Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/4023 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte refere-se à prática de ensino supervisionada em contexto de educação de infância e a segunda parte à prática de ensino supervisionada em contexto de 1.º ciclo. Na primeira parte abordam-se assuntos relacionados com a educação de infância nomeadamente, o papel das dimensões pedagógicas: o tempo e o espaço e o ciclo de ação pedagógica. A metodologia de trabalho por projeto é vivenciada em contexto de Jardim de Infância e por isso, apresenta-se um breve relato sobre o projeto e uma reflexão acerca das aprendizagens realizadas com as crianças, como também o papel da documentação pedagógica como suporte à aprendizagem. Ainda nesta parte, apresenta-se um estudo de caso realizado em torno da temática da educação para os media, com um grupo de quatro crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Este estudo de índole qualitativo visa conhecer as conceções das crianças do pré-escolar acerca do universo dos media, especificamente, as notícias, seus meios de difusão com vista a uma ação pedagógica sustentada na investigação-ação. Na generalidade, os resultados apontam para a importância de o educador de infância potenciar precocemente aprendizagens em torno dos media, desenvolvendo a sensibilidade e conhecimentos que permitam alargar os conhecimentos das crianças, expandindo o seu universo de referências, enquanto consumidores e produtores de texto noticioso. Na segunda parte, respeitante à dimensão reflexiva em contexto de 1.º ciclo, apresenta-se um relato reflexivo em torno de uma experiência interdisciplinar realizada com uma turma de 3.º ano de escolaridade. |
id |
RCAP_141c1943983eb5eea665aa93afc84220 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4023 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoFalar, Ler e Escrever Notícias com as crianças no Jardim de InfânciaEnsino básico do 1º cicloEducação Pré-escolarLeituraEscritaLiteraciaDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte refere-se à prática de ensino supervisionada em contexto de educação de infância e a segunda parte à prática de ensino supervisionada em contexto de 1.º ciclo. Na primeira parte abordam-se assuntos relacionados com a educação de infância nomeadamente, o papel das dimensões pedagógicas: o tempo e o espaço e o ciclo de ação pedagógica. A metodologia de trabalho por projeto é vivenciada em contexto de Jardim de Infância e por isso, apresenta-se um breve relato sobre o projeto e uma reflexão acerca das aprendizagens realizadas com as crianças, como também o papel da documentação pedagógica como suporte à aprendizagem. Ainda nesta parte, apresenta-se um estudo de caso realizado em torno da temática da educação para os media, com um grupo de quatro crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Este estudo de índole qualitativo visa conhecer as conceções das crianças do pré-escolar acerca do universo dos media, especificamente, as notícias, seus meios de difusão com vista a uma ação pedagógica sustentada na investigação-ação. Na generalidade, os resultados apontam para a importância de o educador de infância potenciar precocemente aprendizagens em torno dos media, desenvolvendo a sensibilidade e conhecimentos que permitam alargar os conhecimentos das crianças, expandindo o seu universo de referências, enquanto consumidores e produtores de texto noticioso. Na segunda parte, respeitante à dimensão reflexiva em contexto de 1.º ciclo, apresenta-se um relato reflexivo em torno de uma experiência interdisciplinar realizada com uma turma de 3.º ano de escolaridade.Gamboa, Maria José Nascimento SilvaIC-OnlineDias, Elisabete Rafael2019-07-24T11:19:10Z2019-06-122019-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4023TID:202266222porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:48:26Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:59.697708Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Falar, Ler e Escrever Notícias com as crianças no Jardim de Infância |
title |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Dias, Elisabete Rafael Ensino básico do 1º ciclo Educação Pré-escolar Leitura Escrita Literacia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Dias, Elisabete Rafael |
author_facet |
Dias, Elisabete Rafael |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gamboa, Maria José Nascimento Silva IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Elisabete Rafael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico do 1º ciclo Educação Pré-escolar Leitura Escrita Literacia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Ensino básico do 1º ciclo Educação Pré-escolar Leitura Escrita Literacia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte refere-se à prática de ensino supervisionada em contexto de educação de infância e a segunda parte à prática de ensino supervisionada em contexto de 1.º ciclo. Na primeira parte abordam-se assuntos relacionados com a educação de infância nomeadamente, o papel das dimensões pedagógicas: o tempo e o espaço e o ciclo de ação pedagógica. A metodologia de trabalho por projeto é vivenciada em contexto de Jardim de Infância e por isso, apresenta-se um breve relato sobre o projeto e uma reflexão acerca das aprendizagens realizadas com as crianças, como também o papel da documentação pedagógica como suporte à aprendizagem. Ainda nesta parte, apresenta-se um estudo de caso realizado em torno da temática da educação para os media, com um grupo de quatro crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Este estudo de índole qualitativo visa conhecer as conceções das crianças do pré-escolar acerca do universo dos media, especificamente, as notícias, seus meios de difusão com vista a uma ação pedagógica sustentada na investigação-ação. Na generalidade, os resultados apontam para a importância de o educador de infância potenciar precocemente aprendizagens em torno dos media, desenvolvendo a sensibilidade e conhecimentos que permitam alargar os conhecimentos das crianças, expandindo o seu universo de referências, enquanto consumidores e produtores de texto noticioso. Na segunda parte, respeitante à dimensão reflexiva em contexto de 1.º ciclo, apresenta-se um relato reflexivo em torno de uma experiência interdisciplinar realizada com uma turma de 3.º ano de escolaridade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-24T11:19:10Z 2019-06-12 2019-06-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/4023 TID:202266222 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/4023 |
identifier_str_mv |
TID:202266222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136973603995648 |