Promoção da saúde vocal na disciplina de Educação Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Renato Joaquim Loureiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23752
Resumo: O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Este encontra-se dividido em três capítulos : I- Observação da Prática de Ensino de Educação Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB), onde são expostas as aulas observadas e respetivas reflexões ; II- Prática de Ensino Supervisionada (PES) no 2º CEB, apresentando reflexões e fundamentos acerca das minhas opções pedagógicas e experiência em estágio; III- Projeto de Investigação: “Promoção da Saúde Vocal na Disciplina de Educação Musical”. O último capítulo, dedica-se à investigação da Promoção da Saúde Vocal no contexto de Educação Musical, averiguando, de uma perspetiva particular, as experiências e comportamentos que professores de música do Ensino Básico têm e demonstram na área da voz e consequentemente da saúde vocal. Para além disto, pretende-se verificar algumas estratégias de ensino e consciencialização para a promoção da saúde vocal nos alunos. Os métodos de investigação utilizados foram a análise documental, realização de entrevistas semiestruturadas a professores de Educação Musical ativos no momento, com acesso através da técnica de amostragem em bola de neve e a análise temática das transcrições das entrevistas. Os resultados demonstram que a disciplina de Educação Musical, pode ser relevante como agente promotor de Saúde Vocal, existindo a possibilidade de abordar a voz como conteúdo. Para isto, é importante proporcionar reflexões e formações para que os docentes da área musical possuam ferramentas e metodologias pedagógicas para transmitir e impulsionar o bom uso vocal nos mais jovens.
id RCAP_140af36c756399cd39ba1adc142d9b99
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23752
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção da saúde vocal na disciplina de Educação MusicalEducação musicalPrática de ensino supervisionadaPromoção da saúde vocalMusic educationSupervised teaching practiceVocal health promotionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Este encontra-se dividido em três capítulos : I- Observação da Prática de Ensino de Educação Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB), onde são expostas as aulas observadas e respetivas reflexões ; II- Prática de Ensino Supervisionada (PES) no 2º CEB, apresentando reflexões e fundamentos acerca das minhas opções pedagógicas e experiência em estágio; III- Projeto de Investigação: “Promoção da Saúde Vocal na Disciplina de Educação Musical”. O último capítulo, dedica-se à investigação da Promoção da Saúde Vocal no contexto de Educação Musical, averiguando, de uma perspetiva particular, as experiências e comportamentos que professores de música do Ensino Básico têm e demonstram na área da voz e consequentemente da saúde vocal. Para além disto, pretende-se verificar algumas estratégias de ensino e consciencialização para a promoção da saúde vocal nos alunos. Os métodos de investigação utilizados foram a análise documental, realização de entrevistas semiestruturadas a professores de Educação Musical ativos no momento, com acesso através da técnica de amostragem em bola de neve e a análise temática das transcrições das entrevistas. Os resultados demonstram que a disciplina de Educação Musical, pode ser relevante como agente promotor de Saúde Vocal, existindo a possibilidade de abordar a voz como conteúdo. Para isto, é importante proporcionar reflexões e formações para que os docentes da área musical possuam ferramentas e metodologias pedagógicas para transmitir e impulsionar o bom uso vocal nos mais jovens.The present internship report was prepared within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice (PES) of the Master's Degree in Teaching Music Education in Basic Education. It is divided into three chapters: I - Observation of Music Education Teaching Practice in the 2nd Cycle of Basic Education, where the observed classes and respective reflections are presented; II - Supervised Teaching Practice in the 2nd Basic Education, presenting reflections and principles about my pedagogical choices and internship experience; III - Research Project: "Promoting Vocal Health in Music Education." The last chapter is dedicated to the research of Vocal Health Promotion in the context of Music Education, examining from a particular perspective the experiences and behaviors that music teachers in Basic Education have and demonstrate in the area of voice and consequently vocal health. In addition to this, it aims to verify some teaching strategies and awareness in order to promote vocal health in students. The research methods used were document analysis, semi-structured interviews with Music Education teachers currently working, accessed through the snowball sampling technique, and thematic analysis of the interview transcripts. The results show that Music Education can be relevant in Promoting Vocal Health, with the possibility of approaching voice as content. Thus, it is important to provide reflections and training opportunities so that music teachers have tools and pedagogical methodologies to transmit and promote correct vocal use for younger generations.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoHiney, AoifeRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDuarte, Renato Joaquim Loureiro2023-10-23T18:04:44Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23752TID:203474708porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T01:49:20Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23752Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:26.213773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção da saúde vocal na disciplina de Educação Musical
title Promoção da saúde vocal na disciplina de Educação Musical
spellingShingle Promoção da saúde vocal na disciplina de Educação Musical
Duarte, Renato Joaquim Loureiro
Educação musical
Prática de ensino supervisionada
Promoção da saúde vocal
Music education
Supervised teaching practice
Vocal health promotion
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Promoção da saúde vocal na disciplina de Educação Musical
title_full Promoção da saúde vocal na disciplina de Educação Musical
title_fullStr Promoção da saúde vocal na disciplina de Educação Musical
title_full_unstemmed Promoção da saúde vocal na disciplina de Educação Musical
title_sort Promoção da saúde vocal na disciplina de Educação Musical
author Duarte, Renato Joaquim Loureiro
author_facet Duarte, Renato Joaquim Loureiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hiney, Aoife
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Renato Joaquim Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Prática de ensino supervisionada
Promoção da saúde vocal
Music education
Supervised teaching practice
Vocal health promotion
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação musical
Prática de ensino supervisionada
Promoção da saúde vocal
Music education
Supervised teaching practice
Vocal health promotion
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Este encontra-se dividido em três capítulos : I- Observação da Prática de Ensino de Educação Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB), onde são expostas as aulas observadas e respetivas reflexões ; II- Prática de Ensino Supervisionada (PES) no 2º CEB, apresentando reflexões e fundamentos acerca das minhas opções pedagógicas e experiência em estágio; III- Projeto de Investigação: “Promoção da Saúde Vocal na Disciplina de Educação Musical”. O último capítulo, dedica-se à investigação da Promoção da Saúde Vocal no contexto de Educação Musical, averiguando, de uma perspetiva particular, as experiências e comportamentos que professores de música do Ensino Básico têm e demonstram na área da voz e consequentemente da saúde vocal. Para além disto, pretende-se verificar algumas estratégias de ensino e consciencialização para a promoção da saúde vocal nos alunos. Os métodos de investigação utilizados foram a análise documental, realização de entrevistas semiestruturadas a professores de Educação Musical ativos no momento, com acesso através da técnica de amostragem em bola de neve e a análise temática das transcrições das entrevistas. Os resultados demonstram que a disciplina de Educação Musical, pode ser relevante como agente promotor de Saúde Vocal, existindo a possibilidade de abordar a voz como conteúdo. Para isto, é importante proporcionar reflexões e formações para que os docentes da área musical possuam ferramentas e metodologias pedagógicas para transmitir e impulsionar o bom uso vocal nos mais jovens.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-23T18:04:44Z
2023
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/23752
TID:203474708
url http://hdl.handle.net/10400.22/23752
identifier_str_mv TID:203474708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133655116808192