Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Almerindo Janela
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/69207
Resumo: Depois de uma breve revisitação sobre o conceito de Estado, a relação com a escola pública e as mudanças no conceito de cidadania, o autor faz uma incursão tangencial sobre a administração pública, para em seguida contextualizar a administração educacional enquanto campo específico de pesquisa e reflexão teórico-conceptual e política. Na parte final, são pontuadas algumas problemáticas que, do ponto de vista do autor, merecem uma atenção maior por parte dos pesquisadores em administração educacional e sociologia das organizações educativas. O artigo conclui retomando o apelo para que, também na educação, possa ser fortalecida uma resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social.
id RCAP_182ad10ed70cd69c496b26a0d758abd4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69207
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça socialState, policies and educational management: active resistance for a democratic agenda with social justiceEstado, políticas y gestión educativa: resistencia activa para una agenda democrática con justicia socialEstadoEscola públicaAdministração públicaAdministração educacionalStateState schoolPublic administrationEducational administrationEscuela públicaAdministración públicaAdministración educativaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDepois de uma breve revisitação sobre o conceito de Estado, a relação com a escola pública e as mudanças no conceito de cidadania, o autor faz uma incursão tangencial sobre a administração pública, para em seguida contextualizar a administração educacional enquanto campo específico de pesquisa e reflexão teórico-conceptual e política. Na parte final, são pontuadas algumas problemáticas que, do ponto de vista do autor, merecem uma atenção maior por parte dos pesquisadores em administração educacional e sociologia das organizações educativas. O artigo conclui retomando o apelo para que, também na educação, possa ser fortalecida uma resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social.After a brief revisiting to the concept of State, the relationship with public schools and changes in the concept of citizenship, the author makes a related exploration of the concept of public administration, to then contextualize educational administration as a specific field of research, and theoretical-conceptual and political reflection. In the end, some questions are indicated that, from the author’s point of view, deserve greater attention by researchers in educational administration and sociology of educational organizations. The article concludes by returning to an appeal so that an active resistance for a democratic agenda with social justice can also be strengthened in education.Después de una breve revisión del concepto de Estado, la relación con la escuela pública y los cambios en el concepto de ciudadanía, el autor realiza una incursión tangencial en el concepto de administración pública, para luego contextualizar la administración educativa como un campo específico de investigación y reflexión teórico-conceptual y política. En la parte final, se señalan algunos problemas que, desde el punto de vista del autor, merecen una mayor atención por parte de los investigadores en administración educativa y sociología de las organizaciones educativas. El artículo concluye reanudando el llamado, de modo que, también en educación, se pueda fortalecer una resistencia activa para una agenda democrática con justicia social.Este artigo insere-se no projeto Políticas, Governação e Administração da Educação – Educação 3 D – Democracia, Desigualdade e Diferença, financiado pelo Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação (CIEd) da Universidade do Minho (projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020), através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)Universidade do MinhoAfonso, Almerindo Janela20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69207porAfonso, A. J. (2020). Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 36 (2), 403 – 428.1678-166X2447-419310.21573/vol36n22020.103519info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:14.238223Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social
State, policies and educational management: active resistance for a democratic agenda with social justice
Estado, políticas y gestión educativa: resistencia activa para una agenda democrática con justicia social
title Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social
spellingShingle Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social
Afonso, Almerindo Janela
Estado
Escola pública
Administração pública
Administração educacional
State
State school
Public administration
Educational administration
Escuela pública
Administración pública
Administración educativa
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social
title_full Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social
title_fullStr Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social
title_full_unstemmed Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social
title_sort Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social
author Afonso, Almerindo Janela
author_facet Afonso, Almerindo Janela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Almerindo Janela
dc.subject.por.fl_str_mv Estado
Escola pública
Administração pública
Administração educacional
State
State school
Public administration
Educational administration
Escuela pública
Administración pública
Administración educativa
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estado
Escola pública
Administração pública
Administração educacional
State
State school
Public administration
Educational administration
Escuela pública
Administración pública
Administración educativa
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Depois de uma breve revisitação sobre o conceito de Estado, a relação com a escola pública e as mudanças no conceito de cidadania, o autor faz uma incursão tangencial sobre a administração pública, para em seguida contextualizar a administração educacional enquanto campo específico de pesquisa e reflexão teórico-conceptual e política. Na parte final, são pontuadas algumas problemáticas que, do ponto de vista do autor, merecem uma atenção maior por parte dos pesquisadores em administração educacional e sociologia das organizações educativas. O artigo conclui retomando o apelo para que, também na educação, possa ser fortalecida uma resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/69207
url http://hdl.handle.net/1822/69207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Afonso, A. J. (2020). Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 36 (2), 403 – 428.
1678-166X
2447-4193
10.21573/vol36n22020.103519
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133141176156160