Os professores do ensino especial e do ensino regular face ao decreto-lei nº 3/2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Ana Sofia Ferreira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4439
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
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spelling Os professores do ensino especial e do ensino regular face ao decreto-lei nº 3/2008InclusãoDocentes do ensino regularDoceInclusionntes do ensino especialDecreto-lei nº 3/2008Teachers of regular educational systemTeachers of special educationDecree-Law No. 3 / 2008Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioA problemática em torno da inclusão tem-se manifestado pela necessidade de incluir todos os alunos no sistema escolar, devendo este ser adaptado e flexível às necessidades de cada um. O presente estudo pretende abordar as questões associadas às representações que os professores dos ensinos especial e regular têm da legislação referente às Necessidades Educativas Especiais, nomeadamente face ao decreto-lei nº3/2008, numa amostra constituída por 10 professores do ensino especial e 17 professores do ensino regular. Para tal, com base no decreto-lei nº 3/2008 foi realizado um guião de entrevista que fosse ao encontro de vários tópicos fulcrais para conhecer as diferentes considerações dos professores. Após a análise dos resultados obtidos foi possível perceber que os professores do ensino especial têm uma apreciação global mais positiva do decreto, enquanto os professores do ensino regular têm uma apreciação global mais negativa. Quanto ao conhecimento e divulgação do decreto, os professores do ensino especial referem conhecer o decreto, cuja divulgação foi boa. Enquanto os professores do ensino regular afirmam ter um conhecimento mediano do decreto, referindo que a divulgação foi má ou inexistente. Quanto às sugestões referidas encontrámos como a mais importante em ambos os grupos de professores os “recursos humanos”, sendo para estes uma mais-valia para colmatar as necessidades dos alunos e dos professores na escola. A investigação constante do desenvolvimento da legislação, junto dos intervenientes da comunidade educativa, parece ser a forma mais eficaz para se perceber se estamos perante um caminho inclusivo, como ambiciona o decreto-lei nº3/2008.ABSTRACT: The problem with inclusion is manifested by the need to include all students in the school system, and this should be flexible and adapted to the needs of each one. This study aims to address issues related to the representations that teachers of special education and regular education have of the legislation of SEN, in particular with regards to the Decree-Law (Portuguese Governmental Law) No. 3 / 2008, a sample of 10 special education teachers and 17 teachers in the regular educational system. To this end, a script of an interview was made, based on an analysis of the Decree-Law No. 3 / 2008, which would meet a number of key topics covered by the decree in order to identify the different considerations for teachers. After analyzing the results it was possible to see that special education teachers have a more positive overall assessment of the decree, while regular education teachers have a more negative overall assessment. As to the knowledge and dissemination of the decree, the special education teachers report their knowledge of the decree, and state that the disclosure was good. While the regular education teachers say they have an average knowledge of the decree, stating that the disclosure was poor or virtually non-existent. These suggestions have found the most important in both groups of teachers "human resources", and so is an asset to meet the needs of students and teachers at school. The research contained in the development of legislation, among stakeholders in the education community seems to be the most effective ways to tell if this is an inclusive way, which the ordinance No. 3 / 2008 aims to do.Ramalho, GlóriaRepositório do ISPACardoso, Ana Sofia Ferreira2016-03-21T19:01:39Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4439porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:10Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4439Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:17.428360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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