Práticas e ações do formador de professores que ensinam Matemática na orquestração de discussões coletivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/61623 |
Resumo: | Neste artigo busca-se investigar as ações e práticas de uma formadora de professores quando orquestrava discussões coletivas em um processo formativo destinado a professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no que refere ao ensino da álgebra. A metodologia é qualitativa-interpretativa e os dados foram recolhidos a partir de vídeos dos momentos de discussões coletivas. A análise dos dados permitiu levantar as ações desenvolvidas pela formadora que foram categorizadas em cinco práticas, o que levou à elaboração de um quadro de referência, associando características específicas das ações do formador a práticas gerais de orquestração de discussões coletivas. O quadro de referência que emerge, ao evidenciar a complexidade do papel do formador traduzido no conjunto de práticas de distinta natureza, pode contribuir tanto para o design e condução de processos formativos, como para a construção de conhecimentos e habilidades necessárias ao formador de professores, objetivando a criação de oportunidades de aprendizagem profissional de professores. |
id |
RCAP_19310922ae9d06a08cdc45667ac8216d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/61623 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas e ações do formador de professores que ensinam Matemática na orquestração de discussões coletivasFormadorMatemáticaDiscussãoAnos iniciaisNeste artigo busca-se investigar as ações e práticas de uma formadora de professores quando orquestrava discussões coletivas em um processo formativo destinado a professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no que refere ao ensino da álgebra. A metodologia é qualitativa-interpretativa e os dados foram recolhidos a partir de vídeos dos momentos de discussões coletivas. A análise dos dados permitiu levantar as ações desenvolvidas pela formadora que foram categorizadas em cinco práticas, o que levou à elaboração de um quadro de referência, associando características específicas das ações do formador a práticas gerais de orquestração de discussões coletivas. O quadro de referência que emerge, ao evidenciar a complexidade do papel do formador traduzido no conjunto de práticas de distinta natureza, pode contribuir tanto para o design e condução de processos formativos, como para a construção de conhecimentos e habilidades necessárias ao formador de professores, objetivando a criação de oportunidades de aprendizagem profissional de professores.Repositório da Universidade de LisboaFerreira, M. C. N.Ribeiro, Alessandro JacquesPonte, João Pedro da2024-01-08T15:13:28Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61623porFerreira, M., Ribeiro, & Ponte, J.P. (2023). Práticas e ações do formador de professores que ensinam Matemática na orquestração de discussões coletivas. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, 37(76), 666-687. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v37n76a141980-4415http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v37n76a14info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-15T01:18:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61623Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:29.763919Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas e ações do formador de professores que ensinam Matemática na orquestração de discussões coletivas |
title |
Práticas e ações do formador de professores que ensinam Matemática na orquestração de discussões coletivas |
spellingShingle |
Práticas e ações do formador de professores que ensinam Matemática na orquestração de discussões coletivas Ferreira, M. C. N. Formador Matemática Discussão Anos iniciais |
title_short |
Práticas e ações do formador de professores que ensinam Matemática na orquestração de discussões coletivas |
title_full |
Práticas e ações do formador de professores que ensinam Matemática na orquestração de discussões coletivas |
title_fullStr |
Práticas e ações do formador de professores que ensinam Matemática na orquestração de discussões coletivas |
title_full_unstemmed |
Práticas e ações do formador de professores que ensinam Matemática na orquestração de discussões coletivas |
title_sort |
Práticas e ações do formador de professores que ensinam Matemática na orquestração de discussões coletivas |
author |
Ferreira, M. C. N. |
author_facet |
Ferreira, M. C. N. Ribeiro, Alessandro Jacques Ponte, João Pedro da |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Alessandro Jacques Ponte, João Pedro da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, M. C. N. Ribeiro, Alessandro Jacques Ponte, João Pedro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formador Matemática Discussão Anos iniciais |
topic |
Formador Matemática Discussão Anos iniciais |
description |
Neste artigo busca-se investigar as ações e práticas de uma formadora de professores quando orquestrava discussões coletivas em um processo formativo destinado a professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no que refere ao ensino da álgebra. A metodologia é qualitativa-interpretativa e os dados foram recolhidos a partir de vídeos dos momentos de discussões coletivas. A análise dos dados permitiu levantar as ações desenvolvidas pela formadora que foram categorizadas em cinco práticas, o que levou à elaboração de um quadro de referência, associando características específicas das ações do formador a práticas gerais de orquestração de discussões coletivas. O quadro de referência que emerge, ao evidenciar a complexidade do papel do formador traduzido no conjunto de práticas de distinta natureza, pode contribuir tanto para o design e condução de processos formativos, como para a construção de conhecimentos e habilidades necessárias ao formador de professores, objetivando a criação de oportunidades de aprendizagem profissional de professores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-01-08T15:13:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/61623 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/61623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ferreira, M., Ribeiro, & Ponte, J.P. (2023). Práticas e ações do formador de professores que ensinam Matemática na orquestração de discussões coletivas. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, 37(76), 666-687. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v37n76a14 1980-4415 http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v37n76a14 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136940824461312 |