Arquétipos femininos em adaptações fílmicas de O Primo Basílio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Rui Carlos Medeiros
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/7607
Resumo: Com a realização deste estudo pretendo relacionar o texto literário O Primo Basílio, de Eça de Queirós, e as duas transposições cinematográficas portuguesas realizadas por George Pallu, em 1923, e António Lopes Ribeiro, em 1959, propondo-me tratar os vários arquétipos femininos na obra e investigar a teia de afinidades e dissemelhanças entre a escrita queirosiana e o olhar distinto de dois realizadores. Procuro avaliar a relevância do texto original no processo de afirmação estética e artística das versões cinematográficas, e averiguar a existência de um magma de temáticas e motivos que, de certa forma, auxiliaram a delineação de caminhos de narratividade e de interpretação que entrecruzam o texto original e as suas transposições fílmicas.
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spelling Arquétipos femininos em adaptações fílmicas de O Primo BasílioLiteratura portuguesaO primo Basílio - Adaptação cinematográficaCom a realização deste estudo pretendo relacionar o texto literário O Primo Basílio, de Eça de Queirós, e as duas transposições cinematográficas portuguesas realizadas por George Pallu, em 1923, e António Lopes Ribeiro, em 1959, propondo-me tratar os vários arquétipos femininos na obra e investigar a teia de afinidades e dissemelhanças entre a escrita queirosiana e o olhar distinto de dois realizadores. Procuro avaliar a relevância do texto original no processo de afirmação estética e artística das versões cinematográficas, e averiguar a existência de um magma de temáticas e motivos que, de certa forma, auxiliaram a delineação de caminhos de narratividade e de interpretação que entrecruzam o texto original e as suas transposições fílmicas.With this study I aim to relate the Eça de Queirós novel O Primo Basílio and the two portuguese film adaptations made by George Pallu, in 1923, and Antonio Lopes Ribeiro, in 1959, offering to treat the various female archetypes presented in the novel and investigate the web of similarities and differences between the writing of Eça de Queirós and the distinct look of the two directors. I seek to assess the relevance of the original text in the process of affirmation of the aesthetic and artistic film versions and verify the existence of a magma of themes and motifs that somehow helped the delineation of narrative paths that intersect and interpreting the original text and their filmic transpositions.Universidade de Aveiro2012-03-30T13:41:08Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7607porAlvarenga, Rui Carlos Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:41:13Zoai:ria.ua.pt:10773/7607Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:41:13Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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