A desalavancagem financeira em Portugal: caso Montepio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nazaré Araújo Pires da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/15086
Resumo: O presente relatório tem por base o estágio desenvolvido na Caixa Económica Montepio Geral. As principais atividades desenvolvidas centram-se na concessão de crédito e nos depósitos, dado o seu grande peso na atividade bancária. O setor bancário assumiu ao longo dos anos uma grande importância para a Economia desenvolvendo a intermediação financeira e auxiliando os agentes económicos a adquirem financiamento e a rentabilizarem as suas poupanças. Mas ao longo dos anos o facilitismo associado ao crédito levou a que vários países se alavancassem em excesso, assim como os seus agentes económicos. Os bancos portugueses encontram-se desde 2008 no processo de desalavancagem financeira, possuindo desde 2011 o apoio do FMI, devido ao Programa de Ajustamento Económico e Financeiro e tendo como base as medidas de Basileia III que seriam impostas a partir de 2013. Este trabalho procura identificar como é que a desalavancagem financeira foi feita em Portugal e na Caixa Económica Montepio Geral durante e depois da crise financeira e quais foram os seus impactos. Ao mesmo tempo, através de uma análise qualitativa, perceber quais foram as causas para as modificações encontradas na região de Braga dos depósitos e dos créditos na Caixa Económica Montepio Geral.
id RCAP_1316c351f9ada58384bc5a150a624e08
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/15086
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A desalavancagem financeira em Portugal: caso MontepioGestãoCrise financeiraCréditoGestão financeira - BancosO presente relatório tem por base o estágio desenvolvido na Caixa Económica Montepio Geral. As principais atividades desenvolvidas centram-se na concessão de crédito e nos depósitos, dado o seu grande peso na atividade bancária. O setor bancário assumiu ao longo dos anos uma grande importância para a Economia desenvolvendo a intermediação financeira e auxiliando os agentes económicos a adquirem financiamento e a rentabilizarem as suas poupanças. Mas ao longo dos anos o facilitismo associado ao crédito levou a que vários países se alavancassem em excesso, assim como os seus agentes económicos. Os bancos portugueses encontram-se desde 2008 no processo de desalavancagem financeira, possuindo desde 2011 o apoio do FMI, devido ao Programa de Ajustamento Económico e Financeiro e tendo como base as medidas de Basileia III que seriam impostas a partir de 2013. Este trabalho procura identificar como é que a desalavancagem financeira foi feita em Portugal e na Caixa Económica Montepio Geral durante e depois da crise financeira e quais foram os seus impactos. Ao mesmo tempo, através de uma análise qualitativa, perceber quais foram as causas para as modificações encontradas na região de Braga dos depósitos e dos créditos na Caixa Económica Montepio Geral.This report is based on the developed traineeship in Caixa Económica Montepio Geral. The principal activities focus on lending and deposits, given its large weight in banking. The banking sector has taken over the years a great importance for the economy developing financial intermediation and assisting economic agents to acquire funding and to monetize their savings. But over the years the easy credit led to several countries to leverage in excess, as well as its economic agents. Portuguese banks are since 2008 promoting financial deleveraging, and have since 2011 been supported by the IMF due to the Plan of Economic and Financial Adjustment and based on the Basel III measures that would be imposed from 2013 onwards.This report seeks to identify how the deleveraging was made in Portugal and at Caixa Económica Montepio Geral during and after the financial crisis and what were their impacts. At the same time, through a qualitative analysis to understand what were the causes for the changes found in the region of Braga deposits and credits in Caixa Económica Montepio Geral.Universidade de Aveiro2016-01-19T12:00:13Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15086TID:201587840porSilva, Nazaré Araújo Pires dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-17T03:40:50ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A desalavancagem financeira em Portugal: caso Montepio
title A desalavancagem financeira em Portugal: caso Montepio
spellingShingle A desalavancagem financeira em Portugal: caso Montepio
Silva, Nazaré Araújo Pires da
Gestão
Crise financeira
Crédito
Gestão financeira - Bancos
title_short A desalavancagem financeira em Portugal: caso Montepio
title_full A desalavancagem financeira em Portugal: caso Montepio
title_fullStr A desalavancagem financeira em Portugal: caso Montepio
title_full_unstemmed A desalavancagem financeira em Portugal: caso Montepio
title_sort A desalavancagem financeira em Portugal: caso Montepio
author Silva, Nazaré Araújo Pires da
author_facet Silva, Nazaré Araújo Pires da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nazaré Araújo Pires da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Crise financeira
Crédito
Gestão financeira - Bancos
topic Gestão
Crise financeira
Crédito
Gestão financeira - Bancos
description O presente relatório tem por base o estágio desenvolvido na Caixa Económica Montepio Geral. As principais atividades desenvolvidas centram-se na concessão de crédito e nos depósitos, dado o seu grande peso na atividade bancária. O setor bancário assumiu ao longo dos anos uma grande importância para a Economia desenvolvendo a intermediação financeira e auxiliando os agentes económicos a adquirem financiamento e a rentabilizarem as suas poupanças. Mas ao longo dos anos o facilitismo associado ao crédito levou a que vários países se alavancassem em excesso, assim como os seus agentes económicos. Os bancos portugueses encontram-se desde 2008 no processo de desalavancagem financeira, possuindo desde 2011 o apoio do FMI, devido ao Programa de Ajustamento Económico e Financeiro e tendo como base as medidas de Basileia III que seriam impostas a partir de 2013. Este trabalho procura identificar como é que a desalavancagem financeira foi feita em Portugal e na Caixa Económica Montepio Geral durante e depois da crise financeira e quais foram os seus impactos. Ao mesmo tempo, através de uma análise qualitativa, perceber quais foram as causas para as modificações encontradas na região de Braga dos depósitos e dos créditos na Caixa Económica Montepio Geral.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2016-01-19T12:00:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/15086
TID:201587840
url http://hdl.handle.net/10773/15086
identifier_str_mv TID:201587840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303515253702656