Protagonismo infantil na educação física: uma experiência pedagógica com a capoeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Rodrigo Lema Del Rio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Wagner dos, Mello, André da Silva, Votre, Sebastião Josué
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.7123
Resumo: Este estudo analisa práticas pedagógicas centradas no protagonismo infantil. O  método  combina  a  Pesquisa-Ação  Colaborativa  com  a  Metodologia Participativa. Os sujeitos participantes deste estudo são dois bolsistas de iniciação à docência, um professor-supervisor e 25 crianças. Os dados são provenientes de observação participante, registros fotográficos e desenhos, extraídos de uma vivência pedagógica com o conteúdo ‘capoeira’ nas aulas de  Educação  Física,  em  um  Centro  Municipal  de  Educação  Infantil  de Vitória/ES. A análise indica que as crianças, por meio de suas práticas, ressignificam o ensino da cultura mediado pelos adultos e, com base nas produções infantis, o processo de intervenção pedagógica é reorientado, levando em consideração o protagonismo das crianças. Palavras-chave: Protagonismo; Capoeira; Educação Física; Educação Infantil   ABSTRACT This study analyzes teaching practices focused on children's participation. The method  used  in  the  study  combines  Collaborative  Action-Research  with Participatory Methodology. Participants of this study are two teaching fellows, a teacher-supervisor and 25 children. The data were derived from participant observation, photographic records and drawings, collected from a pedagogical experience with the content "capoeira" in Physical Education classes in a municipal  institution  for  childhood  education  in  Vitória/ES.  The  analysis indicates that children, within their practices, resignify the teaching of culture 78 Rodrigo Lema Del Rio Martins et al. mediated by adults and, based on children's productions, the educational intervention process is reoriented, considering the participation of children. Keywords: Children participation; ‘Capoeira’; Physical Education; Childhood education
id RCAP_18048bfa4aa41674e89b4bdc6a4052a8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7123
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Protagonismo infantil na educação física: uma experiência pedagógica com a capoeiraArtigosEste estudo analisa práticas pedagógicas centradas no protagonismo infantil. O  método  combina  a  Pesquisa-Ação  Colaborativa  com  a  Metodologia Participativa. Os sujeitos participantes deste estudo são dois bolsistas de iniciação à docência, um professor-supervisor e 25 crianças. Os dados são provenientes de observação participante, registros fotográficos e desenhos, extraídos de uma vivência pedagógica com o conteúdo ‘capoeira’ nas aulas de  Educação  Física,  em  um  Centro  Municipal  de  Educação  Infantil  de Vitória/ES. A análise indica que as crianças, por meio de suas práticas, ressignificam o ensino da cultura mediado pelos adultos e, com base nas produções infantis, o processo de intervenção pedagógica é reorientado, levando em consideração o protagonismo das crianças. Palavras-chave: Protagonismo; Capoeira; Educação Física; Educação Infantil   ABSTRACT This study analyzes teaching practices focused on children's participation. The method  used  in  the  study  combines  Collaborative  Action-Research  with Participatory Methodology. Participants of this study are two teaching fellows, a teacher-supervisor and 25 children. The data were derived from participant observation, photographic records and drawings, collected from a pedagogical experience with the content "capoeira" in Physical Education classes in a municipal  institution  for  childhood  education  in  Vitória/ES.  The  analysis indicates that children, within their practices, resignify the teaching of culture 78 Rodrigo Lema Del Rio Martins et al. mediated by adults and, based on children's productions, the educational intervention process is reoriented, considering the participation of children. Keywords: Children participation; ‘Capoeira’; Physical Education; Childhood educationInstituto de Educação - Universidade do Minho2016-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.7123por2183-04520871-9187Martins, Rodrigo Lema Del RioSantos, Wagner dosMello, André da SilvaVotre, Sebastião Josuéinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:13Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:43.790390Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Protagonismo infantil na educação física: uma experiência pedagógica com a capoeira
title Protagonismo infantil na educação física: uma experiência pedagógica com a capoeira
spellingShingle Protagonismo infantil na educação física: uma experiência pedagógica com a capoeira
Martins, Rodrigo Lema Del Rio
Artigos
title_short Protagonismo infantil na educação física: uma experiência pedagógica com a capoeira
title_full Protagonismo infantil na educação física: uma experiência pedagógica com a capoeira
title_fullStr Protagonismo infantil na educação física: uma experiência pedagógica com a capoeira
title_full_unstemmed Protagonismo infantil na educação física: uma experiência pedagógica com a capoeira
title_sort Protagonismo infantil na educação física: uma experiência pedagógica com a capoeira
author Martins, Rodrigo Lema Del Rio
author_facet Martins, Rodrigo Lema Del Rio
Santos, Wagner dos
Mello, André da Silva
Votre, Sebastião Josué
author_role author
author2 Santos, Wagner dos
Mello, André da Silva
Votre, Sebastião Josué
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Rodrigo Lema Del Rio
Santos, Wagner dos
Mello, André da Silva
Votre, Sebastião Josué
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este estudo analisa práticas pedagógicas centradas no protagonismo infantil. O  método  combina  a  Pesquisa-Ação  Colaborativa  com  a  Metodologia Participativa. Os sujeitos participantes deste estudo são dois bolsistas de iniciação à docência, um professor-supervisor e 25 crianças. Os dados são provenientes de observação participante, registros fotográficos e desenhos, extraídos de uma vivência pedagógica com o conteúdo ‘capoeira’ nas aulas de  Educação  Física,  em  um  Centro  Municipal  de  Educação  Infantil  de Vitória/ES. A análise indica que as crianças, por meio de suas práticas, ressignificam o ensino da cultura mediado pelos adultos e, com base nas produções infantis, o processo de intervenção pedagógica é reorientado, levando em consideração o protagonismo das crianças. Palavras-chave: Protagonismo; Capoeira; Educação Física; Educação Infantil   ABSTRACT This study analyzes teaching practices focused on children's participation. The method  used  in  the  study  combines  Collaborative  Action-Research  with Participatory Methodology. Participants of this study are two teaching fellows, a teacher-supervisor and 25 children. The data were derived from participant observation, photographic records and drawings, collected from a pedagogical experience with the content "capoeira" in Physical Education classes in a municipal  institution  for  childhood  education  in  Vitória/ES.  The  analysis indicates that children, within their practices, resignify the teaching of culture 78 Rodrigo Lema Del Rio Martins et al. mediated by adults and, based on children's productions, the educational intervention process is reoriented, considering the participation of children. Keywords: Children participation; ‘Capoeira’; Physical Education; Childhood education
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.7123
url https://doi.org/10.21814/rpe.7123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130222720712704