O papel das práticas culturais nos trajetos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Praça, Marco Aurélio Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6174
Resumo: Ao observarmos alunos da mesma escola, oriundos da mesma classe social, moradores da mesma zona, portadores do mesmo material escolar e alunos dos mesmos professores, notaremos que o desempenho escolar não será o mesmo entre eles. Incontáveis fatores influenciarão os resultados académicos dos alunos, contudo, será objetivo de nossas observações saber se o bom desempenho escolar, e por conseguinte, a inclusão escolar daquele estudante, estão ligados às práticas culturais pelo aluno desenvolvidas e qual a especificidade dessas práticas. Para cumprir tal objetivo, foi realizada pesquisa de campo por questionário, onde se inquiriu 100 alunos de uma escola pública municipal do interior do Brasil, que abriga maioriatariamente população de baixa renda e portanto, estudantes de classes populares com baixa possibilidade de acesso às práticas culturais. Utilizando um questionário socio-econômico, também foi possível perceber o perfil familiar do aluno, em especial a escolaridade e hábitos culturais dos pais. As informações recolhidas pelo questionário foram tratadas por um programa de análise e estatística, identificando e comparando aspectos relevantes em grupos de sucesso e fracasso escolar. Por conclusão, percebemos que existe uma relação entre o desenvolvimento de práticas culturais e o sucesso escolar do aluno, e que determinadas praticas culturais se repetem nos casos de sucesso escolar, além da influência dos pais na vida escolar do aluno.
id RCAP_18b72e14592c82316ecfdbc8710d0d3a
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6174
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel das práticas culturais nos trajetos escolaresPráticas culturaisSucesso escolarFracasso escolarCultural practicesSchool successSchool failureAo observarmos alunos da mesma escola, oriundos da mesma classe social, moradores da mesma zona, portadores do mesmo material escolar e alunos dos mesmos professores, notaremos que o desempenho escolar não será o mesmo entre eles. Incontáveis fatores influenciarão os resultados académicos dos alunos, contudo, será objetivo de nossas observações saber se o bom desempenho escolar, e por conseguinte, a inclusão escolar daquele estudante, estão ligados às práticas culturais pelo aluno desenvolvidas e qual a especificidade dessas práticas. Para cumprir tal objetivo, foi realizada pesquisa de campo por questionário, onde se inquiriu 100 alunos de uma escola pública municipal do interior do Brasil, que abriga maioriatariamente população de baixa renda e portanto, estudantes de classes populares com baixa possibilidade de acesso às práticas culturais. Utilizando um questionário socio-econômico, também foi possível perceber o perfil familiar do aluno, em especial a escolaridade e hábitos culturais dos pais. As informações recolhidas pelo questionário foram tratadas por um programa de análise e estatística, identificando e comparando aspectos relevantes em grupos de sucesso e fracasso escolar. Por conclusão, percebemos que existe uma relação entre o desenvolvimento de práticas culturais e o sucesso escolar do aluno, e que determinadas praticas culturais se repetem nos casos de sucesso escolar, além da influência dos pais na vida escolar do aluno.When we observe students from the same school, coming to the same social class, living in the same area, having the same teachers and school materials, we realize that the school success will not be the same. Certainly, several factor will influence to school success results, however, the goal of our observations will be academic achievement, and therefore the inclusion of that student are linked to cultural practices developed by then, and also, in the cases of school success, there are one or more cultural practices common to these individuals. To achieve this goal, the field research was conducted by questionnaire, which asked 100 students from the public school of Brazil, whose the most of them belonging to the lower social class, so lower practices cultural access. Using a social economic questionnaire was also possible to avail the student´s family profiles, in special the parents schooling and cultural habits. The obtained results were analyzed by statistic program comparing the relevant aspects of the success and failure school groups. In conclusion, we realize that there is a relation between the development of cultural practices and school success, and that certain cultural practices are repeated in cases of academic success, beyond the parents influence in the school life of the student.2014-01-14T10:26:39Z2012-01-01T00:00:00Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/6174porPraça, Marco Aurélio Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:58:40Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6174Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:35.480350Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel das práticas culturais nos trajetos escolares
title O papel das práticas culturais nos trajetos escolares
spellingShingle O papel das práticas culturais nos trajetos escolares
Praça, Marco Aurélio Martins
Práticas culturais
Sucesso escolar
Fracasso escolar
Cultural practices
School success
School failure
title_short O papel das práticas culturais nos trajetos escolares
title_full O papel das práticas culturais nos trajetos escolares
title_fullStr O papel das práticas culturais nos trajetos escolares
title_full_unstemmed O papel das práticas culturais nos trajetos escolares
title_sort O papel das práticas culturais nos trajetos escolares
author Praça, Marco Aurélio Martins
author_facet Praça, Marco Aurélio Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Praça, Marco Aurélio Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas culturais
Sucesso escolar
Fracasso escolar
Cultural practices
School success
School failure
topic Práticas culturais
Sucesso escolar
Fracasso escolar
Cultural practices
School success
School failure
description Ao observarmos alunos da mesma escola, oriundos da mesma classe social, moradores da mesma zona, portadores do mesmo material escolar e alunos dos mesmos professores, notaremos que o desempenho escolar não será o mesmo entre eles. Incontáveis fatores influenciarão os resultados académicos dos alunos, contudo, será objetivo de nossas observações saber se o bom desempenho escolar, e por conseguinte, a inclusão escolar daquele estudante, estão ligados às práticas culturais pelo aluno desenvolvidas e qual a especificidade dessas práticas. Para cumprir tal objetivo, foi realizada pesquisa de campo por questionário, onde se inquiriu 100 alunos de uma escola pública municipal do interior do Brasil, que abriga maioriatariamente população de baixa renda e portanto, estudantes de classes populares com baixa possibilidade de acesso às práticas culturais. Utilizando um questionário socio-econômico, também foi possível perceber o perfil familiar do aluno, em especial a escolaridade e hábitos culturais dos pais. As informações recolhidas pelo questionário foram tratadas por um programa de análise e estatística, identificando e comparando aspectos relevantes em grupos de sucesso e fracasso escolar. Por conclusão, percebemos que existe uma relação entre o desenvolvimento de práticas culturais e o sucesso escolar do aluno, e que determinadas praticas culturais se repetem nos casos de sucesso escolar, além da influência dos pais na vida escolar do aluno.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2012
2014-01-14T10:26:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/6174
url http://hdl.handle.net/10071/6174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134867853672448