A escrita matemática e a intuição em Geometria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/76008 |
Resumo: | Apesar da escrita ter, usualmente, uma forte expressão no ensino da Matemática, os alunos não estão habituados a explicitar raciocínios por escrito e a utilizar linguagem matemática apropriada. E apesar dos contextos de avaliação sumativa estarem muito dependentes da versão escrita, a competência de comunicação escrita poucas vezes é trabalhada de forma explícita. Contudo, a escrita matemática tem algumas particularidades importantes. Por exemplo, ajuda os alunos a dar sentido à Matemática e a melhorar o próprio discurso; além disso, as produções dos alunos disponibilizam informações ao professor, contribuindo para a planificação e concretização da sua prática profissional. Este artigo apoia-se numa experiência realizada num contexto de resolução de problemas de Geometria, e no âmbito da formação de futuros educadores e professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, para caracterizar a escrita matemática dos alunos e identificar contributos desta para a compreensão, por parte do professor, dos seus conhecimentos. Em particular, foi possível identificar as intuições dos alunos em Geometria que suportam, ou por vezes deturpam a construção do conhecimento geométrico. |
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