A informação transmitida na consulta de enfermagem pré-operatória: perceção do cliente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Diana Isabel Arvelos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferrito, Cândida Rosa de Almeida Clemente, Gonçalves, Maria Isabel Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/34771
Resumo: Introdução: A consulta de enfermagem pré-operatória pode ser entendida como um momento privilegiado para a transmissão de informação ao cliente visando melhor prepará-lo para a cirurgia e promovendo a sua colaboração nos cuidados pós-operatórios. Para que esta seja uma intervenção eficaz e valorizada pelo cliente deverá ter em conta as suas necessidades de informação e por isso torna-se relevante conhecer a sua perspetiva sobre este tema. Objetivo: Identificar a importância da informação transmitida na consulta para o cliente e identificar o contributo da informação para a colaboração do cliente na recuperação. Materiais e Métodos: Estudo descritivo de abordagem quantitativa. Consistiu na avaliação da consulta de enfermagem pré-operatória na ótima do cliente em relação à informação transmitida e à influência da mesma na colaboração do cliente nos cuidados pós-operatório. Foi elaborado e aplicado um questionário entre junho e dezembro de 2018. Amostra selecionada por conveniência, incluídos clientes com consulta de enfermagem pré-operatória integrados num programa de cuidados peri-operatórios multidisciplinar – Enhanced Recovery After Surgery, que estivessem conscientes, orientados e alfabetizados. Resultados: A amostra foi constituída por 45 clientes. Salienta-se que 91,1% (n=41) dos clientes classificaram a informação como “muito importante/importante”. Verificou-se que 91,1% (n=41) dos clientes respondeu “concordo inteiramente/concordo” que a informação recebida contribuiu para a sua responsabilização no processo de recuperação. Cerca de 88,9% (n=40) respondeu “concordo inteiramente/concordo” que a informação transmitida ajudou a que colaborasse mais nos cuidados pós-operatórios. Conclusão: Os clientes consideraram muito importante a informação transmitida durante a consulta de enfermagem pré-operatória. Os resultados sugerem que clientes mais informados percebem melhor a sua responsabilidade na recuperação e colaboram mais nos cuidados pós-operatórios o que favorece o processo cirúrgico e a melhoria os outcomes.
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spelling A informação transmitida na consulta de enfermagem pré-operatória: perceção do clienteThe information transmitted in preoperative nursing consultation: patient's perceptionCuidados pré-operatóriosCuidados centrados no clienteAvaliação de enfermagemPreoperative carePatient centered careNursing assessmentIntrodução: A consulta de enfermagem pré-operatória pode ser entendida como um momento privilegiado para a transmissão de informação ao cliente visando melhor prepará-lo para a cirurgia e promovendo a sua colaboração nos cuidados pós-operatórios. Para que esta seja uma intervenção eficaz e valorizada pelo cliente deverá ter em conta as suas necessidades de informação e por isso torna-se relevante conhecer a sua perspetiva sobre este tema. Objetivo: Identificar a importância da informação transmitida na consulta para o cliente e identificar o contributo da informação para a colaboração do cliente na recuperação. Materiais e Métodos: Estudo descritivo de abordagem quantitativa. Consistiu na avaliação da consulta de enfermagem pré-operatória na ótima do cliente em relação à informação transmitida e à influência da mesma na colaboração do cliente nos cuidados pós-operatório. Foi elaborado e aplicado um questionário entre junho e dezembro de 2018. Amostra selecionada por conveniência, incluídos clientes com consulta de enfermagem pré-operatória integrados num programa de cuidados peri-operatórios multidisciplinar – Enhanced Recovery After Surgery, que estivessem conscientes, orientados e alfabetizados. Resultados: A amostra foi constituída por 45 clientes. Salienta-se que 91,1% (n=41) dos clientes classificaram a informação como “muito importante/importante”. Verificou-se que 91,1% (n=41) dos clientes respondeu “concordo inteiramente/concordo” que a informação recebida contribuiu para a sua responsabilização no processo de recuperação. Cerca de 88,9% (n=40) respondeu “concordo inteiramente/concordo” que a informação transmitida ajudou a que colaborasse mais nos cuidados pós-operatórios. Conclusão: Os clientes consideraram muito importante a informação transmitida durante a consulta de enfermagem pré-operatória. Os resultados sugerem que clientes mais informados percebem melhor a sua responsabilidade na recuperação e colaboram mais nos cuidados pós-operatórios o que favorece o processo cirúrgico e a melhoria os outcomes.Introduction: The preoperative nursing consultation could be understood as a privileged moment for the transmission of information to the patient in order to better prepare it for surgery and promoting it collaboration in postoperative care. For the consultation was an effective and valued intervention, it should take into account patients’ information needs and because of this, it is relevant to know patients’ perspective on this topic. Aim: To identify the importance of the information transmitted in the consultation for the patients and to identify the contribution of the information for the patient's collaboration in the recovery. Materials and Methods: Descriptive study with a quantitative approach. It consisted of the assessment on preoperative nursing consultation at the patients’ point of view in relation to the information transmitted and its influence their collaboration in postoperative care. A survey was prepared and applied between June and December 2018. The sample was selected for convenience, including patients with preoperative nursing consultation integrated into a multidisciplinary perioperative care program - Enhanced Recovery After Surgery, who were aware and literate. Results: The sample consisted of 45 patients. It should be noted that 91.1% (n = 41) of patients rated the information as “very important/important”. It was found that 91.1% (n = 41) of the patients answered “I totally agree/I agree” that the information received contributed to their responsibility in the recovery process. Approximately 88.9% (n = 40) answered “I totally agree/I agree” that the information transmitted helped them to collaborate more in post-operative care. Conclusion: The patients considered the information transmitted during the preoperative nursing consultation very important. The results suggest that more informed patients better understand their responsibility for recovery and collaborated more in postoperative care, which favors the surgical process and improves outcomes.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMendes, Diana Isabel ArvelosFerrito, Cândida Rosa de Almeida ClementeGonçalves, Maria Isabel Rodrigues2021-09-13T12:44:49Z2020-01-052020-01-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/34771por1647-055910.34632/cadernosdesaude.2020.7683info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:17Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:28:11.812903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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