A aprendizagem baseada em investigação na disciplina de Biologia e Geologia: um estudo realizado com alunos do 10º ano de escolaridade, na subunidade "Obtenção de matéria pelos seres autotróficos"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Sofia Lima
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78651
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_16b93fd38c618c5fe6c63f9b6728f0bd
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78651
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem baseada em investigação na disciplina de Biologia e Geologia: um estudo realizado com alunos do 10º ano de escolaridade, na subunidade "Obtenção de matéria pelos seres autotróficos"Inquiry-based learning in Biology and Geology subject: a study with 10th grade students, in the issue "Obtaining matter by autotrophic beings"Aprendizagem baseada em investigaçãoBiologiaEducação em CiênciasInquiry-based learningBiologyScience EducationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente estudo pretende analisar o Papel da Aprendizagem Baseada em Investigação (ABI) no ensino do tema “ Obtenção de matéria pelos seres autotróficos ”, na disciplina de Bilogia e Geologia (BG), no 10º ano do Ensino Secundário. Neste modelo de ensino, a construção do conhecimento ocorre por fases que envolvem a formulação de hipóteses, análise de dados e discussão de resultados pelos alunos, com o objetivo de resolver problemas específicos da unidade, aproximando-se do trabalho de um investigador. Os objetivos que nortearam esta investigação são: analisar o papel da no ensino do tema “Obtenção de matéria pelos seres autotróficos”; analisar o papel da ABI na capacidade de resolução de problemas por parte dos alunos; capacitar os alunos para a resolução de problemas típicos de exame de Biologia e Geologia; e determinar fatores facilitadores e constrangimentos da ABI. A materialização da Intervenção Pedagógica deu-se pela exploração de uma atividade de aprendizagem estruturada por tópicos. Para analisar o impacte da intervenção pedagógica nos alunos foram aplicados questionários de pré e pós teste, antes e após a intervenção pedagógica, respetivamente. Este pretendia medir as seguintes variáveis: o papel da ABI na capacidade de resolução de problemas por parte dos alunos; papel da ABI em capacitar os alunos para a resolução de problemas típicos de exame de Biologia e Geologia. Foi ainda aplicado um questionário de opinião. Os resultados demonstram que a estratégia auxiliou à (re)construção do conhecimento substantivo dos conteúdos da unidade didática referida; ao desenvolvimento de competências transversais relacionadas com interpretação de gráficos e tabelas e formulação de hipóteses e conclusões. A perceção dos alunos permite afiançar que a ABI possibilita ao aluno interligar o conhecimento da sala de aula com o dia a dia, amplificando o seu interesse pelos conteúdos e ajudando-o na promoção do pensamento crítico.The present study aims to analyse the role of Inquiry-Based Learning (IBL) in the teaching of the subject "Obtaining matter by autotrophic beings", in the of Biology and Geology (BG) subject, in the 10th year of secondary education. In this teaching model, the construction of knowledge occurs in stages involving the formulation of hypotheses, data analysis and discussion of results by students, with the aim of solving specific problems of the unit, approaching the work of a researcher The objectives that guided this research are: to analyse the role of ABI in teaching the topic "Obtaining matter by autotrophic beings"; to analyse the role of ABI in students' problem-solving skills; to enable students to solve typical Biology and Geology examination problems; and to determine facilitating and constraining factors of ABI. The purpose of the constructed learning activity is to have efficient and considerable results, through the interaction of the students with each other and with the teacher. The construction of knowledge does not happen all at once, but by topics in which hypotheses are formulated, just like a scientist. In this type of methodology, the student's participation is the main factor, so that they search for information and use the knowledge obtained to solve everyday problems. The pedagogical intervention was materialized through the exploration of a learning activity structured by topics. To analyse the impact of the pedagogical intervention on students, pre-teste and post-test questionnaires were applied before and after the pedagogical intervention, respectively. This aimed to measure the following variables: the role of IBL in students' problem-solving skills; the role of IBL in empowering students to solve typical Biology and Geology exam problems. An opinion questionnaire was also applied. The results show that the strategy helped to (re)construct the substantive knowledge of the contents of the didactic unit referred; the development of soft skills related to the interpretation of graphs and tables and the formulation of hypotheses and conclusions. The students' perception allows claiming that IBL enables students to connect classroom knowledge with everyday life, increasing their interest in the contents and helping them to promote critical thinking.Precioso, JoséUniversidade do MinhoGonçalves, Ana Sofia Lima2022-01-252022-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78651por203005651info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78651Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:39.010139Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem baseada em investigação na disciplina de Biologia e Geologia: um estudo realizado com alunos do 10º ano de escolaridade, na subunidade "Obtenção de matéria pelos seres autotróficos"
Inquiry-based learning in Biology and Geology subject: a study with 10th grade students, in the issue "Obtaining matter by autotrophic beings"
title A aprendizagem baseada em investigação na disciplina de Biologia e Geologia: um estudo realizado com alunos do 10º ano de escolaridade, na subunidade "Obtenção de matéria pelos seres autotróficos"
spellingShingle A aprendizagem baseada em investigação na disciplina de Biologia e Geologia: um estudo realizado com alunos do 10º ano de escolaridade, na subunidade "Obtenção de matéria pelos seres autotróficos"
Gonçalves, Ana Sofia Lima
Aprendizagem baseada em investigação
Biologia
Educação em Ciências
Inquiry-based learning
Biology
Science Education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A aprendizagem baseada em investigação na disciplina de Biologia e Geologia: um estudo realizado com alunos do 10º ano de escolaridade, na subunidade "Obtenção de matéria pelos seres autotróficos"
title_full A aprendizagem baseada em investigação na disciplina de Biologia e Geologia: um estudo realizado com alunos do 10º ano de escolaridade, na subunidade "Obtenção de matéria pelos seres autotróficos"
title_fullStr A aprendizagem baseada em investigação na disciplina de Biologia e Geologia: um estudo realizado com alunos do 10º ano de escolaridade, na subunidade "Obtenção de matéria pelos seres autotróficos"
title_full_unstemmed A aprendizagem baseada em investigação na disciplina de Biologia e Geologia: um estudo realizado com alunos do 10º ano de escolaridade, na subunidade "Obtenção de matéria pelos seres autotróficos"
title_sort A aprendizagem baseada em investigação na disciplina de Biologia e Geologia: um estudo realizado com alunos do 10º ano de escolaridade, na subunidade "Obtenção de matéria pelos seres autotróficos"
author Gonçalves, Ana Sofia Lima
author_facet Gonçalves, Ana Sofia Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Precioso, José
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ana Sofia Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em investigação
Biologia
Educação em Ciências
Inquiry-based learning
Biology
Science Education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem baseada em investigação
Biologia
Educação em Ciências
Inquiry-based learning
Biology
Science Education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-25
2022-01-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78651
url https://hdl.handle.net/1822/78651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203005651
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132980817428480