O estudo da cidade no 1.º CEB: contributos para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e de cidadania democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Ana Catarina Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16771
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_1478da6a602b2df416e86b9571531f5a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16771
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O estudo da cidade no 1.º CEB: contributos para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e de cidadania democrática1.º ciclo do ensino básicoEstudo do meioCidadeAtividades investigativasCompetências histórico-geográficasCompetências de cidadania democrática1st grade, environmental studiesCityInvestigative activitiesHistorical-geographical skillsDemocratic citizenship skillsRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente Relatório de Estágio, intitulado O estudo da cidade no 1.º CEB: contributos para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e de cidadania democrática, desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. Este documento é composto por duas partes, sendo que na primeira é realizada uma breve caracterização, análise e reflexão das práticas pedagógicas realizadas no 1.º e 2.º CEB e, na segunda parte, desenvolve-se um estudo de investigação contextualizado na turma de 1.º CEB, do 3.º ano de escolaridade com a seguinte problemática: A exploração da cidade através da realização de atividades investigativas, que impliquem a interação dos alunos com o meio, potencia a construção de aprendizagens sobre o espaço próximo e o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e de cidadania democrática. Na construção da resposta à problemática definiram-se os seguintes objetivos específicos: (i) Analisar as caraterísticas de um processo investigativo potenciador da construção de conhecimento a partir do meio local; e (ii) Analisar as competências histórico-geográficas e de cidadania desenvolvidas pelos alunos a partir do envolvimento num projeto investigativo que valoriza o meio local como recurso didático. Neste estudo, de natureza qualitativa, desenvolvem-se procedimentos próximos das etapas definidas na metodologia de investigação-ação: diagnóstico, planeamento da ação, implementação e avaliação. Os resultados da investigação permitem compreender e confirmar que a exploração da cidade com recurso a atividades investigativas potencia o desenvolvimento de competências histórico-geográficas destacando-se as seguintes: utilizar diferentes fontes de informação, selecionar e localizar fenómenos no tempo e no espaço e conhecer lugares e regiões nas suas dinâmicas. Na avaliação realizada pelos alunos, também é destacado o desenvolvimento de competências de cidadania democrática, tais como: o respeito, a cooperação, a análise e pensamento crítico, o conhecimento e compreensão crítica do mundo e as capacidades de escuta e observação.This Internship Report, entitled The study of the city in the 1st grade: contributions to the development of historical-geographical skills and democratic citizenship, is developed within the scope of the Supervised Teaching Practice II curricular unit integrated into the Master's Degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd CEB. This document consists of two parts, the first of which briefly describes, analyzes and reflects on the teaching practices carried out in the 1st and 2nd grades of primary school, and the second part develops a contextualized research study in the 1st grade class of the 3rd year of schooling with the following problem: Exploring the city through investigative activities that involve students interacting with their surroundings enhances the construction of learning about the surrounding area and the development of historical-geographical and democratic citizenship skills. In order to answer the problem, the following specific objectives were defined: (i) To analyze the characteristics of an investigative process that fosters the construction of knowledge based on the local environment; and (ii) To analyze the historical-geographical and citizenship skills developed by the students as a result of their involvement in an investigative project that values the local environment as a didactic resource. In this study, which is qualitative in nature, procedures close to the stages defined in the action research methodology are developed: diagnosis, action planning, implementation and evaluation. The results of the research make it possible to understand and confirm that exploring the city using investigative activities enhances the development of historical-geographical skills, with the following skills standing out: using different sources of information, selecting and locating phenomena in time and space and getting to know places and regions in their dynamics. The evaluation carried out by the students also highlights the development of democratic citizenship skills, such as respect, cooperation, analysis and critical thinking, knowledge and critical understanding of the world and listening and observation skills.Hortas, Maria JoãoRCIPLReis, Ana Catarina Oliveira2024-01-05T10:43:19Z2023-12-152023-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16771TID:203445740porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-10T02:18:35Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:31:13.473584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O estudo da cidade no 1.º CEB: contributos para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e de cidadania democrática
title O estudo da cidade no 1.º CEB: contributos para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e de cidadania democrática
spellingShingle O estudo da cidade no 1.º CEB: contributos para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e de cidadania democrática
Reis, Ana Catarina Oliveira
1.º ciclo do ensino básico
Estudo do meio
Cidade
Atividades investigativas
Competências histórico-geográficas
Competências de cidadania democrática
1st grade, environmental studies
City
Investigative activities
Historical-geographical skills
Democratic citizenship skills
title_short O estudo da cidade no 1.º CEB: contributos para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e de cidadania democrática
title_full O estudo da cidade no 1.º CEB: contributos para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e de cidadania democrática
title_fullStr O estudo da cidade no 1.º CEB: contributos para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e de cidadania democrática
title_full_unstemmed O estudo da cidade no 1.º CEB: contributos para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e de cidadania democrática
title_sort O estudo da cidade no 1.º CEB: contributos para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e de cidadania democrática
author Reis, Ana Catarina Oliveira
author_facet Reis, Ana Catarina Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hortas, Maria João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Ana Catarina Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º ciclo do ensino básico
Estudo do meio
Cidade
Atividades investigativas
Competências histórico-geográficas
Competências de cidadania democrática
1st grade, environmental studies
City
Investigative activities
Historical-geographical skills
Democratic citizenship skills
topic 1.º ciclo do ensino básico
Estudo do meio
Cidade
Atividades investigativas
Competências histórico-geográficas
Competências de cidadania democrática
1st grade, environmental studies
City
Investigative activities
Historical-geographical skills
Democratic citizenship skills
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
2023-12-15T00:00:00Z
2024-01-05T10:43:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16771
TID:203445740
url http://hdl.handle.net/10400.21/16771
identifier_str_mv TID:203445740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136793877020672