Intervenção psicoeducacional promotora da literacia em saúde mental de adolescentes na escola : estudo com grupos focais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, Tânia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Loureiro, Luís, Botelho, Maria Antónia Rebelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.12707/RV20133
Resumo: Enquadramento: Estudos nacionais e internacionais evidenciam reduzida literacia em saúde mental (LSM) dos adolescentes sobre a ansiedade e a necessidade de serem desenvolvidas intervenções psicoeducacionais em contexto escolar. Objetivo: Identificar as componentes de uma intervenção psicoeducacional de promoção da LSM sobre a ansiedade para adolescentes em contexto escolar. Metodologia: Realizou-se um estudo exploratório, descritivo e de natureza qualitativa, recorrendo a 2 grupos focais e à análise de conteúdo. No primeiro grupo focal, participaram 6 profissionais de saúde ou da educação e, no segundo, 6 adolescentes do 9º ano de escolaridade. Resultados: Foram identificadas as componentes de uma intervenção psicoeducacional de promoção da LSM sobre a ansiedade para adolescentes em contexto escolar, que contribuíram para o seu desenho preliminar, integrando 4 sessões de 90 minutos, com diferentes métodos e técnicas pedagógicas. Conclusão: Este estudo contribuiu para o desenho preliminar da intervenção psicoeducacional “ProLiSMental”, que pretende capacitar os adolescentes para o acesso, a compreensão e a utilização de informação útil que os ajude na prevenção, no reconhecimento e na gestão da ansiedade.
id RCAP_15cb23308761241cd3e6982c842d2da5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/26030
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção psicoeducacional promotora da literacia em saúde mental de adolescentes na escola : estudo com grupos focaisIntervención psicoeducativa para promover la alfabetización en salud mental de los adolescentes en la escuela: estudio con grupos focalesIntervenção psicoeducacional promotora da literacia em saúde mental de adolescentes na escola : estudo com grupos focaisArtigos de InvestigaçãoEnquadramento: Estudos nacionais e internacionais evidenciam reduzida literacia em saúde mental (LSM) dos adolescentes sobre a ansiedade e a necessidade de serem desenvolvidas intervenções psicoeducacionais em contexto escolar. Objetivo: Identificar as componentes de uma intervenção psicoeducacional de promoção da LSM sobre a ansiedade para adolescentes em contexto escolar. Metodologia: Realizou-se um estudo exploratório, descritivo e de natureza qualitativa, recorrendo a 2 grupos focais e à análise de conteúdo. No primeiro grupo focal, participaram 6 profissionais de saúde ou da educação e, no segundo, 6 adolescentes do 9º ano de escolaridade. Resultados: Foram identificadas as componentes de uma intervenção psicoeducacional de promoção da LSM sobre a ansiedade para adolescentes em contexto escolar, que contribuíram para o seu desenho preliminar, integrando 4 sessões de 90 minutos, com diferentes métodos e técnicas pedagógicas. Conclusão: Este estudo contribuiu para o desenho preliminar da intervenção psicoeducacional “ProLiSMental”, que pretende capacitar os adolescentes para o acesso, a compreensão e a utilização de informação útil que os ajude na prevenção, no reconhecimento e na gestão da ansiedade.Background: National and international studies have revealed low mental health literacy (MHL) on anxiety among adolescents and the need to develop psychoeducational interventions at schools. Objective: To identify the components of a psychoeducational intervention to promote MHL on anxiety among adolescents in the school context. Methodology: An exploratory, descriptive, and qualitative study was conducted using 2 focus groups and the content analysis technique. Six health or education professionals participated in the first focus group, and 6 9th-grade adolescents participated in the second focus group. Results: The components of a psychoeducational intervention to promote MHL on anxiety among adolescents in the school context were identified, contributing to its preliminary design. The intervention consists of 4 90-minute sessions using different pedagogical methods and techniques. Conclusion: This study contributed to the preliminary design of the “ProLiSMental” psychoeducational intervention, which aims to enable adolescents to access, understand, and use relevant information that helps them to prevent, recognize, and manage anxiety.Marco contextual: Estudios nacionales e internacionales muestran la escasa alfabetización en salud mental de los adolescentes respecto a la ansiedad y la necesidad de desarrollar intervenciones psicoeducativas en entornos escolares. Objetivo: Identificar los componentes de una intervención psicoeducativa para promover la alfabetización en salud mental (LSM en portugués) sobre la ansiedad de los adolescentes en el contexto escolar. Metodología: Se llevó a cabo un estudio exploratorio, descriptivo y de naturaleza cualitativa mediante 2 grupos focales y un análisis de contenido. En el primer grupo focal, participaron 6 profesionales de la salud o de la educación y, en el segundo, 6 adolescentes del 9.º grado de escolaridad. Resultados: Se identificaron los componentes de una intervención psicoeducativa de promoción de la LSM sobre la ansiedad en adolescentes en el contexto escolar, que contribuyeron a su diseño preliminar e incluyeron 4 sesiones de 90 minutos, con diferentes métodos y técnicas pedagógicas. Conclusión: Este estudio contribuyó al diseño preliminar de la intervención psicoeducativa “ProLiSMental”, cuyo objetivo es capacitar a los adolescentes para acceder, comprender y utilizar información útil que les ayude a prevenir, reconocer y gestionar la ansiedad.Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)2021-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.12707/RV20133por2182-28830874-0283Morgado, TâniaLoureiro, LuísBotelho, Maria Antónia Rebeloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-16T16:00:57Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/26030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:43.483226Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção psicoeducacional promotora da literacia em saúde mental de adolescentes na escola : estudo com grupos focais
Intervención psicoeducativa para promover la alfabetización en salud mental de los adolescentes en la escuela: estudio con grupos focales
Intervenção psicoeducacional promotora da literacia em saúde mental de adolescentes na escola : estudo com grupos focais
title Intervenção psicoeducacional promotora da literacia em saúde mental de adolescentes na escola : estudo com grupos focais
spellingShingle Intervenção psicoeducacional promotora da literacia em saúde mental de adolescentes na escola : estudo com grupos focais
Morgado, Tânia
Artigos de Investigação
title_short Intervenção psicoeducacional promotora da literacia em saúde mental de adolescentes na escola : estudo com grupos focais
title_full Intervenção psicoeducacional promotora da literacia em saúde mental de adolescentes na escola : estudo com grupos focais
title_fullStr Intervenção psicoeducacional promotora da literacia em saúde mental de adolescentes na escola : estudo com grupos focais
title_full_unstemmed Intervenção psicoeducacional promotora da literacia em saúde mental de adolescentes na escola : estudo com grupos focais
title_sort Intervenção psicoeducacional promotora da literacia em saúde mental de adolescentes na escola : estudo com grupos focais
author Morgado, Tânia
author_facet Morgado, Tânia
Loureiro, Luís
Botelho, Maria Antónia Rebelo
author_role author
author2 Loureiro, Luís
Botelho, Maria Antónia Rebelo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgado, Tânia
Loureiro, Luís
Botelho, Maria Antónia Rebelo
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos de Investigação
topic Artigos de Investigação
description Enquadramento: Estudos nacionais e internacionais evidenciam reduzida literacia em saúde mental (LSM) dos adolescentes sobre a ansiedade e a necessidade de serem desenvolvidas intervenções psicoeducacionais em contexto escolar. Objetivo: Identificar as componentes de uma intervenção psicoeducacional de promoção da LSM sobre a ansiedade para adolescentes em contexto escolar. Metodologia: Realizou-se um estudo exploratório, descritivo e de natureza qualitativa, recorrendo a 2 grupos focais e à análise de conteúdo. No primeiro grupo focal, participaram 6 profissionais de saúde ou da educação e, no segundo, 6 adolescentes do 9º ano de escolaridade. Resultados: Foram identificadas as componentes de uma intervenção psicoeducacional de promoção da LSM sobre a ansiedade para adolescentes em contexto escolar, que contribuíram para o seu desenho preliminar, integrando 4 sessões de 90 minutos, com diferentes métodos e técnicas pedagógicas. Conclusão: Este estudo contribuiu para o desenho preliminar da intervenção psicoeducacional “ProLiSMental”, que pretende capacitar os adolescentes para o acesso, a compreensão e a utilização de informação útil que os ajude na prevenção, no reconhecimento e na gestão da ansiedade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.12707/RV20133
url https://doi.org/10.12707/RV20133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2883
0874-0283
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)
publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130601561784320