A verdade que escolhemos mostrar: o papel do realizador documental no trabalho com grupos de risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, João Miguel Mota
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9828
Resumo: Este ensaio divide-se em duas partes fundamentais: a análise à criação e concepção do filme Message e a crítica teórica a factores relevantes à criação documental, com especial relevo ao trabalho com comunidades e grupos de risco. O filme Message, criado no contexto do Mestrado de Comunicação Audiovisual, filmado no Reino Unido em associação com várias instituições, procura ser um objecto artístico singular que promove o trabalho social e que cimenta uma relação entre a música e imagem audiovisual. Este ensaio teórico resultante desse trabalho prático apresenta questões especificas a este tipo de produção além de procurar esclarecer as diferenças entre os conceitos verdade e realidade, elementos que considero fundamentais na formação de um realizador documental.
id RCAP_18ec20a6f4c7bcb56c905d3db7811f26
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9828
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A verdade que escolhemos mostrar: o papel do realizador documental no trabalho com grupos de riscoRealizador documentalTrabalho social artísticoVerdadeRealidadeMúsicaDocumentary filmmakerArtistic social workTruthRealityMusicEste ensaio divide-se em duas partes fundamentais: a análise à criação e concepção do filme Message e a crítica teórica a factores relevantes à criação documental, com especial relevo ao trabalho com comunidades e grupos de risco. O filme Message, criado no contexto do Mestrado de Comunicação Audiovisual, filmado no Reino Unido em associação com várias instituições, procura ser um objecto artístico singular que promove o trabalho social e que cimenta uma relação entre a música e imagem audiovisual. Este ensaio teórico resultante desse trabalho prático apresenta questões especificas a este tipo de produção além de procurar esclarecer as diferenças entre os conceitos verdade e realidade, elementos que considero fundamentais na formação de um realizador documental.This essay divides itself in two fundamental parts: analyse the creation and conception of the film Message and make a theoretical analyses of the relevant factors to the documental creation, with a focus on community work. The film Message, made in the context of the MA in Audiovisual Communication, shot in the United Kingdom in association with various institutions, aims to be a singular artistic object that promotes social work and deepens the relation between music and audiovisual image. This essay is the result of that practical work and presents specific questions to this kind of production besides aiming to clear the differences between the concepts of truth and reality, fundamental elements in the education of a documentary filmmaker.Mamede, Eduardo Condorcet Ferreira PaisRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, João Miguel Mota2017-05-11T18:01:15Z2014-11-102014-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9828TID:201695812porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:54Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9828Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:17.873113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A verdade que escolhemos mostrar: o papel do realizador documental no trabalho com grupos de risco
title A verdade que escolhemos mostrar: o papel do realizador documental no trabalho com grupos de risco
spellingShingle A verdade que escolhemos mostrar: o papel do realizador documental no trabalho com grupos de risco
Ferreira, João Miguel Mota
Realizador documental
Trabalho social artístico
Verdade
Realidade
Música
Documentary filmmaker
Artistic social work
Truth
Reality
Music
title_short A verdade que escolhemos mostrar: o papel do realizador documental no trabalho com grupos de risco
title_full A verdade que escolhemos mostrar: o papel do realizador documental no trabalho com grupos de risco
title_fullStr A verdade que escolhemos mostrar: o papel do realizador documental no trabalho com grupos de risco
title_full_unstemmed A verdade que escolhemos mostrar: o papel do realizador documental no trabalho com grupos de risco
title_sort A verdade que escolhemos mostrar: o papel do realizador documental no trabalho com grupos de risco
author Ferreira, João Miguel Mota
author_facet Ferreira, João Miguel Mota
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mamede, Eduardo Condorcet Ferreira Pais
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, João Miguel Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Realizador documental
Trabalho social artístico
Verdade
Realidade
Música
Documentary filmmaker
Artistic social work
Truth
Reality
Music
topic Realizador documental
Trabalho social artístico
Verdade
Realidade
Música
Documentary filmmaker
Artistic social work
Truth
Reality
Music
description Este ensaio divide-se em duas partes fundamentais: a análise à criação e concepção do filme Message e a crítica teórica a factores relevantes à criação documental, com especial relevo ao trabalho com comunidades e grupos de risco. O filme Message, criado no contexto do Mestrado de Comunicação Audiovisual, filmado no Reino Unido em associação com várias instituições, procura ser um objecto artístico singular que promove o trabalho social e que cimenta uma relação entre a música e imagem audiovisual. Este ensaio teórico resultante desse trabalho prático apresenta questões especificas a este tipo de produção além de procurar esclarecer as diferenças entre os conceitos verdade e realidade, elementos que considero fundamentais na formação de um realizador documental.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-10
2014-11-10T00:00:00Z
2017-05-11T18:01:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/9828
TID:201695812
url http://hdl.handle.net/10400.22/9828
identifier_str_mv TID:201695812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131472482795520