Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/69207 |
Resumo: | Depois de uma breve revisitação sobre o conceito de Estado, a relação com a escola pública e as mudanças no conceito de cidadania, o autor faz uma incursão tangencial sobre a administração pública, para em seguida contextualizar a administração educacional enquanto campo específico de pesquisa e reflexão teórico-conceptual e política. Na parte final, são pontuadas algumas problemáticas que, do ponto de vista do autor, merecem uma atenção maior por parte dos pesquisadores em administração educacional e sociologia das organizações educativas. O artigo conclui retomando o apelo para que, também na educação, possa ser fortalecida uma resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social. |
id |
RCAP_182ad10ed70cd69c496b26a0d758abd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69207 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça socialState, policies and educational management: active resistance for a democratic agenda with social justiceEstado, políticas y gestión educativa: resistencia activa para una agenda democrática con justicia socialEstadoEscola públicaAdministração públicaAdministração educacionalStateState schoolPublic administrationEducational administrationEscuela públicaAdministración públicaAdministración educativaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDepois de uma breve revisitação sobre o conceito de Estado, a relação com a escola pública e as mudanças no conceito de cidadania, o autor faz uma incursão tangencial sobre a administração pública, para em seguida contextualizar a administração educacional enquanto campo específico de pesquisa e reflexão teórico-conceptual e política. Na parte final, são pontuadas algumas problemáticas que, do ponto de vista do autor, merecem uma atenção maior por parte dos pesquisadores em administração educacional e sociologia das organizações educativas. O artigo conclui retomando o apelo para que, também na educação, possa ser fortalecida uma resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social.After a brief revisiting to the concept of State, the relationship with public schools and changes in the concept of citizenship, the author makes a related exploration of the concept of public administration, to then contextualize educational administration as a specific field of research, and theoretical-conceptual and political reflection. In the end, some questions are indicated that, from the author’s point of view, deserve greater attention by researchers in educational administration and sociology of educational organizations. The article concludes by returning to an appeal so that an active resistance for a democratic agenda with social justice can also be strengthened in education.Después de una breve revisión del concepto de Estado, la relación con la escuela pública y los cambios en el concepto de ciudadanía, el autor realiza una incursión tangencial en el concepto de administración pública, para luego contextualizar la administración educativa como un campo específico de investigación y reflexión teórico-conceptual y política. En la parte final, se señalan algunos problemas que, desde el punto de vista del autor, merecen una mayor atención por parte de los investigadores en administración educativa y sociología de las organizaciones educativas. El artículo concluye reanudando el llamado, de modo que, también en educación, se pueda fortalecer una resistencia activa para una agenda democrática con justicia social.Este artigo insere-se no projeto Políticas, Governação e Administração da Educação – Educação 3 D – Democracia, Desigualdade e Diferença, financiado pelo Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação (CIEd) da Universidade do Minho (projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020), através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)Universidade do MinhoAfonso, Almerindo Janela20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69207porAfonso, A. J. (2020). Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 36 (2), 403 – 428.1678-166X2447-419310.21573/vol36n22020.103519info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:14.238223Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social State, policies and educational management: active resistance for a democratic agenda with social justice Estado, políticas y gestión educativa: resistencia activa para una agenda democrática con justicia social |
title |
Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social |
spellingShingle |
Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social Afonso, Almerindo Janela Estado Escola pública Administração pública Administração educacional State State school Public administration Educational administration Escuela pública Administración pública Administración educativa Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social |
title_full |
Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social |
title_fullStr |
Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social |
title_full_unstemmed |
Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social |
title_sort |
Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social |
author |
Afonso, Almerindo Janela |
author_facet |
Afonso, Almerindo Janela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, Almerindo Janela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estado Escola pública Administração pública Administração educacional State State school Public administration Educational administration Escuela pública Administración pública Administración educativa Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estado Escola pública Administração pública Administração educacional State State school Public administration Educational administration Escuela pública Administración pública Administración educativa Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Depois de uma breve revisitação sobre o conceito de Estado, a relação com a escola pública e as mudanças no conceito de cidadania, o autor faz uma incursão tangencial sobre a administração pública, para em seguida contextualizar a administração educacional enquanto campo específico de pesquisa e reflexão teórico-conceptual e política. Na parte final, são pontuadas algumas problemáticas que, do ponto de vista do autor, merecem uma atenção maior por parte dos pesquisadores em administração educacional e sociologia das organizações educativas. O artigo conclui retomando o apelo para que, também na educação, possa ser fortalecida uma resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/69207 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/69207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Afonso, A. J. (2020). Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 36 (2), 403 – 428. 1678-166X 2447-4193 10.21573/vol36n22020.103519 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133141176156160 |