O efeito do desemprego no stress e coping dos professores do 2º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves,Maria Neves
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Oliveira,Eusébio Augusto Medeiros de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862008000200011
Resumo: O desemprego constitui um flagelo na nossa sociedade. Os professores são uma das categorias profissionais mais atingidas. Esta situação tem consequências sociais e psicológicas que se reflectem na saúde do indivíduo. O objectivo deste estudo é compreender o stress e a forma como os professores lidam com ele, ou seja a utilização de estratégias de adaptação (coping). A amostra contempla 100 professores do 2º ciclo, 50 desempregados e 50 exercendo a docência, em ambos os casos 25 homens e 25 mulheres a residir na zona norte de Portugal. Os professores do primeiro grupo encontravam-se desempregados ou aguardando a entrada na profissão. Os instrumentos utilizados para a avaliação do stress foram a Escala Toulosana de Stress (ETS) e a Escala Toulousana de Coping (STC) para perceber as estratégias face ao stress. Os resultados mostram que os professores desempregados ou com retardamento na entrada para a docência têm um stress elevado (p.< 0001), em comparação com os professores que exercem a profissão. A natureza do stress éuma Tensão sócio-emocional,uma Tensão física e depressiva, Perturbações físicas e agitação. Ambos os grupos manifestam um stress elevado relativamente ao futuro Lassidão e angústia temporal. Não existem diferenças entre homens e mulheres, já os mais jovens manifestam um stress significativamente mais elevado do que os mais idosos. A estratégia de coping mais utilizada pelos professores desempregados é a retracção, retraindo-se socialmente para reduzir o stress.
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