Qualidade do ar interior e bem-estar: o impacte de uma estrutura verde natural numa sala de aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16988 |
Resumo: | Dissertação de natureza científica para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil, na Área de Especialização de Edificações |
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Qualidade do ar interior e bem-estar: o impacte de uma estrutura verde natural numa sala de aulaQualidade do ar interiorEstruturas verdes naturaisEdifícios universitáriosEfeitos na saúdeBem-estarIndoor air qualityLiving walls,Health effectsDissertação de natureza científica para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil, na Área de Especialização de EdificaçõesDe acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma boa qualidade do ar é um requisito básico para a vida, sendo um fator determinante para a saúde e bem-estar dos ocupantes de espaços interiores. Nas escolas, e devido às complexas e diversificadas atividades desenvolvidas, para além dos efeitos adversos na saúde, a qualidade do ar interior (QAI) pode também ter um impacte direto no desempenho e bem-estar dos estudantes. Uma boa qualidade do ar interior pode ser assegurada, entre outras medidas, através da utilização de plantas com capacidade de absorver os contaminantes interiores. Para além da melhoria da qualidade do ar interior, as plantas têm ainda inúmeras vantagens ao nível do desempenho e bem-estar dos ocupantes. O presente estudo teve como objetivo verificar o impacte da instalação de uma estrutura verde natural (EVN) na qualidade do ar interior de uma sala de aula no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, através da monitorização pontual de diversos parâmetros químicos e físicos (compostos orgânicos voláteis totais (COVT), dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO), partículas em suspensão no ar (PM10 e PM2,5), temperatura (T) e humidade relativa (HR)), e da avaliação do bem-estar, através da aplicação de questionários aos alunos. Os resultados das medições pontuais de QAI permitiram verificar que, apesar da existência de alguns incumprimentos, a qualidade do ar interior das salas é, de um modo geral, aceitável, e que, após a instalação da EVN, houve um ligeiro decréscimo das concentrações COVT, CO2 e PM2,5, o que parece sugerir uma fraca, mas positiva influência da EVN na QAI da sala. A fraca influência da EVN poderá dever-se a condições que não foram possíveis controlar no estudo, como a abertura e fecho das janelas e portas, que contribuíram para o arejamento das salas e, por consequência, para a melhoria das condições ambientais interiores. Por sua vez, os resultados dos questionários aplicados, permitiram verificar um efeito bastante positivo da EVN na perceção dos alunos em relação à sala, na redução dos níveis de ansiedade e na diminuição dos sentimentos negativos. Apesar das diversas limitações do estudo, acredita-se que este trabalho constitui um contributo de grande relevância para uma primeira abordagem ao estudo da qualidade do ar interior em contexto universitário, e que ajudará a destacar a importância das EVN nas salas de aula, quer para a melhoria da QAI, como para o bem-estar dos seus ocupantes, e a considerá-las como uma estratégia económica e ambientalmente sustentável, para a melhoria da qualidade do ar interior.According to the World Health Organization, a good air quality is a basic requirement for life, and is a determining factor for the health and well-being of occupants in indoor spaces. In schools, and due to the complex and diversified activities carried out, in addition to the adverse effects on health, indoor air quality (IAQ) can also have a direct impact on student’s performance and well-being. Despite other measures, a good indoor air quality can be achieved by the use of plants, capable of absorbing indoor contaminants. Moreover, plants also have numerous benefits in terms of performance and occupant’s well-being. This study investigated the effect of a natural green system (NGS) in the indoor air quality of a classroom in Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, by measuring different chemical and physical parameters (total volatile organic compounds (TVOC), carbon dioxide (CO2), carbon monoxide (CO), particulate matter (PM10 e PM2,5), temperature (T) and relative humidity (RH), and through the evaluation of student’s well-being, with questionnaires. The IAQ measurements indicated that, despite the existence of some non-compliances, the indoor air quality of the rooms was acceptable, and, after NGS installation, there was a slight decrease in the TVOC, CO2 and PM2.5 concentrations, which seems to suggest a weak but positive influence of the NGS in the classroom IAQ. The weak influence of the NGS may be related to conditions that were not possible to control in the study, such as window and door opening and closing, which contributed to improve the rooms ventilation, and consequently, to improve internal environmental conditions. The questionnaires showed a strong positive effect of the natural green system on the student’s perception about the classroom, in the reduction of anxiety levels and in the reduction of negative feelings. Despite the various limitations of the study, it is believed that this work constitutes a highly relevant contribution to a first approach to the study of IAQ in a university context, and that will be a great help to highlight the importance of NGS in classrooms, either for the improvement of the IAQ and for student’s well-being, and to consider them as an economically and environmentally sustainable strategy to improve indoor air quality.Gomes, Maria Idália da SilvaRodrigues, Maria Alexandra SousaRCIPLMiranda, Teresa Cristina do Couto Gonçalves Aguiar de2024-01-24T15:53:08Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16988TID:203374355porMiranda, Teresa Cristina do Couto Gonçalves Aguiar de - Qualidade do ar interior e bem-estar: o impacte de uma estrutura verde natural numa sala de aula. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2022. Dissertação de Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T02:16:15Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:14.042171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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