982286336 |