Organizações aprendentes, satisfação com a liderança e flexibilidade cognitiva: um estudo comparativo no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Cintia Lorena de Carvalho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17657
Resumo: Esta versão inclui as recomendações sugeridas pelo júri após a defesa
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spelling Organizações aprendentes, satisfação com a liderança e flexibilidade cognitiva: um estudo comparativo no Instituto Federal de Mato Grosso do SulAprendizagemOrganização que aprendeSatisfação com a liderançaFlexibilidade cognitivaLearningCognitive flexibilityLearning organizationSatisfaction with leadershipGestãoEsta versão inclui as recomendações sugeridas pelo júri após a defesaNa Era da Aprendizagem, com todo dinamismo social proporcionado, exigindo a flexibilidade para que as organizações possuam o fator de conhecimento como elemento estratégico e diferencial, buscou-se investigar os passos para que uma organização alcance o status de Organização que Aprende e sua relação com a Satisfação com a Chefia Imediata e a Flexibilidade Cognitiva. O objetivo geral foi o de analisar se os campi Aquidauana e Ponta Porã, encontram-se como uma Organização que Aprende. Por conseguinte, como objetivos específicos, buscou analisar as variáveis da Satisfação com a Chefia Imediata e a Flexibilidade Cognitiva e a possível correlação entres essas, observando também se o fator Tempo de Gestão de uma organização possui influência, para tornar-se aprendente, e por fim, se a variável da Organização que Aprende é preditora tanto para a Satisfação com a Chefia imediata quanto para a Flexibilidade Cognitiva. Para cumprir com o proposto adotou-se um caminho metodológico que compreendeu uma pesquisa de caráter quantitativo com análise descritiva, exploratória, comparativa e correlacional baseada em estudo de caso. Os resultados apontam para: 1) a aceitação da hipótese de os campi Aquidauana e Ponta Porã possuem características de uma organização aprendente; 2) correlações positivamente e estatisticamente significativas nas variáveis principais (exceção da relação entre a Flexibilidade Cognitiva e a Satisfação com a Chefia); 3) a Organização que Aprende preditora quer da Flexibilidade Cognitiva quer da Satisfação com a Chefia; e 4) algumas diferenças nas variáveis quando comparadas por grupo de variáveis sociodemográficas (mas não foram encontradas diferenças no Tempo de Gestão). Apresentam-se as conclusões, com sugestões de melhorias organizacionais tendo em conta os resultados de acordo com o nível de risco de cada subdimensão - ações e sentimentos – de uma Organização que Aprende, como também estimular a satisfação com a chefia e a flexibilidade cognitiva.In the Learning Age, with all the social dynamism provided, demanding the flexibility for organizations to have the knowledge factor as a strategic and differential element, we sought to investigate the steps for an organization to reach the status of Learning Organization and its relationship with Satisfaction with Immediate Headship and Cognitive Flexibility. The general objective was to analyze whether the Aquidauana and Ponta Porã campuses are found as an Learning Organization. Therefore, as specific objectives, it sought to analyze the variables of Satisfaction with Immediate Heading and Cognitive Flexibility and the possible correlation between these, also observing whether the Time Management factor of an organization has influence, to become a learner, and for Finally, if the Learning Organization variable is a predictor both for Satisfaction with the immediate Head and for Cognitive Flexibility. In order to comply with the proposal, a methodological path was adopted that comprised a quantitative research with descriptive, exploratory, comparative and correlational analysis based on a case study. The results point to: 1) the acceptance of the hypothesis that the Aquidauana and Ponta Porã campuses have characteristics of a learning organization; 2) positively and statistically significant correlations in the main variables (except for the relationship between Cognitive Flexibility and Satisfaction with the Head); 3) the Learning Organization that predicts both Cognitive Flexibility and Head Satisfaction; and 4) some differences in the variables when compared by group of sociodemographic variables (but no differences were found in Management Time). The conclusions are presented, with suggestions for organizational improvements taking into account the results according to the risk level of each sub-dimension - actions and feelings - of a Learning Organization, as well as stimulating satisfaction with leadership and cognitive flexibility.Araújo, Manuel Salvador Gomes deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFigueiredo, Cintia Lorena de Carvalho2021-03-25T16:51:17Z2021-01-222021-01-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17657TID:202654095porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:08:44Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17657Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:16.354014Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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