Aprender Ciências no ensino básico: um estudo comparativo dos diferentes conteúdos e metodologias utilizadas em diferentes países europeus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Maria dos Anjos
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Neves, Luísa, Peixoto, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3735
Resumo: A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo participou desde 1993 nos Cursos Intensivos "Scientific Subjects in Primary Education, inseridos no Programa Socrates/Erasmus, coordenado pelo professor dinamarquês Anders Hove do Ribe Statsseminarium, financiados pela Comunidade Europeia. Um dos objectivos destes cursos era comparar conteúdos e metodologias de ensino das ciências no ensino básico nos países participantes: Dinamarca, Escócia, Noruega e Portugal. Neste artigo faremos uma descrição da estrutura desses cursos, seus objectivos, procedimentos e avaliação efectuada. Finalmente, traçaremos algumas implicações para a formação de professores num quadro de referência europeia.
id RCAP_12b8c932e93a6e7eb17228d5b8ad8f83
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3735
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender Ciências no ensino básico: um estudo comparativo dos diferentes conteúdos e metodologias utilizadas em diferentes países europeusA Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo participou desde 1993 nos Cursos Intensivos "Scientific Subjects in Primary Education, inseridos no Programa Socrates/Erasmus, coordenado pelo professor dinamarquês Anders Hove do Ribe Statsseminarium, financiados pela Comunidade Europeia. Um dos objectivos destes cursos era comparar conteúdos e metodologias de ensino das ciências no ensino básico nos países participantes: Dinamarca, Escócia, Noruega e Portugal. Neste artigo faremos uma descrição da estrutura desses cursos, seus objectivos, procedimentos e avaliação efectuada. Finalmente, traçaremos algumas implicações para a formação de professores num quadro de referência europeia.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo2023-11-21T10:17:52Z2002-01-01T00:00:00Z20022022-11-04T12:15:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3735porFaria, Maria dos AnjosNeves, LuísaPeixoto, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-30T07:28:16Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3735Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:19.113712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender Ciências no ensino básico: um estudo comparativo dos diferentes conteúdos e metodologias utilizadas em diferentes países europeus
title Aprender Ciências no ensino básico: um estudo comparativo dos diferentes conteúdos e metodologias utilizadas em diferentes países europeus
spellingShingle Aprender Ciências no ensino básico: um estudo comparativo dos diferentes conteúdos e metodologias utilizadas em diferentes países europeus
Faria, Maria dos Anjos
title_short Aprender Ciências no ensino básico: um estudo comparativo dos diferentes conteúdos e metodologias utilizadas em diferentes países europeus
title_full Aprender Ciências no ensino básico: um estudo comparativo dos diferentes conteúdos e metodologias utilizadas em diferentes países europeus
title_fullStr Aprender Ciências no ensino básico: um estudo comparativo dos diferentes conteúdos e metodologias utilizadas em diferentes países europeus
title_full_unstemmed Aprender Ciências no ensino básico: um estudo comparativo dos diferentes conteúdos e metodologias utilizadas em diferentes países europeus
title_sort Aprender Ciências no ensino básico: um estudo comparativo dos diferentes conteúdos e metodologias utilizadas em diferentes países europeus
author Faria, Maria dos Anjos
author_facet Faria, Maria dos Anjos
Neves, Luísa
Peixoto, Ana
author_role author
author2 Neves, Luísa
Peixoto, Ana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Maria dos Anjos
Neves, Luísa
Peixoto, Ana
description A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo participou desde 1993 nos Cursos Intensivos "Scientific Subjects in Primary Education, inseridos no Programa Socrates/Erasmus, coordenado pelo professor dinamarquês Anders Hove do Ribe Statsseminarium, financiados pela Comunidade Europeia. Um dos objectivos destes cursos era comparar conteúdos e metodologias de ensino das ciências no ensino básico nos países participantes: Dinamarca, Escócia, Noruega e Portugal. Neste artigo faremos uma descrição da estrutura desses cursos, seus objectivos, procedimentos e avaliação efectuada. Finalmente, traçaremos algumas implicações para a formação de professores num quadro de referência europeia.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01T00:00:00Z
2002
2022-11-04T12:15:01Z
2023-11-21T10:17:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/3735
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/3735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136308438761472