A escrita matemática e a intuição em Geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinho, Maria Helena
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rocha, Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/76008
Resumo: Apesar da escrita ter, usualmente, uma forte expressão no ensino da Matemática, os alunos não estão habituados a explicitar raciocínios por escrito e a utilizar linguagem matemática apropriada. E apesar dos contextos de avaliação sumativa estarem muito dependentes da versão escrita, a competência de comunicação escrita poucas vezes é trabalhada de forma explícita. Contudo, a escrita matemática tem algumas particularidades importantes. Por exemplo, ajuda os alunos a dar sentido à Matemática e a melhorar o próprio discurso; além disso, as produções dos alunos disponibilizam informações ao professor, contribuindo para a planificação e concretização da sua prática profissional. Este artigo apoia-se numa experiência realizada num contexto de resolução de problemas de Geometria, e no âmbito da formação de futuros educadores e professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, para caracterizar a escrita matemática dos alunos e identificar contributos desta para a compreensão, por parte do professor, dos seus conhecimentos. Em particular, foi possível identificar as intuições dos alunos em Geometria que suportam, ou por vezes deturpam a construção do conhecimento geométrico.
id RCAP_1620112a9409cadacb2d9e9602934620
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76008
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escrita matemática e a intuição em GeometriaComunicação matemática escritaGeometriaIntuiçãoCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeApesar da escrita ter, usualmente, uma forte expressão no ensino da Matemática, os alunos não estão habituados a explicitar raciocínios por escrito e a utilizar linguagem matemática apropriada. E apesar dos contextos de avaliação sumativa estarem muito dependentes da versão escrita, a competência de comunicação escrita poucas vezes é trabalhada de forma explícita. Contudo, a escrita matemática tem algumas particularidades importantes. Por exemplo, ajuda os alunos a dar sentido à Matemática e a melhorar o próprio discurso; além disso, as produções dos alunos disponibilizam informações ao professor, contribuindo para a planificação e concretização da sua prática profissional. Este artigo apoia-se numa experiência realizada num contexto de resolução de problemas de Geometria, e no âmbito da formação de futuros educadores e professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, para caracterizar a escrita matemática dos alunos e identificar contributos desta para a compreensão, por parte do professor, dos seus conhecimentos. Em particular, foi possível identificar as intuições dos alunos em Geometria que suportam, ou por vezes deturpam a construção do conhecimento geométrico.Associação de Professores de Matemática (APM)Universidade do MinhoMartinho, Maria HelenaRocha, Helena2018-122018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76008porMartinho, M. H., & Rocha, H. (2018). A escrita matemática e a intuição em Geometria. Educação e Matemática, 149, 34-38.0871-7222info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:16:43.601360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escrita matemática e a intuição em Geometria
title A escrita matemática e a intuição em Geometria
spellingShingle A escrita matemática e a intuição em Geometria
Martinho, Maria Helena
Comunicação matemática escrita
Geometria
Intuição
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short A escrita matemática e a intuição em Geometria
title_full A escrita matemática e a intuição em Geometria
title_fullStr A escrita matemática e a intuição em Geometria
title_full_unstemmed A escrita matemática e a intuição em Geometria
title_sort A escrita matemática e a intuição em Geometria
author Martinho, Maria Helena
author_facet Martinho, Maria Helena
Rocha, Helena
author_role author
author2 Rocha, Helena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinho, Maria Helena
Rocha, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação matemática escrita
Geometria
Intuição
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Comunicação matemática escrita
Geometria
Intuição
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description Apesar da escrita ter, usualmente, uma forte expressão no ensino da Matemática, os alunos não estão habituados a explicitar raciocínios por escrito e a utilizar linguagem matemática apropriada. E apesar dos contextos de avaliação sumativa estarem muito dependentes da versão escrita, a competência de comunicação escrita poucas vezes é trabalhada de forma explícita. Contudo, a escrita matemática tem algumas particularidades importantes. Por exemplo, ajuda os alunos a dar sentido à Matemática e a melhorar o próprio discurso; além disso, as produções dos alunos disponibilizam informações ao professor, contribuindo para a planificação e concretização da sua prática profissional. Este artigo apoia-se numa experiência realizada num contexto de resolução de problemas de Geometria, e no âmbito da formação de futuros educadores e professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, para caracterizar a escrita matemática dos alunos e identificar contributos desta para a compreensão, por parte do professor, dos seus conhecimentos. Em particular, foi possível identificar as intuições dos alunos em Geometria que suportam, ou por vezes deturpam a construção do conhecimento geométrico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2018-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/76008
url http://hdl.handle.net/1822/76008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martinho, M. H., & Rocha, H. (2018). A escrita matemática e a intuição em Geometria. Educação e Matemática, 149, 34-38.
0871-7222
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática (APM)
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática (APM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132616988819456