As expressões plástica e motora em contexto de sala na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Covas, Joana Filipa Braga
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7048
Resumo: Este relatório centra-se na Área de conteúdo da Expressão e Comunicação, mais propriamente, nos domínios da Expressão Plástica e da Expressão Motora, sendo o tema deste direcionado para estes domínios. Aqui falarei também, de um modo geral, de todos os outros domínios pertencentes a esta área de conteúdo. De tudo irei falar com a visão do contexto educativo Pré-escolar. Para a elaboração deste, foram necessárias várias pesquisas em sites da internet, em livros, em artigos, em revistas e até a visualização de documentários ou situações do dia-a-dia que presenciei. Estas pesquisas proporcionaram-me um alargamento de conhecimentos nesta área. A criança no período infantil adquire noções básicas nestes domínios, agregando-os quando entra no Jardim de Inf'ancia. A partir do momento em que executa atividades de caráter lúdico ( domínio das expressões), a criança aumenta a sua inteligência, a sua autonomia, a sua comunicação, a sua maneira de ser, o seu convívio com as pessoas, a sua forma de pensar, a sua imaginação, as suas emoções (sentimentos) e a sua criatividade. É na chamada "arte" que ela expõe sem receio, o que sente, ou seja, as suas emoções, assim como, demonstra o que conhece do mundo que está à sua volta. É na infância que aparece o educador com um papel importante no crescer da criança. Quando digo "crescer da criança" refiro-me a ações com a mesma, tais como, orientar, incentivar e criar contextos necessários para que esta desenvolva o que é capaz ao longo do tempo. Simplificando, expor atividades que apontem para o domínio das expressões. Deste modo, numa primeira parte mencionarei o perfil específico do desempenho profissional do educador de inf'ancia e abordarei a área da Expressão e Comunicação, aprofundando os domínios acima referidos. Numa segunda parte, haverá o confronto da minha prática pedagógica, em contexto Pré-escolar, com o tema que aqui irá ser trabalhado.
id RCAP_13a60739f58f08dc12c2676164ca95ea
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7048
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As expressões plástica e motora em contexto de sala na educação pré-escolarExpressão plásticaExpressão motoraComunicaçãoEducação pré-escolarArteInfânciaEducadoresÁreas de conteúdoEste relatório centra-se na Área de conteúdo da Expressão e Comunicação, mais propriamente, nos domínios da Expressão Plástica e da Expressão Motora, sendo o tema deste direcionado para estes domínios. Aqui falarei também, de um modo geral, de todos os outros domínios pertencentes a esta área de conteúdo. De tudo irei falar com a visão do contexto educativo Pré-escolar. Para a elaboração deste, foram necessárias várias pesquisas em sites da internet, em livros, em artigos, em revistas e até a visualização de documentários ou situações do dia-a-dia que presenciei. Estas pesquisas proporcionaram-me um alargamento de conhecimentos nesta área. A criança no período infantil adquire noções básicas nestes domínios, agregando-os quando entra no Jardim de Inf'ancia. A partir do momento em que executa atividades de caráter lúdico ( domínio das expressões), a criança aumenta a sua inteligência, a sua autonomia, a sua comunicação, a sua maneira de ser, o seu convívio com as pessoas, a sua forma de pensar, a sua imaginação, as suas emoções (sentimentos) e a sua criatividade. É na chamada "arte" que ela expõe sem receio, o que sente, ou seja, as suas emoções, assim como, demonstra o que conhece do mundo que está à sua volta. É na infância que aparece o educador com um papel importante no crescer da criança. Quando digo "crescer da criança" refiro-me a ações com a mesma, tais como, orientar, incentivar e criar contextos necessários para que esta desenvolva o que é capaz ao longo do tempo. Simplificando, expor atividades que apontem para o domínio das expressões. Deste modo, numa primeira parte mencionarei o perfil específico do desempenho profissional do educador de inf'ancia e abordarei a área da Expressão e Comunicação, aprofundando os domínios acima referidos. Numa segunda parte, haverá o confronto da minha prática pedagógica, em contexto Pré-escolar, com o tema que aqui irá ser trabalhado.This report focuses, in general, the area of expression and communication and more specifically the Plastic Expression and the Motor Expression. I will speak: in an educational Preschool context. To prepare this, I search severa! surveys on websites, in books, articles, magazines and even viewing documentaries or day-to-day situations that I witnessed. These surveys have provided me with a broadening ofknowledge in this area. Toe children during childhood acquire basic knowledge in these areas, aggregating them when they enter the kindergarten. From the moment that they play ( expressions field), the child increases the intelligence, the autonomy, the communication, the way of being, the interaction with people, the way of thinking , the imagination, the emotions (feelings) and the creativity. It is called the "art". She explains without fearing what she feels, in other words, her emotions, and demonstrates what she thinks about the world she knows and lives in. During the childhood the educator has an important role in the child growing. He should guide, encourage and create different contexts to develop their behavior during lifetime. This means, creating activities that point out the Expressions field. So, in the first part of this work, I will mention the specific profile of the professional performance of the kindergarten teacher and discuss the area of expression and communication, deepening the above areas. ln the second part I will confront my teaching practice in the Preschool context, with the theme that it will be worked here.2016-12-12T11:27:24Z2016-12-12T00:00:00Z2016-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7048porCovas, Joana Filipa Bragainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:41:56Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7048Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:01.725200Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As expressões plástica e motora em contexto de sala na educação pré-escolar
title As expressões plástica e motora em contexto de sala na educação pré-escolar
spellingShingle As expressões plástica e motora em contexto de sala na educação pré-escolar
Covas, Joana Filipa Braga
Expressão plástica
Expressão motora
Comunicação
Educação pré-escolar
Arte
Infância
Educadores
Áreas de conteúdo
title_short As expressões plástica e motora em contexto de sala na educação pré-escolar
title_full As expressões plástica e motora em contexto de sala na educação pré-escolar
title_fullStr As expressões plástica e motora em contexto de sala na educação pré-escolar
title_full_unstemmed As expressões plástica e motora em contexto de sala na educação pré-escolar
title_sort As expressões plástica e motora em contexto de sala na educação pré-escolar
author Covas, Joana Filipa Braga
author_facet Covas, Joana Filipa Braga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Covas, Joana Filipa Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão plástica
Expressão motora
Comunicação
Educação pré-escolar
Arte
Infância
Educadores
Áreas de conteúdo
topic Expressão plástica
Expressão motora
Comunicação
Educação pré-escolar
Arte
Infância
Educadores
Áreas de conteúdo
description Este relatório centra-se na Área de conteúdo da Expressão e Comunicação, mais propriamente, nos domínios da Expressão Plástica e da Expressão Motora, sendo o tema deste direcionado para estes domínios. Aqui falarei também, de um modo geral, de todos os outros domínios pertencentes a esta área de conteúdo. De tudo irei falar com a visão do contexto educativo Pré-escolar. Para a elaboração deste, foram necessárias várias pesquisas em sites da internet, em livros, em artigos, em revistas e até a visualização de documentários ou situações do dia-a-dia que presenciei. Estas pesquisas proporcionaram-me um alargamento de conhecimentos nesta área. A criança no período infantil adquire noções básicas nestes domínios, agregando-os quando entra no Jardim de Inf'ancia. A partir do momento em que executa atividades de caráter lúdico ( domínio das expressões), a criança aumenta a sua inteligência, a sua autonomia, a sua comunicação, a sua maneira de ser, o seu convívio com as pessoas, a sua forma de pensar, a sua imaginação, as suas emoções (sentimentos) e a sua criatividade. É na chamada "arte" que ela expõe sem receio, o que sente, ou seja, as suas emoções, assim como, demonstra o que conhece do mundo que está à sua volta. É na infância que aparece o educador com um papel importante no crescer da criança. Quando digo "crescer da criança" refiro-me a ações com a mesma, tais como, orientar, incentivar e criar contextos necessários para que esta desenvolva o que é capaz ao longo do tempo. Simplificando, expor atividades que apontem para o domínio das expressões. Deste modo, numa primeira parte mencionarei o perfil específico do desempenho profissional do educador de inf'ancia e abordarei a área da Expressão e Comunicação, aprofundando os domínios acima referidos. Numa segunda parte, haverá o confronto da minha prática pedagógica, em contexto Pré-escolar, com o tema que aqui irá ser trabalhado.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12T11:27:24Z
2016-12-12T00:00:00Z
2016-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7048
url http://hdl.handle.net/10348/7048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137115279196160