Avaliação de Soluções de Comércio Electrónico no Sector do Turismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/92 |
Resumo: | A Internet veio revolucionar o nosso mundo e os nossos costumes como nunca antes visto. Esta rede global, permite circular todo tipo de informação, em tempo real, por todo o mundo. Cada vez mais, a Internet, é vista como um meio poderoso para realizar negócios. A tecnologia World Wide Web, veio revolucionar profundamente o comércio tradicional. Dessa revolução surgiu uma nova forma de realizar negócios, o Comércio Electrónico, que hoje em dia representa uma ferramenta importante num mercado cada vez mais competitivo. O Comércio Electrónico pode ser definido como, qualquer tipo de transacção comercial, onde as partes envolvidas interagem electronicamente, contrariamente ao contacto físico existente no comércio tradicional. Com o Comércio Electrónico surgiram novos modelos de compra, de venda e de fornecimento de serviços aos clientes. O turismo é uma indústria dinâmica e em constante crescimento que desempenha um papel fundamental na economia mundial. Dominada por pequenas empresas, esta indústria cria novos postos de trabalho e é em grande parte a responsável pelo desenvolvimento de muitas regiões. A Internet veio transformar a indústria do turismo de uma forma substancial. A adopção e o uso estratégico das novas tecnologias e do Comércio Electrónico tornaram-se indispensáveis no turismo, principalmente devido ao facto de se tratar de um sector onde a Informação desempenha um papal vital. Com a Internet surgiram novas oportunidades para esta indústria: através da oferta de um leque de novos serviços é possível criar uma vantagem competitiva em relação aos outros concorrentes, mais concretamente sobre aqueles que não adoptam uma plataforma digital. Com o crescimento do número de sítios Web, a avaliação dos mesmos torna-se uma tarefa importante. Neste estudo foi analisado um conjunto de sítios Web de agências de viagens através do modelo Webqual US. Com esta análise pretende-se caracterizar o estado do Comércio Electrónico no turismo. |
id |
RCAP_19a463c2c70fb7f1bd42640b96db6533 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/92 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação de Soluções de Comércio Electrónico no Sector do TurismoTurismoInternetComércio electrónicoA Internet veio revolucionar o nosso mundo e os nossos costumes como nunca antes visto. Esta rede global, permite circular todo tipo de informação, em tempo real, por todo o mundo. Cada vez mais, a Internet, é vista como um meio poderoso para realizar negócios. A tecnologia World Wide Web, veio revolucionar profundamente o comércio tradicional. Dessa revolução surgiu uma nova forma de realizar negócios, o Comércio Electrónico, que hoje em dia representa uma ferramenta importante num mercado cada vez mais competitivo. O Comércio Electrónico pode ser definido como, qualquer tipo de transacção comercial, onde as partes envolvidas interagem electronicamente, contrariamente ao contacto físico existente no comércio tradicional. Com o Comércio Electrónico surgiram novos modelos de compra, de venda e de fornecimento de serviços aos clientes. O turismo é uma indústria dinâmica e em constante crescimento que desempenha um papel fundamental na economia mundial. Dominada por pequenas empresas, esta indústria cria novos postos de trabalho e é em grande parte a responsável pelo desenvolvimento de muitas regiões. A Internet veio transformar a indústria do turismo de uma forma substancial. A adopção e o uso estratégico das novas tecnologias e do Comércio Electrónico tornaram-se indispensáveis no turismo, principalmente devido ao facto de se tratar de um sector onde a Informação desempenha um papal vital. Com a Internet surgiram novas oportunidades para esta indústria: através da oferta de um leque de novos serviços é possível criar uma vantagem competitiva em relação aos outros concorrentes, mais concretamente sobre aqueles que não adoptam uma plataforma digital. Com o crescimento do número de sítios Web, a avaliação dos mesmos torna-se uma tarefa importante. Neste estudo foi analisado um conjunto de sítios Web de agências de viagens através do modelo Webqual US. Com esta análise pretende-se caracterizar o estado do Comércio Electrónico no turismo.The Internet came to revolutionize our world and our habits as never before seen. This global network allows to circulate whole type of information, in real time, for everyone. More and more the Internet is seen as a powerful way to accomplish businesses. The World Wide Web technology came to revolutionize the traditional commerce deeply. As a result of that revolution a new form of accomplishing businesses appeared, the electronic commerce, which nowadays represents an important tool in a more competitive market. The electronic commerce can be defined as any type of commercial transaction, where the involved parts interact electronically. With the electronic commerce new purchase models appeared, as well of sale and supply of services to the customers. The tourism is a dynamic industry in constant growth and plays a fundamental role in the world economy. Dominated by small companies, this industry creates new jobs and is largely the responsible for the development of a lot of regions. The Internet came to transform the industry of the tourism in a dramatic way. The adoption and the strategic use of the new technologies and electronic commerce, became indispensable in the tourism industry, because in this sector the Information carries out a vital role. With the Internet new opportunities appeared for this industry and through the offer of a set of new services it is possible to create a competitive advantage in relation to the other contestants. With the increasing number of sites, the evaluation of them becomes an important task. In this study a group of travel agencies websites was analyzed using the Webqual US.2008-07-28T15:17:08Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/92pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Vânia Isabel de Matosreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T13:01:16Zoai:repositorio.utad.pt:10348/92Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:21.234087Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de Soluções de Comércio Electrónico no Sector do Turismo |
title |
Avaliação de Soluções de Comércio Electrónico no Sector do Turismo |
spellingShingle |
Avaliação de Soluções de Comércio Electrónico no Sector do Turismo Pereira, Vânia Isabel de Matos Turismo Internet Comércio electrónico |
title_short |
Avaliação de Soluções de Comércio Electrónico no Sector do Turismo |
title_full |
Avaliação de Soluções de Comércio Electrónico no Sector do Turismo |
title_fullStr |
Avaliação de Soluções de Comércio Electrónico no Sector do Turismo |
title_full_unstemmed |
Avaliação de Soluções de Comércio Electrónico no Sector do Turismo |
title_sort |
Avaliação de Soluções de Comércio Electrónico no Sector do Turismo |
author |
Pereira, Vânia Isabel de Matos |
author_facet |
Pereira, Vânia Isabel de Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Vânia Isabel de Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Internet Comércio electrónico |
topic |
Turismo Internet Comércio electrónico |
description |
A Internet veio revolucionar o nosso mundo e os nossos costumes como nunca antes visto. Esta rede global, permite circular todo tipo de informação, em tempo real, por todo o mundo. Cada vez mais, a Internet, é vista como um meio poderoso para realizar negócios. A tecnologia World Wide Web, veio revolucionar profundamente o comércio tradicional. Dessa revolução surgiu uma nova forma de realizar negócios, o Comércio Electrónico, que hoje em dia representa uma ferramenta importante num mercado cada vez mais competitivo. O Comércio Electrónico pode ser definido como, qualquer tipo de transacção comercial, onde as partes envolvidas interagem electronicamente, contrariamente ao contacto físico existente no comércio tradicional. Com o Comércio Electrónico surgiram novos modelos de compra, de venda e de fornecimento de serviços aos clientes. O turismo é uma indústria dinâmica e em constante crescimento que desempenha um papel fundamental na economia mundial. Dominada por pequenas empresas, esta indústria cria novos postos de trabalho e é em grande parte a responsável pelo desenvolvimento de muitas regiões. A Internet veio transformar a indústria do turismo de uma forma substancial. A adopção e o uso estratégico das novas tecnologias e do Comércio Electrónico tornaram-se indispensáveis no turismo, principalmente devido ao facto de se tratar de um sector onde a Informação desempenha um papal vital. Com a Internet surgiram novas oportunidades para esta indústria: através da oferta de um leque de novos serviços é possível criar uma vantagem competitiva em relação aos outros concorrentes, mais concretamente sobre aqueles que não adoptam uma plataforma digital. Com o crescimento do número de sítios Web, a avaliação dos mesmos torna-se uma tarefa importante. Neste estudo foi analisado um conjunto de sítios Web de agências de viagens através do modelo Webqual US. Com esta análise pretende-se caracterizar o estado do Comércio Electrónico no turismo. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007 2008-07-28T15:17:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/92 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/92 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137161894690816 |