A importância das masterclasses no desenvolvimento artístico – participantes do Porto.Flute festival

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Diogo André Soares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12380
Resumo: O presente relatório consiste na descrição e reflexão da prática de ensino supervisionada, que decorreu no ano letivo de 2017/2018 no Conservatório de Música do Porto. Este trabalho foi realizado no âmbito da obtenção do Mestrado em Ensino da Música pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. O trabalho que se segue está divido em três capítulos. O primeiro capítulo foca-se sobre o funcionamento e a organização do Conservatório de Música do Porto, local onde tive a oportunidade de realizar o meu estágio. O segundo capítulo está mais direcionado para a Prática Educativa Supervisionada e para o funcionamento do ano letivo. Encontram-se ainda disponíveis no segundo capítulo um breve enquadramento dos alunos, descrições das aulas supervisionadas e reflexões sobre as aulas supervisionadas e observadas. No terceiro e último capítulo, encontra-se um estudo realizado sobre a importância da participação em Masterclasses no desenvolvimento artístico. A escolha do tema relaciona-se com o facto de querer obter um melhor entendimento acerca do que ocorre numa masterclasse, se a participação nestas motiva ou não os alunos, e se traz apenas benefícios ou também existem desvantagens ligadas à participação em Masterclasses. A realização deste projeto decorreu durante o Porto. Flute festival e teve o principal foco nos seus participantes.
id RCAP_166c7dc36954c59797b737e3d67d76e9
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12380
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância das masterclasses no desenvolvimento artístico – participantes do Porto.Flute festivalEnsino da músicaMasterclassesAprendizagemFlauta transversalMusic teachingLearningTransverse fluteO presente relatório consiste na descrição e reflexão da prática de ensino supervisionada, que decorreu no ano letivo de 2017/2018 no Conservatório de Música do Porto. Este trabalho foi realizado no âmbito da obtenção do Mestrado em Ensino da Música pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. O trabalho que se segue está divido em três capítulos. O primeiro capítulo foca-se sobre o funcionamento e a organização do Conservatório de Música do Porto, local onde tive a oportunidade de realizar o meu estágio. O segundo capítulo está mais direcionado para a Prática Educativa Supervisionada e para o funcionamento do ano letivo. Encontram-se ainda disponíveis no segundo capítulo um breve enquadramento dos alunos, descrições das aulas supervisionadas e reflexões sobre as aulas supervisionadas e observadas. No terceiro e último capítulo, encontra-se um estudo realizado sobre a importância da participação em Masterclasses no desenvolvimento artístico. A escolha do tema relaciona-se com o facto de querer obter um melhor entendimento acerca do que ocorre numa masterclasse, se a participação nestas motiva ou não os alunos, e se traz apenas benefícios ou também existem desvantagens ligadas à participação em Masterclasses. A realização deste projeto decorreu durante o Porto. Flute festival e teve o principal foco nos seus participantes.This report consists on the description and reflection of supervised teaching practice, which took place in the 2017/2018 school year at the Oporto Conservatory of Music. This work was accomplished within the scope of obtaining a Master in Music Teaching by Superior School of Music and Performing Arts of Porto. The paper that follows is divided into three chapters. The first chapter focuses on the operation and organization of the Oporto Conservatory of Music, where I had the opportunity to complete my internship. The second chapter is more specifically aimed at supervised educational practice and to the functioning of the school year. Also available in the second chapter are a brief overview of the students, descriptions of supervised classes and reflections on supervised and observational classes. In the third and final chapter, there is a study about the importance of participation in masterclasses in the artistic development. The choice of the theme is related to the fact that I am looking to get a better understanding of what happens in a masterclass, whether the participation in these events motivates the students or not, and whether if it only brings benefits or if there are also disadvantages related to the participation in masterclasses. This project took place during Porto.Flute festival and was focused on its participants.Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro LimaAnjo, DanielaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Diogo André Soares2018-12-05T15:55:38Z2018-11-142018-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12380TID:202053610porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:05Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:26.807967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância das masterclasses no desenvolvimento artístico – participantes do Porto.Flute festival
title A importância das masterclasses no desenvolvimento artístico – participantes do Porto.Flute festival
spellingShingle A importância das masterclasses no desenvolvimento artístico – participantes do Porto.Flute festival
Ferreira, Diogo André Soares
Ensino da música
Masterclasses
Aprendizagem
Flauta transversal
Music teaching
Learning
Transverse flute
title_short A importância das masterclasses no desenvolvimento artístico – participantes do Porto.Flute festival
title_full A importância das masterclasses no desenvolvimento artístico – participantes do Porto.Flute festival
title_fullStr A importância das masterclasses no desenvolvimento artístico – participantes do Porto.Flute festival
title_full_unstemmed A importância das masterclasses no desenvolvimento artístico – participantes do Porto.Flute festival
title_sort A importância das masterclasses no desenvolvimento artístico – participantes do Porto.Flute festival
author Ferreira, Diogo André Soares
author_facet Ferreira, Diogo André Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima
Anjo, Daniela
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Diogo André Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Masterclasses
Aprendizagem
Flauta transversal
Music teaching
Learning
Transverse flute
topic Ensino da música
Masterclasses
Aprendizagem
Flauta transversal
Music teaching
Learning
Transverse flute
description O presente relatório consiste na descrição e reflexão da prática de ensino supervisionada, que decorreu no ano letivo de 2017/2018 no Conservatório de Música do Porto. Este trabalho foi realizado no âmbito da obtenção do Mestrado em Ensino da Música pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. O trabalho que se segue está divido em três capítulos. O primeiro capítulo foca-se sobre o funcionamento e a organização do Conservatório de Música do Porto, local onde tive a oportunidade de realizar o meu estágio. O segundo capítulo está mais direcionado para a Prática Educativa Supervisionada e para o funcionamento do ano letivo. Encontram-se ainda disponíveis no segundo capítulo um breve enquadramento dos alunos, descrições das aulas supervisionadas e reflexões sobre as aulas supervisionadas e observadas. No terceiro e último capítulo, encontra-se um estudo realizado sobre a importância da participação em Masterclasses no desenvolvimento artístico. A escolha do tema relaciona-se com o facto de querer obter um melhor entendimento acerca do que ocorre numa masterclasse, se a participação nestas motiva ou não os alunos, e se traz apenas benefícios ou também existem desvantagens ligadas à participação em Masterclasses. A realização deste projeto decorreu durante o Porto. Flute festival e teve o principal foco nos seus participantes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-05T15:55:38Z
2018-11-14
2018-11-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12380
TID:202053610
url http://hdl.handle.net/10400.22/12380
identifier_str_mv TID:202053610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473442242560