Relatório de estágio de marketing digital na empresa Visual Publinet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perez, Sandra Manuela Alves Perez
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2096
Resumo: No âmbito do segundo ciclo de estudos do mestrado em Marketing, o presente relatório tem por objetivo descrever as inúmeras tarefas desenvolvidas no estágio curricular em Marketing Digital, realizado em regime de Erasmus, na empresa espanhola Visual Publinet, com a duração de 30 semanas (04 de setembro de 2017 a 02 de abril de 2018). De forma genérica, as funções no departamento de Marketing da empresa citada previamente, focaram-se nos seguintes pontos: realização de auditorias SEO; trabalhos de naming; elaboração de estudos de mercado em Espanha e a nível internacional; criação de base de dados de influencers; auditorias de Keywords; elaboração de manuais de Wordpress, WooCommerce e PrestaShop; criação de um plano de Social Media para Visual Publinet; desenvolvimento de planos de conteúdos; definição de estratégias para melhorar o posicionamento SEO; criação de perfis de redes sociais; análise de redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn) e websites; migrações SEO; revisão de páginas web antes da sua publicação; tarefas de copywriting para blogs e redes sociais e funções administrativas inerentes. Este relatório encontra-se dividido em três capítulos fundamentais. No primeiro capítulo é realizada a revisão da literatura relativa às tarefas desenvolvidas durante o período de estágio, englobando o Marketing Digital (evolução histórica, ações estratégicas, canais do Marketing Digital, Marketing Analytics, Marketing de conteúdo, Content Marketing System e profissional do Marketing na era digital), os Social Media (classificação dos social media, história e principais redes sociais, importância dos social media num ambiente Business to Business, plano de social media e Influencer Marketing). Seguidamente, no segundo capítulo, é feita a exposição da entidade institucional no que toca à história, serviços prestados, principais clientes e parceiros, assim como é descrito o seu plano de trabalho e as competências dos colaboradores. Neste capítulo, são ainda englobadas todas as atividades realizadas, as competências adquiridas, as ferramentas utilizadas e a avaliação dos resultados do estágio. Por último, no terceiro capítulo, são mencionadas as conclusões com base no estágio e na redação do presente relatório.
id RCAP_16d95e8e4ce383ea6cf13dd309b44c22
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2096
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Relatório de estágio de marketing digital na empresa Visual PublinetMarketingMarketing DigitalSocial MediaContent MarketingContent Marketing SystemInfluencer MarketingDigital MarketingNo âmbito do segundo ciclo de estudos do mestrado em Marketing, o presente relatório tem por objetivo descrever as inúmeras tarefas desenvolvidas no estágio curricular em Marketing Digital, realizado em regime de Erasmus, na empresa espanhola Visual Publinet, com a duração de 30 semanas (04 de setembro de 2017 a 02 de abril de 2018). De forma genérica, as funções no departamento de Marketing da empresa citada previamente, focaram-se nos seguintes pontos: realização de auditorias SEO; trabalhos de naming; elaboração de estudos de mercado em Espanha e a nível internacional; criação de base de dados de influencers; auditorias de Keywords; elaboração de manuais de Wordpress, WooCommerce e PrestaShop; criação de um plano de Social Media para Visual Publinet; desenvolvimento de planos de conteúdos; definição de estratégias para melhorar o posicionamento SEO; criação de perfis de redes sociais; análise de redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn) e websites; migrações SEO; revisão de páginas web antes da sua publicação; tarefas de copywriting para blogs e redes sociais e funções administrativas inerentes. Este relatório encontra-se dividido em três capítulos fundamentais. No primeiro capítulo é realizada a revisão da literatura relativa às tarefas desenvolvidas durante o período de estágio, englobando o Marketing Digital (evolução histórica, ações estratégicas, canais do Marketing Digital, Marketing Analytics, Marketing de conteúdo, Content Marketing System e profissional do Marketing na era digital), os Social Media (classificação dos social media, história e principais redes sociais, importância dos social media num ambiente Business to Business, plano de social media e Influencer Marketing). Seguidamente, no segundo capítulo, é feita a exposição da entidade institucional no que toca à história, serviços prestados, principais clientes e parceiros, assim como é descrito o seu plano de trabalho e as competências dos colaboradores. Neste capítulo, são ainda englobadas todas as atividades realizadas, as competências adquiridas, as ferramentas utilizadas e a avaliação dos resultados do estágio. Por último, no terceiro capítulo, são mencionadas as conclusões com base no estágio e na redação do presente relatório.Within the scope of the second cycle of the Master's in Marketing, this report aims to describe the numerous tasks developed in the Digital Marketing Curriculum Internship, carried out under the Erasmus regime, in the Spanish company Visual Publinet, for 30 weeks (from September 04, 2017 to April 2, 2018). Generally, my functions in the Marketing department of the company mentioned previously, focused on the following points: conducting SEO audits; naming works; preparation of market studies in Spain and internationally; creation of influencers database; Keywords audits; preparation of Wordpress manuals, WooCommerce and PrestaShop; creation of a Social Media plan for Visual Publinet; development of content plans; defining strategies to improve SEO positioning; creation of social networking profiles; analysis of social networks (Facebook, Instagram, Twitter and LinkedIn) and websites; SEO migrations; review of web pages before its publication; copywriting tasks for blogs and social networks and administrative functions. This document is divided into three fundamental chapters. In the first chapter, a review of the literature on tasks developed during the internship period encompassing Digital Marketing (historical evolution, strategic actions, Digital Marketing channels, Marketing Analytics, Content Marketing, Content Marketing System and Marketing professional in the digital world), Social Media (classification of social media, history and main social networks, importance of social media in a Business to Business environment, social media plan and Influencer Marketing). Then, in the second chapter, the institutional entity is exposed in terms of history, services provided, main clients and partners, as well as its work plan and the skills of employees. In this chapter, all the activities carried out, the skills acquired, the tools used and the evaluation of the results of the internship are also included. Finally, in the third chapter, conclusions are made on the basis of the stage and wording of this report.2018-12-11T12:55:20Z2038-12-07T00:00:00Z2018-12-07T00:00:00Z2018-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2096TID:202078051porPerez, Sandra Manuela Alves Perezinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:39:39ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de marketing digital na empresa Visual Publinet
title Relatório de estágio de marketing digital na empresa Visual Publinet
spellingShingle Relatório de estágio de marketing digital na empresa Visual Publinet
Perez, Sandra Manuela Alves Perez
Marketing
Marketing Digital
Social Media
Content Marketing
Content Marketing System
Influencer Marketing
Digital Marketing
title_short Relatório de estágio de marketing digital na empresa Visual Publinet
title_full Relatório de estágio de marketing digital na empresa Visual Publinet
title_fullStr Relatório de estágio de marketing digital na empresa Visual Publinet
title_full_unstemmed Relatório de estágio de marketing digital na empresa Visual Publinet
title_sort Relatório de estágio de marketing digital na empresa Visual Publinet
author Perez, Sandra Manuela Alves Perez
author_facet Perez, Sandra Manuela Alves Perez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perez, Sandra Manuela Alves Perez
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marketing Digital
Social Media
Content Marketing
Content Marketing System
Influencer Marketing
Digital Marketing
topic Marketing
Marketing Digital
Social Media
Content Marketing
Content Marketing System
Influencer Marketing
Digital Marketing
description No âmbito do segundo ciclo de estudos do mestrado em Marketing, o presente relatório tem por objetivo descrever as inúmeras tarefas desenvolvidas no estágio curricular em Marketing Digital, realizado em regime de Erasmus, na empresa espanhola Visual Publinet, com a duração de 30 semanas (04 de setembro de 2017 a 02 de abril de 2018). De forma genérica, as funções no departamento de Marketing da empresa citada previamente, focaram-se nos seguintes pontos: realização de auditorias SEO; trabalhos de naming; elaboração de estudos de mercado em Espanha e a nível internacional; criação de base de dados de influencers; auditorias de Keywords; elaboração de manuais de Wordpress, WooCommerce e PrestaShop; criação de um plano de Social Media para Visual Publinet; desenvolvimento de planos de conteúdos; definição de estratégias para melhorar o posicionamento SEO; criação de perfis de redes sociais; análise de redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn) e websites; migrações SEO; revisão de páginas web antes da sua publicação; tarefas de copywriting para blogs e redes sociais e funções administrativas inerentes. Este relatório encontra-se dividido em três capítulos fundamentais. No primeiro capítulo é realizada a revisão da literatura relativa às tarefas desenvolvidas durante o período de estágio, englobando o Marketing Digital (evolução histórica, ações estratégicas, canais do Marketing Digital, Marketing Analytics, Marketing de conteúdo, Content Marketing System e profissional do Marketing na era digital), os Social Media (classificação dos social media, história e principais redes sociais, importância dos social media num ambiente Business to Business, plano de social media e Influencer Marketing). Seguidamente, no segundo capítulo, é feita a exposição da entidade institucional no que toca à história, serviços prestados, principais clientes e parceiros, assim como é descrito o seu plano de trabalho e as competências dos colaboradores. Neste capítulo, são ainda englobadas todas as atividades realizadas, as competências adquiridas, as ferramentas utilizadas e a avaliação dos resultados do estágio. Por último, no terceiro capítulo, são mencionadas as conclusões com base no estágio e na redação do presente relatório.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-11T12:55:20Z
2018-12-07T00:00:00Z
2018-12-07
2038-12-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2096
TID:202078051
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2096
identifier_str_mv TID:202078051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302399891800064