Relatório de atividade profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Manuela Ribeiro de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/45507
Resumo: Relatório de atividade profissional de mestrado em Ciências (área de especialização Formação Continua de Professores em Biologia e Geologia)
id RCAP_1699f6b068d435d9bf58baf3e916c990
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45507
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de atividade profissionalReflexãoPrevenção da gravidez na adolescênciaCompetência para a açãoCritical reflectionPrevention of teenage pregnancyCompetence for actionCiências Naturais::Ciências BiológicasRelatório de atividade profissional de mestrado em Ciências (área de especialização Formação Continua de Professores em Biologia e Geologia)Neste relatório faz-se uma análise crítica da experiência profissional relevante nas vertentes científica e pedagógica enquanto professora de Biologia e Geologia, durante 16 anos de serviço, e dos resultados de um trabalho de natureza científica, “O Papel do Conhecimento na Prevenção da Gravidez na Adolescência: Um Estudo com Alunos do 3.º ciclo”, como forma para obtenção do grau de Mestre em Ciências – Formação Contínua de Professores – Área de Especialização em Biologia e Geologia, ao abrigo do Despacho RT- 38/2011, do ponto 3, de 21 de junho. Para fundamentar teoricamente a reflexão sobre a prática, objeto de análise prioritária neste relatório, o papel do conhecimento na prevenção da gravidez na adolescência, primeiro foi feita uma revisão de literatura sobre o tema em estudo. Em segundo lugar, foi realizada uma investigação para analisar como evolui durante um projeto de educação sexual a competência dos alunos para agirem no sentido de prevenir a gravidez na adolescência. O projeto foi implementado numa turma de 9.ºano (n= 27). No início do projeto foi aplicado um questionário a todos os alunos do 9.º ano (n=121) para caracterizar os seus conhecimentos e atitudes acerca da gravidez na adolescência, prevenção da gravidez na escola e comportamento sexual. Durante o processo de ensino os alunos selecionaram os recursos didáticos que desejavam utilizar para investigar o problema. Posteriormente apresentaram as suas visões sobre o futuro em que desejavam viver e realizaram duas ações que contribuíram para as atingir: i) ensinaram aos colegas do 9.º ano o que aprenderam; ii) organizaram uma mesa redonda com especialistas para adultos e colegas sobre a prevenção da gravidez. Durante o processo de ensino, os dados para reflexão sobre a prática foram recolhidos através de diários de aula e documentos produzidos pelos alunos. Este projeto, nesta turma, mostrou-se eficaz no aumento do conhecimento dos alunos sobre as consequências e causas da gravidez e ações a adotar para a prevenir. Destes resultados emerge a necessidade de reproduzir o projeto noutras turmas e contextos para aumentar a qualidade da educação para a saúde e contribuir para a investigação em educação em sexualidade. Em seguida, foi feita uma apresentação e reflexão crítica sobre os projetos científico-pedagógicos inovadores desenvolvidos na minha carreira docente no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, do Projeto Europeu Eco-Escolas e do Projeto Europeu Escolas Promotoras de Saúde. Posteriormente, foram apresentadas as aprendizagens principais realizadas na formação contínua e o seu contributo para o meu desenvolvimento profissional. Para terminar, foram apresentadas algumas evidências sobre a forma como a elaboração deste relatório me permitiu superar determinados desafios e adquirir competências que satisfazem os objetivos a atingir no mestrando neste curso.This report makes a critical analysis of relevant professional experience in the scientific and educational aspects as a teacher of Biology and Geology for 16 years of service, and the results of a scientific work, "The Role of Knowledge in the Pregnancy Prevention in adolescence: a Study with the 3rd cycle Students" as a way for the degree of Master of Science - Teacher Continuing Education - Specialisation in Biology and Geology under RT order 38/2011, point 3 of 21 June. To theoretically support the reflection on practice, priority covered in this report, the role of knowledge in the prevention of teenage pregnancy, first was made a literature review on the subject under study. Secondly, an investigation was conducted to analyse how it evolves during a sex education project competence of students to take action to prevent teenage pregnancy. The project was implemented in a 9th grade class (n = 27). Early in the project a questionnaire was administered to all students in the 9th year (n = 121) to characterize their knowledge and attitudes about teenage pregnancy, preventing pregnancy in school and sexual behaviour. During the process of teaching students selected the educational resources they wanted to use to investigate the problem. Later they presented their views on the future who wanted to live and performed two actions that contributed to achieve: i) taught their 9th grade colleagues what they have learned; ii) organized a round table with experts to adults and peers on the prevention of pregnancy. During the teaching process, data for reflection on practice were collected through daily lessons and documents produced by the students. This project, in this class, was effective in increasing the students' knowledge of the consequences and causes of pregnancy and actions to be taken to prevent it. These results emerges the need to replicate the project in other classes and contexts to improve the quality of health education and contribute to research on sexuality education. Then, a presentation and critical reflection on innovative scientific and educational projects developed in my teaching career in the discipline of Natural Sciences, the European Project Eco-Schools and the European Project Health Promoting Schools was made. After, were presented major studies undertaken in continuous training and their contribution to my professional development. Finally, we present some evidence on how this report allowed me to overcome certain challenges and acquire skills that meet the objectives to be achieved graduate student in this course.Almeida, Maria Teresa da Silva Craveiro MartinsVilaça, Maria Teresa MachadoUniversidade do MinhoSousa, Manuela Ribeiro de2016-12-072016-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45507por201689987info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45507Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:52.633412Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de atividade profissional
title Relatório de atividade profissional
spellingShingle Relatório de atividade profissional
Sousa, Manuela Ribeiro de
Reflexão
Prevenção da gravidez na adolescência
Competência para a ação
Critical reflection
Prevention of teenage pregnancy
Competence for action
Ciências Naturais::Ciências Biológicas
title_short Relatório de atividade profissional
title_full Relatório de atividade profissional
title_fullStr Relatório de atividade profissional
title_full_unstemmed Relatório de atividade profissional
title_sort Relatório de atividade profissional
author Sousa, Manuela Ribeiro de
author_facet Sousa, Manuela Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Maria Teresa da Silva Craveiro Martins
Vilaça, Maria Teresa Machado
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Manuela Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexão
Prevenção da gravidez na adolescência
Competência para a ação
Critical reflection
Prevention of teenage pregnancy
Competence for action
Ciências Naturais::Ciências Biológicas
topic Reflexão
Prevenção da gravidez na adolescência
Competência para a ação
Critical reflection
Prevention of teenage pregnancy
Competence for action
Ciências Naturais::Ciências Biológicas
description Relatório de atividade profissional de mestrado em Ciências (área de especialização Formação Continua de Professores em Biologia e Geologia)
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-07
2016-12-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/45507
url http://hdl.handle.net/1822/45507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201689987
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132757897510912