Projecto de Um Motor de Combustão Interna para Um Veículo Automóvel Utilitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pita, Hernâni Joaquim Tiago
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/20051
Resumo: Dissertação de Mestrado, em Engenharia Automóvel, aprsentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
id RCAP_12d1953d1dfc6103610f38023f28f4c4
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/20051
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projecto de Um Motor de Combustão Interna para Um Veículo Automóvel UtilitárioMotor de combustão internaNEDCAutomóvelDesempenhoSimulaçãoConsumoDissertação de Mestrado, em Engenharia Automóvel, aprsentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de CoimbraO objectivo deste trabalho é encontrar qual o melhor motor de combustão interna para equipar um automóvel utilitário. Isto é alcançado através da análise dos resultados de um programa de simulação do ciclo de funcionamento do motor, de um programa de simulação do ensaio NEDC (New European Driving Cycle) e de um programa de simulação do tempo que um automóvel precisa para acelerar desde o repouso até atingir uma dada velocidade pré-definida ou percorrer uma dada distância pré-definida. Com estas ferramentas conseguimos prever o comportamento e o desempenho do automóvel. Os programas possibilitam a simulação de vários motores para alcançar uma conclusão fiável sobre a melhor escolha do motor. São realizadas simulações do ciclo de funcionamento de cada motor de modo a conhecer as curvas características de cada um. As curvas são posteriormente introduzidas no programa de simulação de aceleração e no programa de simulação do ciclo NEDC. Com os resultados obtidos com os programas analisamos qual o motor que melhor preenche os critérios estabelecidos de desempenho de um automóvel utilitário. Com estes resultados o motor que melhor satisfaz os critérios estabelecidos é o motor de três cilindros e 1021 cm3 de cilindrada.Abstract The goal of this thesis is to find out which internal combustion engine is the best to power a city utility car. This is accomplished by analyzing the results of a simulation program of the engine operating cycle, a simulation program of the NEDC (New European Driving Cycle) test and a simulation program of the time an automobile needs to accelerate from rest to reach a given speed pre-defined or travel a given preset distance. With these tools we can predict the performance and behavior of the automobile. The programs allow us to simulate several engines to obtain a reliable conclusion on the best choice for the engine. Simulations of the operating cycle of each engine are performed in order to know the characteristic curves of each one. These curves are then introduced in the simulation program of the time an automobile needs to accelerate from rest to reach a given predefined speed or travel a given preset distance and in the simulation program of the NEDC test. With the results of the programs we analyze which engine best meets the criteria of performance of a city utility automobile. With the results gathered from the programs, the engine that best fits a city utility automobile meeting the criteria established would be the three cylinder engine with 1021 cm3 displacement volume.2011-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/20051http://hdl.handle.net/10316/20051porPita, Hernâni Joaquim Tiago - Projecto de Um Motor de Combustão Interna para Um Veículo Automóvel Utilitário. Coimbra [.n.],2011.Dissertação de MestradoPita, Hernâni Joaquim Tiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:06Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/20051Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:58:48.665270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projecto de Um Motor de Combustão Interna para Um Veículo Automóvel Utilitário
title Projecto de Um Motor de Combustão Interna para Um Veículo Automóvel Utilitário
spellingShingle Projecto de Um Motor de Combustão Interna para Um Veículo Automóvel Utilitário
Pita, Hernâni Joaquim Tiago
Motor de combustão interna
NEDC
Automóvel
Desempenho
Simulação
Consumo
title_short Projecto de Um Motor de Combustão Interna para Um Veículo Automóvel Utilitário
title_full Projecto de Um Motor de Combustão Interna para Um Veículo Automóvel Utilitário
title_fullStr Projecto de Um Motor de Combustão Interna para Um Veículo Automóvel Utilitário
title_full_unstemmed Projecto de Um Motor de Combustão Interna para Um Veículo Automóvel Utilitário
title_sort Projecto de Um Motor de Combustão Interna para Um Veículo Automóvel Utilitário
author Pita, Hernâni Joaquim Tiago
author_facet Pita, Hernâni Joaquim Tiago
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pita, Hernâni Joaquim Tiago
dc.subject.por.fl_str_mv Motor de combustão interna
NEDC
Automóvel
Desempenho
Simulação
Consumo
topic Motor de combustão interna
NEDC
Automóvel
Desempenho
Simulação
Consumo
description Dissertação de Mestrado, em Engenharia Automóvel, aprsentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/20051
http://hdl.handle.net/10316/20051
url http://hdl.handle.net/10316/20051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pita, Hernâni Joaquim Tiago - Projecto de Um Motor de Combustão Interna para Um Veículo Automóvel Utilitário. Coimbra [.n.],2011.Dissertação de Mestrado
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133880205180928