A construção de competências polissémicas no ensino-aprendizagem de inglês no 1º CEB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Nélia C
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/4775
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico do Instituto Politécnico da Guarda, que decorreu numa turma do 4.º ano de escolaridade da Escola Básica do Bairro da Luz (Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda). Este documento encontra-se dividido em três partes, sendo a primeira relativa ao enquadramento territorial sobre o Distrito e Concelho da Guarda e enquadramento institucional do Agrupamento de Escolas da Sé na Guarda; a segunda diz respeito à prática pedagógica do Ensino de Inglês através das Tecnologias de Informação e Comunicação e a terceira refere-se ao enquadramento teórico. O relatório termina com a apresentação das Considerações Finais. O desenvolvimento da competência linguística e comunicativa no processo de ensino e aprendizagem do Inglês, através das Tecnologias de Informação e Comunicação, constituiu a base investigativa, tendo-se pretendido operacionalizar um conjunto de estratégias assentes no desenvolvimento de um pensamento crítico independente, capaz de ultrapassar a superficialidade e, por contraponto, gerar as bases de uma verdadeira cultura. É neste(s) contexto(s) que emerge o reconhecimento do papel do desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em Língua Estrangeira daqueles que se estão a formar como atores sociais. Assim, foram abordadas as estratégias de aprendizagem e a utilização da Língua Estrangeira, nomeadamente de memória, cognitivas, compensação, metacognitivas, afetivas e sociais, assim como modelos didáticos de ensino-aprendizagem da escrita, gramatical, funcional, processual e de conteúdo, para a aplicação dos quais as Tecnologias de Informação e Comunicação revelam um enorme potencial. As experiências da Prática de Ensino Supervisionada permitiram verificar que as estratégias de aprendizagem com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação se revelaram com um enorme potencial para a constituição de uma inteligência coletiva, confirmando-se que há muitas vantagens associadas à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa, nomeadamente o acesso a diferentes fontes de conhecimento, a articulação de diferentes domínios e abordagem, assim como a associação diferentes programas e métodos de educação e formação, tornando as aulas mais interactivas e motivadoras. Do ponto de vista do professor, as Tecnologias de Informação e Comunicação possibilitaram o enriquecimento das estratégias pedagógicas, sobretudo da visualização, simulação, análise, síntese e organização de conhecimentos, a adaptação dos contextos educativos às caraterísticas particulares dos alunos, tendo igualmente contribuído para a criação de novas dinâmicas sociais de aprendizagem, em ambientes formais e informais.
id RCAP_18d7c442f0a0b8f2cf079385f93fd718
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/4775
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção de competências polissémicas no ensino-aprendizagem de inglês no 1º CEB.competência linguística e comunicativaensino-aprendizageminteligência coletivadinâmicas sociais de aprendizagemreflexividadeO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico do Instituto Politécnico da Guarda, que decorreu numa turma do 4.º ano de escolaridade da Escola Básica do Bairro da Luz (Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda). Este documento encontra-se dividido em três partes, sendo a primeira relativa ao enquadramento territorial sobre o Distrito e Concelho da Guarda e enquadramento institucional do Agrupamento de Escolas da Sé na Guarda; a segunda diz respeito à prática pedagógica do Ensino de Inglês através das Tecnologias de Informação e Comunicação e a terceira refere-se ao enquadramento teórico. O relatório termina com a apresentação das Considerações Finais. O desenvolvimento da competência linguística e comunicativa no processo de ensino e aprendizagem do Inglês, através das Tecnologias de Informação e Comunicação, constituiu a base investigativa, tendo-se pretendido operacionalizar um conjunto de estratégias assentes no desenvolvimento de um pensamento crítico independente, capaz de ultrapassar a superficialidade e, por contraponto, gerar as bases de uma verdadeira cultura. É neste(s) contexto(s) que emerge o reconhecimento do papel do desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em Língua Estrangeira daqueles que se estão a formar como atores sociais. Assim, foram abordadas as estratégias de aprendizagem e a utilização da Língua Estrangeira, nomeadamente de memória, cognitivas, compensação, metacognitivas, afetivas e sociais, assim como modelos didáticos de ensino-aprendizagem da escrita, gramatical, funcional, processual e de conteúdo, para a aplicação dos quais as Tecnologias de Informação e Comunicação revelam um enorme potencial. As experiências da Prática de Ensino Supervisionada permitiram verificar que as estratégias de aprendizagem com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação se revelaram com um enorme potencial para a constituição de uma inteligência coletiva, confirmando-se que há muitas vantagens associadas à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa, nomeadamente o acesso a diferentes fontes de conhecimento, a articulação de diferentes domínios e abordagem, assim como a associação diferentes programas e métodos de educação e formação, tornando as aulas mais interactivas e motivadoras. Do ponto de vista do professor, as Tecnologias de Informação e Comunicação possibilitaram o enriquecimento das estratégias pedagógicas, sobretudo da visualização, simulação, análise, síntese e organização de conhecimentos, a adaptação dos contextos educativos às caraterísticas particulares dos alunos, tendo igualmente contribuído para a criação de novas dinâmicas sociais de aprendizagem, em ambientes formais e informais.Instituto Politécnico da Guarda2019-05-07T16:14:45Z2019-05-072019-04-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/4775http://hdl.handle.net/10314/4775TID:202227820porPimenta, Nélia Cinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:58:53Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/4775Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:42.018467Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção de competências polissémicas no ensino-aprendizagem de inglês no 1º CEB.
title A construção de competências polissémicas no ensino-aprendizagem de inglês no 1º CEB.
spellingShingle A construção de competências polissémicas no ensino-aprendizagem de inglês no 1º CEB.
Pimenta, Nélia C
competência linguística e comunicativa
ensino-aprendizagem
inteligência coletiva
dinâmicas sociais de aprendizagem
reflexividade
title_short A construção de competências polissémicas no ensino-aprendizagem de inglês no 1º CEB.
title_full A construção de competências polissémicas no ensino-aprendizagem de inglês no 1º CEB.
title_fullStr A construção de competências polissémicas no ensino-aprendizagem de inglês no 1º CEB.
title_full_unstemmed A construção de competências polissémicas no ensino-aprendizagem de inglês no 1º CEB.
title_sort A construção de competências polissémicas no ensino-aprendizagem de inglês no 1º CEB.
author Pimenta, Nélia C
author_facet Pimenta, Nélia C
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Nélia C
dc.subject.por.fl_str_mv competência linguística e comunicativa
ensino-aprendizagem
inteligência coletiva
dinâmicas sociais de aprendizagem
reflexividade
topic competência linguística e comunicativa
ensino-aprendizagem
inteligência coletiva
dinâmicas sociais de aprendizagem
reflexividade
description O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico do Instituto Politécnico da Guarda, que decorreu numa turma do 4.º ano de escolaridade da Escola Básica do Bairro da Luz (Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda). Este documento encontra-se dividido em três partes, sendo a primeira relativa ao enquadramento territorial sobre o Distrito e Concelho da Guarda e enquadramento institucional do Agrupamento de Escolas da Sé na Guarda; a segunda diz respeito à prática pedagógica do Ensino de Inglês através das Tecnologias de Informação e Comunicação e a terceira refere-se ao enquadramento teórico. O relatório termina com a apresentação das Considerações Finais. O desenvolvimento da competência linguística e comunicativa no processo de ensino e aprendizagem do Inglês, através das Tecnologias de Informação e Comunicação, constituiu a base investigativa, tendo-se pretendido operacionalizar um conjunto de estratégias assentes no desenvolvimento de um pensamento crítico independente, capaz de ultrapassar a superficialidade e, por contraponto, gerar as bases de uma verdadeira cultura. É neste(s) contexto(s) que emerge o reconhecimento do papel do desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em Língua Estrangeira daqueles que se estão a formar como atores sociais. Assim, foram abordadas as estratégias de aprendizagem e a utilização da Língua Estrangeira, nomeadamente de memória, cognitivas, compensação, metacognitivas, afetivas e sociais, assim como modelos didáticos de ensino-aprendizagem da escrita, gramatical, funcional, processual e de conteúdo, para a aplicação dos quais as Tecnologias de Informação e Comunicação revelam um enorme potencial. As experiências da Prática de Ensino Supervisionada permitiram verificar que as estratégias de aprendizagem com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação se revelaram com um enorme potencial para a constituição de uma inteligência coletiva, confirmando-se que há muitas vantagens associadas à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa, nomeadamente o acesso a diferentes fontes de conhecimento, a articulação de diferentes domínios e abordagem, assim como a associação diferentes programas e métodos de educação e formação, tornando as aulas mais interactivas e motivadoras. Do ponto de vista do professor, as Tecnologias de Informação e Comunicação possibilitaram o enriquecimento das estratégias pedagógicas, sobretudo da visualização, simulação, análise, síntese e organização de conhecimentos, a adaptação dos contextos educativos às caraterísticas particulares dos alunos, tendo igualmente contribuído para a criação de novas dinâmicas sociais de aprendizagem, em ambientes formais e informais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-07T16:14:45Z
2019-05-07
2019-04-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/4775
http://hdl.handle.net/10314/4775
TID:202227820
url http://hdl.handle.net/10314/4775
identifier_str_mv TID:202227820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136931906322432