O efeito do Treino Funcional na Aptidão Física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/10182 |
Resumo: | O presente relatório descreve as atividades desenvolvidas no Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, na cidade de Évora, procurando cumprir os requisitos para a obtenção da habilitação profissional para a docência da disciplina de Educação Física (grupos de recrutamento 260 e 620). Neste sentido, foi desenvolvido um estudo com o objetivo de verificar os efeitos de um programa de Treino Funcional, com a utilização de novos materiais, durante 8 semanas sobre os valores da aptidão física. Para isso, foram avaliados 105 alunos divididos em dois grupos, o grupo experimental (n=42), com 11.50 ±0.80 anos de idade, e o grupo controlo (n=63), com 11.65 ±0.63 anos de idade. Estes alunos, pertencentes às turmas do 6º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, em Évora, realizaram os testes de aptidão física no início do 3º período do ano letivo 2017/2018, e no final do 3º período. O estudo incidiu no trabalho realizado pelos grupos durante as 8 semanas de duração do 3º período, em que o grupo experimental realizou o programa curricular programado na disciplina de Educação Física e em complemento um programa de Treino Funcional, com metodologia HICT (high intensity interval training), com 10 exercícios distintos, e orientados para a melhoria da performance nos testes de aptidão física. O grupo controlo realizou o mesmo programa curricular programado na disciplina de Educação Física no mesmo intervalo de tempo. Verificamos uma melhoria significativa nos valores da composição corporal em ambos os grupos, do 1º momento (pré treino) para o 2º momento (pós treino), à exceção dos valores do perímetro abdominal. O mesmo se verifica na aptidão cardiorrespiratória, em que ambos os grupos obtiveram diferenças significativas do 1º momento (pré treino) para o 2º momento (pós treino). Em relação à aptidão muscular, verificamos diferenças significativas no GE nos valores da força superior, abdominais e impulsão vertical. Podemos assim sugerir que um programa de Treino Funcional complementar às aulas de Educação Física, em comparação à rotina normal das aulas de Educação Física, não produz diferenças significativas na composição corporal e na aptidão cardiorrespiratória, mas parece eficaz na melhoria da força superior, abdominais e impulsão vertical. |
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O efeito do Treino Funcional na Aptidão FísicaEstudo realizado com alunos do ensino básico nas aulas de Educação FísicaAptidão FísicaEducação FísicaTreino FuncionalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO presente relatório descreve as atividades desenvolvidas no Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, na cidade de Évora, procurando cumprir os requisitos para a obtenção da habilitação profissional para a docência da disciplina de Educação Física (grupos de recrutamento 260 e 620). Neste sentido, foi desenvolvido um estudo com o objetivo de verificar os efeitos de um programa de Treino Funcional, com a utilização de novos materiais, durante 8 semanas sobre os valores da aptidão física. Para isso, foram avaliados 105 alunos divididos em dois grupos, o grupo experimental (n=42), com 11.50 ±0.80 anos de idade, e o grupo controlo (n=63), com 11.65 ±0.63 anos de idade. Estes alunos, pertencentes às turmas do 6º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, em Évora, realizaram os testes de aptidão física no início do 3º período do ano letivo 2017/2018, e no final do 3º período. O estudo incidiu no trabalho realizado pelos grupos durante as 8 semanas de duração do 3º período, em que o grupo experimental realizou o programa curricular programado na disciplina de Educação Física e em complemento um programa de Treino Funcional, com metodologia HICT (high intensity interval training), com 10 exercícios distintos, e orientados para a melhoria da performance nos testes de aptidão física. O grupo controlo realizou o mesmo programa curricular programado na disciplina de Educação Física no mesmo intervalo de tempo. Verificamos uma melhoria significativa nos valores da composição corporal em ambos os grupos, do 1º momento (pré treino) para o 2º momento (pós treino), à exceção dos valores do perímetro abdominal. O mesmo se verifica na aptidão cardiorrespiratória, em que ambos os grupos obtiveram diferenças significativas do 1º momento (pré treino) para o 2º momento (pós treino). Em relação à aptidão muscular, verificamos diferenças significativas no GE nos valores da força superior, abdominais e impulsão vertical. Podemos assim sugerir que um programa de Treino Funcional complementar às aulas de Educação Física, em comparação à rotina normal das aulas de Educação Física, não produz diferenças significativas na composição corporal e na aptidão cardiorrespiratória, mas parece eficaz na melhoria da força superior, abdominais e impulsão vertical.This report describes the activities developed in the Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, in Évora, seeking to fulfill the requirements for obtaining the professional qualification for the teaching of Physical Education (recruitment groups 260 and 620). In this sense, a study was developed with the objective of verifying the effects of a Functional Training program with the use of new materials, during 8 weeks on the values of physical fitness. Therefore, 105 students were evaluated and divided in two groups, the experimental group (n = 42), with 11.50 ± 0.80 years of age, and the control group (n = 63), with 11.65 ± 0.63 years of age. These students, who attended the 6th grade of Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, in Évora, undertook the physical aptitude tests at the beginning and at the end of the 3rd term of 2017/2018 school year. The study focused on the work performed by the groups during the 8-week duration of the 3rd term, in which the experimental group carried out the curricular program planned in the Physical Education subject and in addition a Functional Training program with HICT (high intensity interval training), with 10 different exercises, and aimed at improving performance in physical fitness tests. The control group performed the same curricular program planned in Physical Education in the same time interval. We confirmed a significant improvement in body composition values in both groups, from the 1st moment (pre-training) to the 2nd moment (post training), except for the abdominal perimeter values. The same occurs in the cardiorespiratory fitness, in which both groups obtained significant differences from the 1st moment (pre-training) to the 2nd moment (post training). Regarding the muscular fitness, we confirmed significant differences in the EG in the values of upper strength, abdominal strength and vertical thrust. We can suggest that a functional training program, that complements physical education classes, compared to the normal routine of physical education classes, does not produce significant differences in body composition and cardiorespiratory fitness, but seems effective in improving upper strength, abdominal strength and vertical thrust.Marinho, Daniel AlmeidaNeiva, Henrique PereirauBibliorumMarques, Luís Filipe dos Santos2020-03-23T16:11:33Z2018-11-142018-10-042018-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10182TID:202356086porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:36Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10182Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:12.444742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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