Transversalidade do português no 1º ciclo e gestão flexível do currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capucho, Raquel Martins Bizarro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1031
Resumo: O presente estudo teve como objectivo principal analisar a presença da transversalidade da compreensão na leitura em documentos associados à gestão flexível do currículo (Projecto Curricular de Turma), tendo em conta as diferentes formas de operacionalização dessa transversalidade nas diferentes áreas curriculares, disciplinares e não disciplinares. Foi ainda nossa intenção, a partir desta análise, traçar linhas de actuação que viessem a contribuir para uma gestão flexível do currículo promotora da transversalidade para a compreensão na leitura. Para que esses objectivos fossem exequíveis, desenvolveu-se um estudo de caso múltiplo, baseado na análise documental dos Projectos Curriculares de Turma de uma escola do 1º Ciclo, com quatro anos de escolaridade, situada no Distrito de Aveiro. A análise e interpretação dos dados revelaram que, de um modo geral, os professores estão conscientes da importância da transversalidade da língua portuguesa, nomeadamente, quando associada ao desenvolvimento de competências no domínio da compreensão na leitura. No entanto, apesar desta constatação verificou-se ainda que existem dificuldades na operacionalização da transversalidade da língua portuguesa associada à compreensão na leitura. Deste modo, a partir da análise e interpretação dos dados recolhidos, tentámos identificar algumas das causas deste facto e apresentar sugestões para melhorar a gestão curricular feita pelos professores do 1º ciclo do Ensino Básico, no que diz respeito a este aspecto específico do seu desempenho profissional no âmbito do Projecto de Gestão Flexível do Currículo. Concluímos o nosso estudo com a alusão a algumas limitações do mesmo e com a apresentação de sugestões para futuros estudos. ABSTRACT: Our study was centered in the analysis of the presence of a transversal approach of teaching Portuguese as a mother tongue related with the development of reading comprehension competences in documents produced by teachers, in order to design the bases for their practices in the classroom. The analysis of these documents based on an instrument specifically designed for this purpose showed that primary school teachers in Portugal are aware of the importance of such an issue, but find it difficult to adjust their classroom practices to these principles. The research we conducted lead to the definition of some guidelines for a flexible implementation of the curriculum favouring this approach of the teaching of Portuguese as a mother tongue and the development of reading comprehension competences in 6-10 year-old pupils.
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