Articulação vertical das ciências naturais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/18594 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências) |
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Articulação vertical das ciências naturais502:372.85372.85:502Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)O conceito de articulação vertical contém a ideia de sequencialidade, integrando aprendizagens passadas, presentes e futuras, para que os ciclos e níveis de aprendizagem mantenham entre si uma continuidade progressiva. A concretização da articulação vertical passa pela colaboração entre todos os professores envolvidos na transição entre os diferentes ciclos ou anos de escolaridade, de forma a atenuar descontinuidades inerentes a uma mudança de escola, de ciclo ou de níveis de aprendizagem. Nesse sentido, este estudo analisou as práticas e as concepções dos professores de Ciências Naturais sobre a articulação vertical. Com essa intenção, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, onde se aplicou uma entrevista semi-estruturada a uma amostra de conveniência de professores de Ciências Naturais (n=20). Verificou-se que a articulação vertical foi entendida por estes professores de duas formas: articulação do currículo da disciplina e a articulação das pessoas. No entanto, não houve um conceito claro e objectivo de articulação curricular entre os professores entrevistados, embora tenham apresentado uma ideia da necessidade de trabalho colaborativo e de cooperação entre docentes e tenham falado da articulação dos conteúdos entre os professores, para melhorar as aprendizagens dos alunos e responder às suas necessidades. A articulação vertical apareceu como um ponto fraco a resolver no trabalho dos professores ou como uma necessidade de aprendizagem futura. Por um lado, porque poderá trazer vantagens para a qualidade das aprendizagens dos alunos; por outro lado, para resolver um imperativo dos normativos legais. A falta de conhecimentos relativos à articulação vertical, a escassez de tempo para reunir, o mau funcionamento das reuniões, os horários incompatíveis e as tarefas burocráticas foram considerados factores de constrangimento à realização da articulação vertical curricular. Destes resultados, emerge a necessidade destes professores (re)criarem práticas de articulação curricular que promovam uma sequencialidade progressiva nas aprendizagens dos alunos, bem como desenvolvam trabalho colaborativo imprescindível à articulação vertical. As barreiras identificadas por estes professores também fizeram emergir a necessidade de incluir a articulação vertical na formação inicial e contínua dos professores de Ciências.The concept of vertical articulation contains the idea of sequentiality, integrating past, present and future learnings, so that the cycles and levels of learning maintain a progressive continuity. The implementation of vertical articulation implies collaboration of all teachers involved in the transition of the different cycles or years of schooling in order to mitigate discontinuities inherent to a school change, cycle or levels of learning. Thus, this study analyzed the Natural Sciences teachers' practices and conceptions on vertical articulation. In order to do so, there was a qualitative study where we applied a semistructured interview to a convenience sample of Natural Sciences teachers (n = 20). The study has shown that the vertical articulation was perceived by these teachers in two forms: the articulation of the subject’s curriculum and people’s articulation. However, there was not a clear concept of articulation among the interviewed teachers, although they presented an idea of the need for collaborative work and cooperation among teachers and have spoken of content articulation between teachers to improve student learning and respond to their needs. Vertical articulation appeared as a weak point to be solved on the work of teachers or as a need for further learning on the one hand, because it may provide benefits to the quality of student learning, and on the other hand, to comply legal regulations. The lack of knowledge about vertical articulation, lack of time to meet, the malfunction of the meetings, incompatible schedules and bureaucratic tasks are considered constraining factors to the implementation of the vertical articulation of the curriculum. From these results emerges the need for these teachers (re) create joint curricular practices that promote a progressive sequence in student learning, and develop collaborative work essential to the vertical articulation. The barriers identified by teachers in vertical articulation, also showed the necessity to include vertical articulation in pre-service and in-service teacher training.Vilaça, TeresaUniversidade do MinhoAragão, Maria Eugénia Baptista20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/18594porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/18594Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:04.804986Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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