As Barcas, de Gil Vicente, cinco séculos depois
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/85263 |
Resumo: | As três peças que designamos por Barcas foram sequencialmente representadas, entre 1516 ou 1517 (Auto da Barca do Inferno) e 1519 (Auto da Embarcação da Glória), e constituem, porventura, a síntese menos incompleta de toda a vasta obra vicentina. |
id |
RCAP_1369ec5147dad1a3ffea44a7640d2fee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/85263 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As Barcas, de Gil Vicente, cinco séculos depoisGil Vicente; alegoria, teatroAs três peças que designamos por Barcas foram sequencialmente representadas, entre 1516 ou 1517 (Auto da Barca do Inferno) e 1519 (Auto da Embarcação da Glória), e constituem, porventura, a síntese menos incompleta de toda a vasta obra vicentina.Conçus et représentés au milieu d'une longue carrière, les trois actes sacramentels que Gil Vicente a consacrés au Salut des âmes sont bien souvent considérés comme un résumé incomplet de sa vaste production littéraire. Tout en reconnaissant cette centralité dans l'oeuvre de Vicente, cette étude propose avant tout un bilan critique de la réception des Barcas, tant sur le plan théatral que littéraire.Conceived and performed in the middle of a long career, the three Autos that Gil Vicente devoted to the Christian Salvation of the human soul are many times understood as an imperfect synthesis of this extensive work. In addiction of recognising of these three plays, the present study is mainly focused on a critical balance about the reception of the Barcas in a literary and theatrical level.Universidad de Toulouse - Jean Jaurès2018-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/85263http://hdl.handle.net/10316/85263porBernardes, José Augusto Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-12-10T14:14:29Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85263Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:37.314473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Barcas, de Gil Vicente, cinco séculos depois |
title |
As Barcas, de Gil Vicente, cinco séculos depois |
spellingShingle |
As Barcas, de Gil Vicente, cinco séculos depois Bernardes, José Augusto Cardoso Gil Vicente; alegoria, teatro |
title_short |
As Barcas, de Gil Vicente, cinco séculos depois |
title_full |
As Barcas, de Gil Vicente, cinco séculos depois |
title_fullStr |
As Barcas, de Gil Vicente, cinco séculos depois |
title_full_unstemmed |
As Barcas, de Gil Vicente, cinco séculos depois |
title_sort |
As Barcas, de Gil Vicente, cinco séculos depois |
author |
Bernardes, José Augusto Cardoso |
author_facet |
Bernardes, José Augusto Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardes, José Augusto Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gil Vicente; alegoria, teatro |
topic |
Gil Vicente; alegoria, teatro |
description |
As três peças que designamos por Barcas foram sequencialmente representadas, entre 1516 ou 1517 (Auto da Barca do Inferno) e 1519 (Auto da Embarcação da Glória), e constituem, porventura, a síntese menos incompleta de toda a vasta obra vicentina. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/85263 http://hdl.handle.net/10316/85263 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/85263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de Toulouse - Jean Jaurès |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de Toulouse - Jean Jaurès |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133958561071104 |